Através da funcionalidade Layout do Relatório é permitido ao criador do relatório definir uma estrutura diferente da estrutura definida como padrão para a organização do relatório.
Caso desejado é possível inserir cabeçalho e rodapé ao relatório. Estas seções são a primeira e a última seção impressas, estas seções são impressas somente na primeira página de um relatório.
Em Estilo da seção detalhe é possível alterar a apresentação dos itens inseridos na seção Linha Detalhe do relatório. As alterações realizadas não irão alterar as seções de Cabeçalho e Rodapé. Ao realizar alguma alteração nesta seção a largura ou altura da seção será modificada. As seguintes opções de modificação estão disponíveis:
Normal - Este estilo representa a estrutura padrão do relatório, uma página sem divisões e por isso não há necessidade de configurações adicionais para o layout.
Múltiplas colunas - Este estilo altera a estrutura do relatório de forma que a página fique dividida em colunas verticais. Informe a Quantidade de colunas desejadas no campo Horizontal. A Distância entre colunas pode ser informada no campo Horizontal.
Etiquetas - Este estilo altera a estrutura do relatório de forma que a página fique divida em Etiquetas. A quantidade de Etiquetas é definida conforme a quantidade de colunas e linhas informadas nos campos Horizontal e Vertical respectivamente. A distancia entre uma etiqueta e outra pode ser informada na seção Distância entre colunas através dos campos Horizontal e Vertical.
O Tamanho das Colunas mostra o tamanho em milímetros das colunas ou da etiqueta conforme configurado.
Quando o estilo que estiver sendo configurado for uma etiqueta é possível informar a Direção da impressão, isto determina a ordem de impressão das etiquetas na página. É possível selecionar os seguintes formatos de impressão:
De cima para baixo, depois à direita
Da esquerda para direita, depois abaixo