Nas paletas de cores estáticas é possível definir a cor de cada categoria ou série do gráfico conforme a sua posição na ordem de plotagem do gráfico.
Exemplo
Os gráficos 1 e 2 mostram os elementos e a sua posição em relação aos outros elementos do gráfico.
Se a quantidade de elementos ultrapassar o valor de trinta e dois, as cores aplicadas serão repetidas, começando novamente a ordem sequencial
As paletas de cores podem ser personalizadas utilizando os seguintes comandos:
1 - Adiciona uma nova paleta de cores. Ao clicar sobre esse botão, será apresentada uma tela para que se Informe o nome da nova paleta de cores, esse nome deve ser único. A nova paleta de cores estática contém um conjunto de cores padrão, que são trinta e duas posições possíveis, podendo ser alteradas através do botão .
2 - Altera o nome da paleta de cores selecionada.
3 - Remove a paleta de cores selecionada.
4 - Salva na estação de trabalho a paleta de cores selecionada que pertence somente ao gráfico para que possa ser utilizada em outros gráficos. Por padrão, quando uma paleta de cores é criada, ela é salva na estação de trabalho, porém pode ocorrer de existir um relatório criado em uma outra estação de trabalho que utiliza uma paleta de cores personalizada que não exista na estação aonde ela está sendo alterada. Neste caso, a paleta de cores personalizada pertencerá somente ao gráfico presente no relatório e, consequentemente, não poderá ser utilizada em outro gráfico.
5 - Executa a importação das paletas de cores presentes no arquivo de importação/exportação *.fro. Esta funcionalidade é utilizada quando é desejado utilizar na estação de trabalho paletas de cores personalizadas presente em uma estação diferente.
6 - Executa a exportação das paletas de cores para um arquivo de importação/exportação *.fro. Esta funcionalidade é utilizada quando é desejado copiar para outra estação de trabalho as paletas de cores personalizadas.
Para finalizar a personalização de paletas de cores estática, clique sobre o botão Salvar.