Parâmetros do Usuário

Através dessa guia é possível criar os parâmetro de usuário que poderão ser utilizados posteriormente.

Para isso, clique sobre o botão Adicionar, que habilitará os campos de Dados do parâmetro do usuário para o preenchimento.

Informe o Nome interno, que representa o nome do parâmetro do usuário e não pode ser igual à um nome já existente.

O tipo do valor do parâmetro poderá ser selecionado através do campo Tipo de dados. Caso seja selecionada uma das opções de Data ou Mês/Ano, será possível, através do botão , escolher como valor padrão os valores dinâmicos:

O Valor padrão é o valor inicial do parâmetro de usuário e é mantido caso não receba nenhuma atribuição. Esse valor deve corresponder ao Tipo de dado informado.

O campo Tamanho estará habilitado apenas para o Tipo de dado de Texto. Se for o caso, defina a quantidade máxima de caracteres permitida na entrada do valor do parâmetro.

Atenção

Se nenhum valor de Tamanho for informado, a quantidade máxima de caracteres permitida será de 32000.

No campo Descrição (a ser mostrada no FPW Reports Cliente), informe a descrição que será apresentada ao usuário que irá gerar o relatório.

Através do indicador Referenciar campo para valor de consulta é possível inserir um valor de descrição que será utilizado para realizar pesquisas. Para isso, marque o respectivo indicador e informe no campo abaixo a descrição do valor.

Atenção

O campo referenciado para consulta de valor deve ter o mesmo tipo de dado especificado para o parâmetro de usuário. Parâmetros de usuário do tipo de dado (Data, Mês/Ano e Lógico) não podem referenciar campo do banco de dados para consulta de valor.

É possível definir uma fórmula que será utilizada pelo Gen.te Relata Server para consistir o valor do parâmetro fornecido pelo usuário gerador do relatório. Para isso, é necessário marcar o indicador Consistir valor informado pelo usuário, em seguida, clicar sobre o botão .

Atenção

A expressão poderá conter: campos especiais, parâmetros de usuário, constantes e variáveis. É obrigatório utilizar o parâmetro de usuário que será consistido dentro da expressão da fórmula. A fórmula de consistência deverá utilizar a função condicional SE e retornar obrigatoriamente um valor Texto. Se o valor retornado for um texto vazio (""), então a consistência será considerada válida, por outro lado, se o valor for diferente de um texto vazio, então a consistência será considerada inválida e uma exceção será disparada interrompendo a geração do relatório. A mensagem da exceção será o texto retornado pela fórmula de consistência.

Através do indicador Lista de opções é possível criar opções de valores para um parâmetro, que posteriormente serão visualizados e poderão ser utilizados no Gen.te Relata - Cliente, para emissão de relatórios. Para adicionar um elemento na Lista de valor, basta marcar o respectivo indicador, informar os itens Valor e Descrição e clicar sobre o botão

É necessário que o valor de cada item inserido na Lista de opções do parâmetro seja compatível com o Tipo de dado selecionado para o parâmetro.

Para remover ou editar um item já inserido, selecione o item na lista e clique sobre o botão .

É possível importar uma lista de elementos de outra fonte de dados,com por exemplo, excel. Para que os elementos possam ser importados, eles devem ser copiados para a área de transferência do Windows seguindo um formato específico. Para importar uma lista da área de transferência, utilize o botão , para exportar a lista de elementos do parâmetro de usuário para a área de transferência do Windows, utilize o botão .