Ao utilizar o Gráfico de estrutura pré-definida, a estrutura de dados do gráfico já será conhecida em tempo de edição do gráfico. Durante a configuração do gráfico, o usuário irá manualmente, determinar quantas séries e quantas categorias haverá e de onde os seus valores e nomes serão obtidos.
Ao contrário da Série presente para a opção Gráfico normal, na Série pré-definida não é necessário informar o agrupamento para a série, já que na estrutura pré-definida já é conhecido o valor ou a origem do valor e a quantidade de séries que haverá no gráfico.
Para criar uma nova série informe o Nome ou clique sobre o botão , para que um item do Catálogo, Fórmula ou Parâmetro do relatório seja o Nome. Caso queira que a série seja ordenada por outro valor que não seja o Nome selecione a opção Definir outra origem de valor para ordenação e informe em Ordenar por, qual será o valor utilizado para ordenação.
Após informar os itens da série, clique sobre o botão para adicionar a série na lista de séries. Caso deseje excluir uma série, selecione-a e clique sobre o botão . Para remover todas as séries inseridas, clique sobre o botão .
Selecione a forma que Deseja Ordenar a série:
A série inserida poderá ser ordenada das seguintes formas:
Nenhum - As séries não serão ordenadas e serão apresentadas na ordem em que forem obtidas.
Crescente - As séries serão ordenadas em ordem crescente.
Decrescente - As séries serão ordenadas em ordem decrescente.
Para inserir uma nova Categoria pré-definida, clique sobre os botões , será exibida uma janela para que as propriedades da nova categoria sejam definidas.
Para editar uma Categoria pré-definida, selecione-a e clique sobre o botão .
Para remover uma Categoria pré-definida, selecione-a e clique sobre o botão .
Caso deseje determinar a ordenação das categorias manualmente, selecione a opção Nenhum na seção Ordenar categoria, caso contrario a ordenação será Crescente ou Decrescente.