São os objetos que representam uma informação do banco de dados e que terão seus valores obtidos na geração do relatório.
A inserção dos campos no relatório se faz de forma diferente aos demais Objetos e segue os seguinte passos:
Localiza o campo desejado na janela de Catálogos, expandindo os itens de sistemas, tabelas e links necessários;
Clica-se e mantém pressionado o botão esquerdo do mouse sobre o campo;
Arrasta-o para a Seção em que se deseja mantê-lo, liberando o botão do mouse (método de arrastar e soltar);
O campo após inserido, apresenta a descrição do campo como texto do objeto. E caso esteja selecionado, apresenta a descrição de identificação completa do campo na barra de status da tela principal do Gen.te Relata - Designer sob a forma:
<descrição_tabela> . <descrição_campo> [ @ <nome_tabela1 : link1> ; <nome_tabela2 : link2>;... ] |
|
Exemplo 1 |
Bancos - Agências.Código_Banco |
Exemplo 2 |
Bancos.Nome_Banco@BANCOSAG:Bca_Ban; |
Esta descrição de identificação é parecido com o nome de identificação utilizado na edição de fórmulas, que permite a identificação única para o campo, observando-se que o editor de fórmula facilita a inserção desses campos na fórmula:
<nome_tabela> . <nome_campo> [ @ <nome_tabela1 : link1> ; <nome_tabela2 : link2>;... ] |
|
Exemplo 1 |
BANCOSAG.BACODBANCO |
Exemplo 2 |
BANCOS.BCDESBANCO@BANCOSAG:Bca_Ban; |
Além dos campos normais, existe o campo definido por fórmula, que são campos virtuais inseridos no catálogo e são tratados como sendo um campo normal, com exceção de algumas propriedades. Os campos definidos por fórmulas podem ser identificados no catálogo pela imagem [.] Eles podem ser utilizado em quase todos os lugares onde um campo normal é utilizado, no entanto, para que um objeto do relatório possa referenciar um campo definido por fórmula, é necessário que ele esteja presente em uma das seções do relatório ou sendo utilizado como seção de agrupamento. Alguns campos definidos por fórmulas podem conter parâmetros que devem ser relacionados a objetos do relatório para que o campo seja utilizado.
Para fazer o relacionamento entre os parâmetros do campo e os objetos do relatório, utiliza-se a tela de configuração dos Relacionamentos dos campos definidos por fórmulas. É possível ter acesso a tela dando um duplo clique em cima do campo definido por fórmula, ou no menu de contexto do campo, escolher a opção Parâmetros ou selecionar a propriedade [Parâmetros] do campo.
As Propriedades Específicas do objeto de Campo de Banco de Dados, são:
Descrição do campo
Nome da Tabela
Nome do Campo
Nome do Link
Formato Saída
Parâmetros.
As propriedades Descrição do campo, Nome da Tabela, Nome do Campo e Nome do Link, são somente de leitura e informam as características para a identificação do campo no banco de dados.
Esse objeto (Campo de banco de dados) é formatado de acordo com a formatação pré-definida no arquivo de catálogo, isto é, de acordo com uma formatação pré-definida seguindo critérios do banco de dados, mas através da propriedade Formato Saída, é possível definir um formato de saída diferente.
Os Parâmetros são utilizados para realizar o relacionamento entre os parâmetros do campo com os objetos do relatório. Essa propriedade é específica dos campos definidos por fórmula.