Este objeto é considerado um objeto de Função predefinida e não está vinculado diretamente a um Campo do Banco de Dados e sim a uma determinada Seção.
Através da barra de ferramentas ou do menu Inserir, escolha o objeto Contador. O objeto de contador pode ser inserido em diversas seções e em cada uma delas realiza um processamento de contagem de acordo com a propriedade Ação de Contagem.
Ação da Contagem é uma propriedade específica do Contador de Registros e determina como a contagem será feita para o objeto Contador, de acordo com a seção em que esteja contido. Abaixo a listagem das opções de ação e o comportamento que o contador apresentará nos diferentes tipos de seções:
Cabeçalhos de Grupo: A contagem registra a quantidade destes cabeçalhos dentro dos limites do grupo que o antecede, ou seja, o contador é incrementado a cada vez que a seção de cabeçalho é processada e se houver outro agrupamento superior o contador é reiniciado quando o agrupamento superior se alterar;
Seção Detalhe: A contagem indica a quantidade de seções detalhes já processadas, independente de quebras de grupo, funcionando como uma contagem sequencial de seções detalhes. Sendo assim, o contador existente na primeira seção detalhe processada possuirá o valor 1 (um), o contador da décima seção detalhe possuirá o valor 10 (dez) e assim por diante, independente das quebras de grupo que venham ocorrer;
Rodapé de Grupo: a contagem indica a quantidade de seções detalhes processadas dentro dos limites do grupo a que pertence este rodapé, ou seja, o valor do contador é iniciado no processamento da primeira seção detalhe do grupo, incrementado a cada seção detalhe e concluído seu total no rodapé deste grupo;
Rodapé de Relatório: a contagem indica a quantidade de seções detalhes processadas em todo o relatório.
A contagem registra a quantidade de seções processadas até a seção em que está contida. Dessa forma, funciona como um contador de seções processadas, entretanto, a contagem não está condicionada à visibilidade das seções e por isso uma seção processada mas não impressa (invisível) também será contabilizada. Na intenção de realizar uma contagem sequencial com maior controle, o objeto Sequencial deverá ser utilizado.
Opção de contagem funcional apenas nas seções de Rodapé.
Cabeçalho de Grupo: valor sempre zero, já que as seções de cabeçalho não possuem conhecimento da quantidade de agrupamentos internos que serão processados a partir dele.
Seção Detalhe: valor sempre zero, já que não há agrupamento interno às seções Detalhes.
Rodapé de Grupo: a contagem registra a quantidade de agrupamentos imediatamente inferior (mais interno) ao agrupamento do rodapé.
Exemplo
Supondo um arquivo de relatório que possua agrupamento de Código de Empresa e de Código de Lotação, nesta ordem, caso o objeto Contador com a ação de contagem para Agrupamento interno esteja no rodapé de Código de Lotação seu valor será sempre zero, pois não há agrupamento inferior (interno) a ele, mas se o objeto Contador com esta ação de contagem estiver no rodapé de Código de Empresa seu valor será igual à quantidade de grupos de código de lotação, pois cada código de lotação processado será um agrupamento inferior (interno).
Rodapé de Relatório: a contagem registra a quantidade de agrupamentos do primeiro agrupamento do relatório.
Exemplo
Supondo um arquivo de relatório que possua agrupamento de Código de Empresa e de Código de Estabelecimento, nesta ordem, caso o objeto Contador com a ação de contagem para Agrupamento Interno esteja no rodapé de relatório seu valor será igual à quantidade de grupos de código de empresa, que é o primeiro agrupamento do relatório.
As demais Propriedades do objeto Contador de Registros, são: Formato Saída e Processar Quando.
Os objetos são formatados de acordo com a formatação pré-definida para o campo a que eles estão vinculados, mas através da propriedade Formato Saída, é possível determinar um formato de saída diferente para este objeto.
Em Processar Quando se estiver definido como Sempre, a função agregada será sempre processada, este é o valor padrão. Se for definido uma expressão Condicional para o processamento da função agregada, então esta só será processada se e somente o resultado da expressão for Verdadeiro.