Aplicação de valores no gráfico

A aplicação de valores no gráfico sempre estará atrelado ao processo de uma seção do relatório, que não necessariamente será a mesma seção aonde o gráfico foi inserido. Para determinar à qual seção o gráfico estará atrelado para obtenção dos valores, é verificado o tipo dos objetos que o gráfico está referenciando. Se for um campo do banco de dados ou um parâmetro do relatório, a seção utilizada para alimentar o gráfico com valores será sempre a seção detalhe, se porém houver uma referência a uma fórmula, a seção utilizada será a seção aonde a fórmula está presente. Se houver referência a mais de uma fórmula presentes em seções distintas, então, a seção de menor índice é que será utilizada, isto é, a seção que contém a fórmula e que está mais acima no relatório.

A importância da seção para aplicação de valores no gráfico é saber qual é a seção para aplicação de valores no gráfico, que possibilita entender com quais valores o gráfico será gerado.

Exemplo

Havendo um relatório contendo duas seções de cabeçalho e grupo (seção 1 e seção 2), em ambas as seções há fórmulas, porém, a fórmula da seção 2 referência uma variável que será alimentada pelo retorno de valor de um sub-relatório presente na mesma seção, isto é, na seção 2.

Considerando que há um gráfico presente no rodapé de relatório que faz referência a fórmula da seção 1 e a fórmula da seção 2, conforme a regra, a seção que será utilizada para alimentar valores no gráfico será a seção 1. Assim, quando a seção 1 for processada, os valores passados para o gráfico será o resultado da fórmula presente na seção 1 e o resultado da fórmula presente na seção 2, porém, como a seção 2 ainda não foi processada, pois o processo ainda está na seção 1, o resultado da fórmula presente na seção 2 usará o valor padrão da variável, e não o valor que será retornado pelo sub-relatório quando a seção 2 for processada.

Quando a seção 1 for novamente processada e o gráfico for alimentado com valores, o valor da fórmula presente na seção 2 que será passado para o gráfico será agora o valor do último resultado calculado e assim sucessivamente.