Arquivo é um conjunto de dados digitalizados que pode ser gravado em um dispositivo de armazenamento e tratado como ente único.
Para cadastrar um arquivo o primeiro passo é preencher o Título e a Descrição do Arquivo.
Selecione o Idioma de acordo com a língua em que se encontra o conteúdo.
No campo Categoria Única é possível informar o assunto com o qual o arquivo está relacionado, lembrando que um arquivo pode ser associado à uma ou mais categorias.
Selecione o Grupo de conteúdo, entre:
Biblioteca – são os conteúdos que ficam visíveis na biblioteca do portal, podendo ser associados como material de apoio de um curso;
Material de apoio - são os conteúdos que serão associados a um curso específico, e só poderão ser acessados por usuários inscritos nesse curso.
Cadastre em Tags as palavras-chave para facilitar a localização de temas de interesse do usuário. Ao clicar no campo Tags uma lista das tags atualmente utilizadas aparecerá para uso. Também é possível cadastrar novas tags digitando a palavra de interesse na caixa de texto e pressionando a tecla Enter.
Exemplo
João, com o intuito de facilitar a localização do seu artigo sobre Recursos Humanos, adicionou as seguintes palavras-chave ao campo Tags:
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Selecione as Competências/Indicadores correspondentes, sendo Indicadores as matérias e habilidades trabalhadas durante o curso. Indicadores fazem parte das Competências e portanto devem ser cadastrados na funcionalidade Competências.
Caso seja necessário indicar um código para o Arquivo cadastrado, ou deseje indicar quem disponibiliza esse Conteúdo, forneça a informação no campo Origem/Código do Produto.
O campo Carga Horária deve ser utilizado para indicar quanto tempo aproximadamente o usuário irá levar para concluir a realização do Conteúdo.
Para clientes que possuem integração com a SoftExepert, os campos Identificador do Cliente e Versão trazem o código do Arquivo e sua versão no sistema parceiro. Caso não exista integração os campos podem ser deixados vazios ou preenchidos com dados que sejam pertinentes ao Conteúdo em questão.
Atenção
Alterações no campo Versão implicam na atualização da versão do Arquivo, o que pode ocasionar uma nova realização do Conteúdo caso a opção Usuário deve visualizar o arquivo novamente em caso de atualização esteja parametrizada como Sim.
Para adicionar o arquivo em questão clique no botão
e escolha um arquivo que esteja salvo no computador. Feita a escolha, clique em
para enviar o arquivo.
Atenção
O tamanho máximo para um arquivo é de 10mb.
Marque Sim, caso deseje deixar os usuários compartilharem este curso no Facebook. Essa ação fará com que apareça o ícone de compartilhamento do Facebook quando o usuário acessar o material.
Caso deseje que o usuário realize o Conteúdo sempre que uma nova Versão seja disponibilizada, marque Sim para a opção Usuário deve visualizar o arquivo novamente em caso de atualização. Dessa maneira, sempre que o Usuário estiver realizando ou tiver realizado o Conteúdo, ou seja, com Status igual a Em andamento ou Concluído, o esse Status será revertido para A iniciar a fim de que o Usuário possa visualizar o Arquivo novamente.
Marque ainda se deseja Permitir que gestores/administradores registrem participações. Essa opção é útil quando um conteúdo é realizado por várias pessoas em apenas um computador, como acontece quando um gestor ministra um treinamento para seus colaboradores por meio de um projetor em uma sala de reuniões. O registro de participações pode ser feito na funcionalidade Registrar Participações
Caso seja necessário que o conteúdo registrado componha a lista de ações de PDI da W3 marque Sim para a opção Disponibilizar também no acervo de ações de PDI?. Dessa maneira, um curso ou conteúdo cadastrado no Gen.te Aprende - Treinamento também será apresentado no Acervo de Ações da W3 para que possa ser associado ao PDI de um colaborador.
Atenção
A opção Disponibilizar também no acervo de ações de PDI? depende da integração com o módulo PDI da W3. Caso a integração já exista também é necessário fazer a parametrização dessas informações nas Configurações do Produto. Para mais informações entre em contato com o responsável pelo Relacionamento Comercial da LG Lugar de Gente.
Em Imagem Listagem insira uma imagem que represente o conteúdo, ela será exibida na visão do usuário (Bloco de novidades, Material de apoio dos cursos, Biblioteca, Trilhas, pesquisa geral). O formato da imagem deve ser JPG, PNG ou GIF e não pode ser maior que o estabelecido nas Configurações do Produto.
Para adicionar a imagem clique em e selecione o arquivo salvo no computador. Assim que a janela for aberta selecione a área
desejada da imagem e
clique em
.
Em Imagem Destaque, insira uma imagem que represente o conteúdo na área de destaque da plataforma (página inicial).Os requisitos de formato e tamanho são os mesmos apresentados em Imagem Listagem.
O objetivo da área de Pontos é trabalhar o incentivo e recompensa pelo desenvolvimento do usuário. Nessa parte é possível configurar a quantia de pontos necessária para se acessar o curso,assim como a quantia recebida ao se concluir um curso.
O usuário poderá ainda trocar os pontos adquiridos por prêmios como cursos e bolsas de estudos, que podem ser cadastrados na Categoria de Prêmio. Além disso, é possível migrar os pontos para Games ou transformar dinheiro dos Games em pontos da plataforma.
Atenção
A integração de moedas entre o LMS e os Games é exclusiva para cada Game. Assim, para garantir seu funcionamento entre em contato com o responsável pelo Relacionamento Comercial da LG Lugar de Gente.
Caso o material tenha um Custo, informe a quantidade de Pontos que o usuário precisa ter para adquiri-lo.
Caso deseje dar pontos ao usuário que concluir o curso, informe o Ganho que ele terá.
Na seção de Opções de Publicação é possível definir:
Status
Ativo – disponível para todos os usuários de acordo com a Visibilidade atribuída a eles;
Inativo – utilizado quando o conteúdo deixa de estar visível para o usuário;
Rascunho – utilizado quando o conteúdo está em fase de criação. Rascunhos não são visíveis ao usuário.
Visibilidade
Público – todos os usuários visualizam o curso.
Restrito – ao selecionar essa opção, fica disponível ao fim do cadastro a aba Regras e Visibilidade, através da qual é possível configurar o grupo de Usuários que terá acesso ao Conteúdo em questão. Para mais informações consulte a página de Regras e Visibilidade.
Insira também a Data de Publicação em que o curso será disponibilizado para visibilidade do usuário. Essa data poderá ser utilizada para destacar as novidades na página inicial.
Para concluir o cadastro do conteúdo clique no botão
e caso deseje cancelar a operação clique em
.