Através dessa funcionalidade é possível gerenciar os relatórios já publicados dentro da Suíte Gente, e avaliar e editar seus parâmetros.
Na tela de definição de valores para os Parâmetros do relatório, é possível visualizar até mil valores na pesquisa.
Para verificar os relatórios e seus formatos disponíveis de acordo com os produtos, clique aqui.
Na tela inicial da funcionalidade, é possível verificar toda a Lista de Produtos disponível para relatórios, juntamente com as Categorias que cada produto possui.
Exemplo
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De acordo com o Produto e Categoria selecionado, serão exibidos relatórios publicados associados aos mesmos, como apresentado na imagem acima em que há a seleção da categoria Declaração e exibido o relatório AUTOLG_Declaracao_Empregador.fpr publicado.
Realize filtragem das informações através da Caixa de filtro e do filtro disponibilizado no
canto superior direito de cada relatório.
Ao clicar no relatório, a seguinte janela irá surgir:
1 - Parâmetros: neste campo é possível salvar e recuperar os parâmetros definidos para geração do relatório
2 - Configuração do Relatório: serão apresentados campos de configuração de acordo com o Produto e relatório selecionado.
3 - Tipos de saída: selecione entre os tipos de formato disponíveis (.pdf, .csv ou .txt), qual será utilizado para emissão do relatório em questão.
4 - Opções de geração: é possível configurar para que o relatório seja Agendado e/ou então Enviar por e-mail o resultado gerado.
O Agendamento da geração pode ser realizado para que seja feito em Execução única, Diária, Semanal, Quinzenal, Mensal e Mensal - Último dia do mês. Para cada opção selecionada de agendamento deve ser informado a data de início do primeiro ciclo de geração e em qual horário a geração deve ser executada.
Atenção
Caso seja definido na opção Mensal os dias 28, 29, 30 ou 31 e não exista esse dia no mês corrente, o sistema irá alterar a configuração para o último dia do mês corrente e a mesma se manterá inclusive nos meses subsequentes.
Exemplo
Se o operador configurou a opção Mensal dia 30, no mês de fevereiro que possuir 28 dias o sistema irá alterar a configuração para o dia 28 e a partir de então todo mês subsequente (março, abril, maio etc.), terá o relatório emitido no dia 28.
Já ao optar para o Envio por e-mail, será possível informar vários e-mails na caixa de
texto os separando por ";".
Quando necessário realizar o envio de documentos para que o colaborador realize a assinatura, deve ser parametrizada através das Configurações gerais acessando a opção Configurar Módulos, em seguida a funcionalidade Configurações de relatório, então acessar o relatório desejado e na seção Edição e Detalhamento do Relatório Publicado selecionar a opção disponibilizar a opção de gerar um arquivo por colaborador.
Realizada a parametrização acima, ao acessar o relatório de interesse é disponibilizada as opções
5 - Opções de Assinatura: através desta opção é possível configurar e ajustar as opções de envio e assinatura do relatório.
Ao Considerar colaboradores como signatários será enviado ao colaborador o documento para assinatura. Podendo também, através da opção Enviar por e-mail definir se o envio para assinatura ocorrerá para o e-mail corporativo ou para o e-mail Particular.
Se a configuração estiver definida para utilizar o envio pelo WhatsApp em vez do e-mail, será apresentada a opção de Envio para Telefone, juntamente com o campo para o número de celular.
Através da opção Anexar doc. assinado na ficha do colaborador indicar que se o após a assinatura o documento irá ser anexado a ficha do colaborador.
O campo Signatários adicionais é dedicado para preenchimento quando necessário que outros colaboradores assinem o documento além do colaborador ao qual o relatório faz referência. Por padrão ao selecionar o signatário adicional será enviado incluso para assinatura e enviado o e-mail para o e-mail cadastrado na ficha do colaborador.
Atenção
Relatórios que envolvem folha de pagamento apresentam em sua tela de parâmetros apenas filtros referentes às empresas que pertencem ao mesmo grupo de cálculo da empresa logada. A Seleção de Colaboradores desses relatórios também exibe somente os colaboradores das empresas que pertencem ao mesmo grupo de cálculo da empresa logada.
Uma vez feita a Classificação de Dados pessoais e/ou sensíveis e a Atribuição de Visibilidade na Suíte Nuvem, a emissão de um relatório será bloqueada caso um ou mais de seus campos possuam restrição de visibilidade ao operador logado.
Como um relatório pode ser composto de um relatório principal e zero ou mais sub-relatórios, (cada um dessas partes é considerada uma “unidade de relatório”), cada unidade de relatório será avaliada de forma individual e o relatório como um todo terá sua emissão bloqueada quando pelo menos uma dessas unidades possuir um dado restrito ao operado logado.
Cenário 1
Dado restrito: CPF;
Relatório principal: contém o código da empresa e a matrícula;
Sub-relatório: contém o CPF e a data de nascimento;
Análise de cada unidade de relatório:
Relatório principal permite a geração pois não possui dados classificáveis;
Sub-relatório bloqueia a geração pois o CPF está restrito;
Conclusão: emissão do relatório bloqueada.
Cenário 2
Dado restrito: CPF;
Relatório principal: contém o código da empresa, a matrícula e CPF;
Sub-relatório: contém a data de nascimento;
Análise de cada unidade de relatório:
Relatório principal bloqueia a geração pois o CPF está restrito;
Sub-relatório permite a geração pois os dados classificáveis contidos não estão restritos;
Conclusão: emissão do relatório bloqueada.
Cenário 3
Dado restrito: CPF;
Relatório principal: contém o código da empresa e a matrícula;
Sub-relatório: contém a data de nascimento;
Análise de cada unidade de relatório:
Relatório principal permite a geração pois não possui dados classificáveis;
Sub-relatório permite a geração pois os dados classificáveis contidos não estão restritos;
Conclusão: emissão do relatório permitida.
Atenção
Unidades de relatório envolvendo a tabela Endereço ou a tabela Contato de forma isolada, assim como unidades de relatório envolvendo a tabela Valor da Informação Adicional sempre terão permissão de emissão, dependendo apenas das outras unidades de relatório presentes para a emissão ou bloqueio da emissão do arquivo.