Utiliza-se parênteses especialmente para definir a ordem de prioridade de execução de uma expressão. Expressões envoltas em parênteses não tem o seu tipo de dado ou valor alterado. Para cada abre parêntese deve haver um fecha parêntese. O aninhamento de parênteses é possível e ilimitado.
A ordem sempre é determinada do par de parênteses mais interno para o mais externo, sendo assim, na expressão ( (exp1 + (exp2 * (exp3) ) ) / exp4), a expressão em parênteses azul tem prioridade sobre todas as demais, seguida pela expressão em parênteses vermelho e logo após pela expressão em parênteses verde, a de menor prioridade é a expressão em parênteses pretos.
Exemplo
Fórmula:
O resultado da fórmula acima é Verdadeiro, pois a expressão ((5+5)=10) é evoluída da seguinte forma, primeiro (5+5) é calculado fazendo com que a expressão fique como (10=10), depois esta expressão é processada resultando em verdadeiro.
Fórmula 2:
O resultado da fórmula acima é Cinco, se não houvesse os parênteses para determinar a prioridade de execução da expressão o resultado não seria cinco e sim sete, pois 4+6/2 é igual a sete, já que a ordem de prioridade do operador de divisão é maior que o de adição.
Fórmula 3.
O resultado da fórmula acima é Cinco, pois a expressão ((5 + (2 * (5+5))) / 5) é evoluída da seguinte forma, primeiro (5+5) é calculado que resulta em 10, depois o resultado desta é expressão é multiplicado por dois pela próxima expressão (2*(10)) resultando em 20, depois o resultado desta expressão é somado com cinco pela próxima expressão (5+(20)) resultando em 25 e por último é divido por cinco pela expressão de menor prioridade ((25)/5) resultando em 5.