Através dessa guia é possível criar os parâmetros do relatório (Sentenças/Regras) que serão utilizados para filtrar informações no relatório a ser gerado.
Sentença é um conjunto de regras de seleção de registro, sempre existirá ao menos uma sentença no relatório quando houver regras de seleção de registro.
Para criar uma sentença, clique sobre o botão ou pressione Ctrl+S, assim é apresentada a tela Criar nova sentença, para que seja informado o Nome da sentença. Ao criar a sentença, ela é inserida automaticamente na expressão de sentenças (exibida na parte inferior da tela) e caso hajam outras expressões, a sentença criada é interligada ao restante das expressões existentes pelo operador lógico OU.
Atenção
É possível informar qualquer nome que tenha no máximo 50 caracteres e que não contenha caracteres especiais ou símbolos.
Determine se a sentença será dinâmica, através do indicador Sentença Dinâmica. Dessa forma, o operador do Gen.te Relata - Designer ou Gen.te Relata - Cliente, através da funcionalidade Valor de Parâmetro, poderá criar cópias dessa sentença, criando assim um novo conjunto de regras idêntico à sentença dinâmica que foi copiada e atribuir valores diferentes para as regras de seleção de registro que estão vinculadas à nova cópia criada. Uma sentença normal, ou seja, não dinâmica, agrupa apenas um conjunto de regras de seleção de registro, não permitindo a criação de sua cópia.
Para editar a expressão de sentenças, basta clicar sobre o botão e é exibida a tela Expressão Lógica para Seleção de Registros. Através dela ainda é possível agrupar sentenças usando parênteses, permitindo maior flexibilidade na criação das expressões lógicas.
Atenção
Quando houver uma sentença dinâmica, ela será inserida na expressão dinamicamente na execução do relatório. Estas cópias sempre serão inseridas junto à sentença original agrupada por parênteses e interligadas pelo operador lógico OU.
O relatório é filtrado de acordo com a expressão de sentenças. As regras de seleção de registro sempre serão agrupadas na expressão, substituindo-se suas respectivas sentenças, pelo operador lógico "E". Esta expressão de sentenças pode ser editada utilizando qualquer um desses operadores lógicos: E; OU; NEGADO.
Exemplo
Expressão de sentenças tratada para filtrar o relatório:
"<Sentença_1> E <Filtro de Colaborador>"
Quando o relatório estiver sendo gerado, essa expressão será derivada para a seguinte forma:
"(Colaborador.Código_Empresa = X) E ((Colaboradores.Matrícula_Colaborador = Y OU Colaboradores.Matrícula_Colaborador = Z) E Colaboradores.Idade >= K E Colaboradores.Idade <= L)"
Supondo que haja duas "Sentenças Cópias" oriundas da sentença dinâmica "Sentença_1", a expressão original será dinamicamente alterada para:
"(<Sentença_1> OU <Sentença_1_1> OU <Sentença_1_2>) E < Filtro de Colaborador>"
Após essa alteração, a expressão é derivada normalmente, como foi demonstrado anteriormente.
Cada regra de seleção de registro corresponde a um filtro de seleção que será aplicado ao relatório. Para criar uma regra, clique sobre o botão ou pressione Ctrl+R, assim é apresentada a tela Catálogo, onde é possível selecionar o campo do banco de dados para o qual será aplicada a regra de seleção.
Atenção
Se houver em uma sentença somente regras de seleção de registro não obrigatórias e não for passado valor para nenhuma das regras na geração do relatório, a sentença terá o valor "VERDADEIRO" na expressão de sentenças, ou seja, será considerado como se todas as condições de filtro das regras de seleção de registro da sentença fossem satisfeitas para todos os registros.
Parametrize a regra através dos campos Operação e Tipo de Valores.
No campo Operação é apresentada uma lista com os tipos de operação a serem executados para o campo do banco de dados que estiver selecionado. As operações permitidas são operações condicionais para valores únicos (Igual a, Não igual a, Maior que, Menor que, Maior ou igual a, Menor ou igual a) e operações condicionais para valores compostos (É um dos valores, Não é um dos valores). Selecione a operação desejada.
Informe um dos Tipos de Valores, abaixo:
Parâmetro: esse valor é solicitado no momento da geração do relatório. É possível definir se o valor deste parâmetro deverá ser obrigatoriamente informado, ao marcar o indicador Obrigatório. Caso não marcado esse indicador, o parâmetro não necessitará obrigatoriamente ser informado, assim, no ato da geração do relatório a regra para a seleção de registro será ignorada.
Atenção
Para o caso de seleções de registros deste tipo existentes em relatórios utilizados como Sub-relatórios, tal valor não será solicitado ao usuário e sim obtido pelo Relacionamento configurado com o relatório principal.
Ao optar por Parâmetro, é possível definir a descrição para a seleção de registro, através do campo Descrição para FPW Reports Cliente. Essa descrição será visualizada na solicitação de seu(s) valor(es) na geração do arquivo pelo Gen.te Relata - Cliente. Caso esse campo não possua descrição (vazio) o próprio nome do campo será utilizado como descrição para a seleção de registro.
Valor Fixo: para esse valor a regra é executada com base no valor constante informado, através do campo Valores Fixos. Nesse campo é possível ainda importar os valores de um arquivo. Os valores informados serão utilizados na visualização e geração do relatório.
Fórmula: para esse valor a regra de seleção é obtida através do processamento de uma fórmula, feita através da funcionalidade Editor de Fórmulas, podendo conter campos especiais, parâmetros de usuário, constantes e variáveis.
Atenção
Se a regra de seleção for multivalorada, a expressão retornará um texto contendo os multivalores separados por "|" (pipe), caso contrário somente um valor será aplicado à regra de seleção multivalorada.
Para multivalores do tipo Data (dia/mês/ano) ou Data (mês/ano), os valores devem estar no formado "AMD" para data (dia/mês/ano) e "AM" para data (mês/ano).
Exemplo
Multivalores separados por "|" (pipe):
"100|200|300"; "20050214|20060804|20071011"; "200502|200608|200710"
Vinculado ao logon : o valor para a regra é obtido a partir dos dados vinculados ao operador logado que solicitar a geração do relatório. Nesse caso, os valores permitidos e vinculados ao logon são : Código da empresa, Código da empresa genérica e Data de referência, selecione um dos valores através do campo Vinculado ao Logon. Esse tipo de valor não é disponível para as operações : É um dos valores e Não é um dos valores.
Vinculado a parâmetro de usuário: o valor para a regra de seleção é obtido de um parâmetro de usuário presente no relatório e vinculado a regra de seleção. Para isso, selecione o Parâmetro do usuário, através do campo Vinculado a parâmetro de usuário.
Para alterar as configurações dos parâmetros criados, clique sobre o botão Configurações dos parâmetros.
Atenção
Todas as regras de seleção inseridas em um relatório deverão ser avaliadas como verdadeiras para que o registro seja considerado e selecionado para o relatório gerado.
O campo Link é preenchido automaticamente quando a regra de seleção de registros é vinculada à um link. É possível ainda verificar a hierarquia do link, através do ícone .
É possível alternar entre o nome real do campo do banco de dados ou a sua descrição existente no catálogo, para isso, basta clicar sobre o botão ou pressionar Ctrl+D.
Para excluir uma sentença ou uma regra, basta selecioná-la (Sentença ou Regra), em seguida clicar no botão ou pressionar Ctrl+E. No caso de Sentença, se ela estiver referenciada na expressão de sentenças e esta já tiver sido editada, será necessário primeiramente remover a sentença da expressão, manualmente, antes de excluí-la.