Regras de Criticidade, é um conceito que permite ao gestor definir vários níveis de criticidade que avaliarão os ocupantes e sucessores conforme o cadastro dos Itens para Análise .
As regras de criticidade são categorizadas através das cores, sendo verde para baixa criticidade  ,   amarelo para criticidade regular
 
  e vermelho para quando for alta
.
Atenção
Quanto maior for o número de Itens para Análise cadastrados, maior será o número de combinações que podem ser feitas para avaliar a criticidade do ocupante e/ou sucessor.
A inclusão das regras de criticidade está diretamente ligada aos Itens para Análise, pois as opções para classificar uma regra serão as combinações entre os itens/critérios definidos na funcionalidade Itens para Análise.
As regras podem ser compostas por itens/critérios definidos para os ocupantes e sucessores ou somente para um determinado tipo, ocupantes e sucessores.
Exemplo
Para este exemplo, foram realizadas configurações na funcionalidade Itens para Análise para os tipos ocupantes e sucessores.
![]()
Após estas configurações, é dado início as inclusões das regras de criticidade.
![]()
A regra foi nomeada por Regra Regular, depois selecionado o nível de criticidade como regular  
  e por fim foi definida a composição da regra.
A regra criada terá a composição que foi selecionada e os itens dessa composição, serão os itens que avaliarão a criticidade de cada Posição considerando as respostas dadas para os critérios dos Ocupantes e seu Sucessor principal.
As Regras de criticidade podem ser observadas na funcionalidade Posições, nas guias Visão Detalhada e Posição, onde será exibido o nome da regra com a cor da criticidade definida para a mesma.