Acessibilidade
Dependendo da política de benefícios adotada pela empresa, regras de Elegibilidade, Regras de Concessão do Tipo Restrição, Regras de Concessão do Tipo Paridade, Tipo de Beneficiário, Período de Concessão poderão ser desconsiderados. Sendo assim, nesta função é possível parametrizar exceções para benefícios específicos, que permitirão posteriormente associar/movimentar beneficiários em exceção, de acordo com os itens selecionados em Tipos de Exceção.”
Para cadastrar uma Parametrização de exceção, clique sobre o botão (Novo), informe o Código e a Descrição da parametrização e indique um ou mais Tipos de Exceção, sendo eles:
Elegibilidade: determina que caso durante a associação/movimentação seja selecionado um dos benefícios da lista, o colaborador ou dependente poderá ser associado a ele mesmo que não seja elegível, em caráter de exceção;
Regras de concessão do tipo restrição:havendo uma regra de concessão do tipo restrição para um determinado benefício, um beneficiário (colaborador ou dependente/agregado) poderá ser associado/movimentado a este mesmo benefício em caráter de exceção, caso já esteja associado ao benefício restritivo.
Regras de concessão do tipo paridade: determina que, havendo uma regra de concessão do tipo paridade para um determinado benefício, um beneficiário (dependente/agregado) poderá ser associado/movimentado em caráter de exceção a este benefício, mesmo que o colaborador não esteja a ele associado (porém respeitando, acima de tudo, as regras de FTP);
Tipo de beneficiário: indica que, durante a associação de um benefício, o colaborador ou o dependente, poderá ser associado a um benefício mesmo que não sejam beneficiários do mesmo;
Atenção
Só será possível criar uma Parametrização de exceção para Tipo de beneficiário se todos os benefícios da lista possuírem em seus cadastros, na guia Perfis, as seguintes informações:
- Perfil de elegibilidade para funcionário e para dependente;
- Perfil para identificação de dependente.
Período de concessão: indica que um benefício pode ser associado a um colaborador ou dependente, já incluso no sistema, fora do período de concessão.
Associações duplicadas para dependentes: permite a exceção ao bloqueio de duplicidade de associações para dependentes. Ao ser habilitada, o sistema passará a permitir que o operador realize associações manuais para um dependente que já possua associação ativa para o benefício informado.
Na Lista de benefícios, clique no botão Adicionar, selecione os Benefícios que irão compor a regra de exceção. Em seguida, clique em Confirmar. Adicione quantos benefícios julgar necessário.
Atenção
Como os Tipos de Exceção são compartilhados entre todos os Benefícios da lista, eles não poderão ser alterados caso o operador possua restrição de Visibilidade a pelo menos um dos Benefícios contidos na lista.
Caso queira excluir algum benefício da Lista de benefícios, selecione-o e clique no botão Remover.
Para finalizar o cadastro, clique no botão (Salvar), ou se preferir clique no botão (Salvar e Novo) para concluir e já habilitar a tela para um novo cadastro.
Ao salvar o item cadastrado, será apresentada a mensagem Deseja habilitar outras empresas para esta Parametrização de exceção?, onde:
Ao clicar em Não, o cadastro será finalizado e o item estará habilitado apenas para a empresa de contexto;
Ao clicar em Sim, o cadastro também será finalizado, porém será apresentada a função Habilitação de Empresas por Funcionalidade, onde deverá ser definido para qual(is) empresa(s) o item será habilitado.
Caso as informações sejam comuns para outra parametrização, selecione a parametrização desejada e clique na no botão (Duplicar). Desta forma, os dados serão copiados deixando-os livre para edição, sendo necessário informar um novo Código.
Os itens cadastrados irão compor a Lista de parametrizações de exceção, onde poderão ser consultados, editados ou excluídos.