Acessibilidade
Através desta tela é possível replicar a configuração dos certificados entre outros empregadores de uma mesma empresa ou de outras empresas dentro de uma mesma base.
O campo Empregador de Origem virá preenchido com o empregador informado na seção Implantação do eSocial, da guia Geral da funcionalidade Configurações do Módulo e não poderá ser alterado.
A replicação poderá acontecer de duas maneiras, dependendo se a opção Sobrepor os que já existirem estiver:
Marcada - o sistema efetuará a sobreposição de todos os certificados que o empregador de destino já tenha configurado, ou seja, o sistema irá pegar os certificados existentes no empregador de destino e o substituirá pelo certificado do empregador de origem. Veja:
Exemplo
O empregador de origem A possui configurado seu certificado por Empregador.
O empregador de destino B não possui certificado configurado.
O empregador de destino C possui certificado configurado por Empregador.
O empregador de destino D possui 2 certificados configurados por Operador, sendo operador João e o operador José, cada um com o seu.
Deste modo, ao efetuar a replicação considerando a opção Sobrepor os que já existirem marcada, o empregador B que não tem certificado configurado, terá o mesmo certificado configurado do empregador A. Já os empregadores C e D que já possuem certificados configurados, terão seus respectivos certificados removidos, e passarão a ter o mesmo certificado configurado do empregador A.
Desmarcada - o sistema obterá os empregadores de destino que já possuem certificados configurados e fará a comparação com os certificados configurados do empregador de origem. Caso ambos, possuam configurados certificados por Operador, o sistema replicará os certificados do empregador de origem para os certificados do empregador de destino, sem substituir os certificados que o empregador de destino já possui. Veja:
Exemplo
O empregador de origem A possui configurado certificado para os operadores: João e José.
O empregador de destino B possui o certificado configurado para o operador Paulo.
Neste caso, ao efetuar a replicação os certificados do empregador A irão para o empregador B. Sendo assim, o empregador B ficará com três certificados configurados, ou seja, terá os certificados dos operadores João, José e Paulo.
Atenção
Os certificados não serão replicados se as configurações de ambos forem incompatíveis (empregador de destino com certificado por empregador e empregador de origem com certificado por operador, ou vice-versa) ou se ambos empregadores estiverem com certificado configurado por empregador. Para estes casos, será emitida uma mensagem de inconsistência informando que o empregador de destino já possui certificado configurado.
Para os empregadores de destino que não tiver certificado configurado, independente se a opção Sobrepor os que já existirem estiver marcada ou não, o sistema replicará os certificados do empregador de origem para este empregador.
Na lista de Empregadores de Destino será apresentado o Código e a Descrição da empresa, da qual o empregador pertence, assim como o Código, a Descrição e o Status do empregador de destino para indicar se este já possui certificado digital parametrizado ou não, sendo:
Certificado configurado;
Certificado não configurado.
Para que a replicação seja efetuada, selecione quais empregadores de destino terão os seus certificados espelhados a partir do Empregador de Origem e clique em .