Através dessa funcionalidade é possível cadastrar as Categorias que serão utilizadas para agrupar as requisições e processos seletivos de sua empresa, de forma com que seja possível estabelecer quais etapas deverão ser executadas durante os processos seletivos de uma mesma categoria, além de ser possível definir as regras de SLA (Service Level Agreement) por categoria.
O SLA é um recurso utilizado para garantir a entrega dos processos seletivos dentro do prazo, de forma que ao utilizar Categoria com o SLA, o sistema irá auxiliar o acompanhamento do tempo de fechamento das vagas pelo próprio recrutador, além de disponibilizar a emissão de um relatório geral dos processos seletivos que utilizam SLA, com indicadores e gráficos gerenciais.
Ao abrir a tela, será apresentada a Lista de Categorias e SLA cadastradas, possibilitando agrupar, ordenar ou filtrar. Para saber mais sobre a Lista de Informações, clique aqui.
Para cadastrar uma nova categoria, clique em
(Novo).
Informe o Código e a Descrição que será o nome definido para identificação da categoria. Caso o Código não seja preenchido, ao salvar será definido automaticamente.
Selecione qual Grupo de Etapas estará associado a categoria cadastrada. O Grupo de Etapas é utilizado para que ao criar um Processo Seletivo de uma determinada categoria, seja automaticamente carregado na fase de seleção do Processo Seletivo as etapas indicadas no cadastro grupo de etapas vinculado à categoria do processo seletivo em questão.
Através da opção Utiliza SLA, é possível definir se a categoria utilizará o controle de SLA ou não, para que seja possível definir a duração das fases e etapas que serão utilizadas no Processo Seletivo.
Ao clicar no botão Definir será apresentada a tela Definição de SLA, onde será possível parametrizar a duração e as regras do SLA da categoria.
Informe o Tipo do SLA podendo ser:
Simples: permite definir o prazo estimado para aprovação da Requisição e o prazo para conclusão do Processo Seletivo caso necessário, sem detalhar as estimativas por fases ou etapas.
Detalhado: da mesma forma como o modelo Simples, é possível definir o prazo estimado para aprovação da Requisição e da conclusão do Processo Seletivo, porém agora é possível definir o prazo estimado por fase e etapa do processo, permitindo assim um acompanhamento mais detalhado do andamento dos Processos Seletivos, de forma a ser possível identificar qual fase ou etapa pode estar se tomando um gargalo no processo:
• Requisição;
• Configuração;
• Divulgação;
• Triagem;
• Seleção;
• Etapas do grupo de Etapa selecionado anteriormente
• Admissão.
No botão Considerar apenas os dias úteis, defina se deseja considerar apenas os dias úteis nos cálculos do SLA. Caso esta opção esteja como Sim, serão considerados a quantidade de dias definidos para atividade do SLA, no Processo Seletivo, como dia útil, ou seja, caso haja um feriado ou final de semana durante a atividade, somente serão considerados os dias úteis.
Caso o Tipo do SLA seja Detalhado, será possível definir quais
fases ou etapas deverão ser consideradas no controle do SLA ou não,
para isso clique no botão ,
e será disponibilizada uma barra horizontal paralela, que
ilustra a duração de cada fase ou etapa do processo.
No fim da barra daquela Atividade haverá um indicador referente ao período Em Alerta (Amarelo), inicialmente com duração igual 2 dias, para indicar que a etapa está próxima ao fim. Caso deseje alterar a duração deste período, selecione e arraste este indicador para a esquerda (aumentando) ou para a direita (diminuindo), não podendo ocupar o primeiro dia da atividade nem ultrapassar o final dela.
A primeira atividade inserida terá duração inicial padrão de 3 dias, com início no primeiro dia do gráfico. As demais atividades inseridas terão por padrão a mesma data início e anterior da atividade anterior, porém poderá ser alterado caso necessário.
Caso a fase de Seleção esteja selecionada, ao alterar o Grupo de Etapas da categoria as barras relativas às etapas selecionadas anteriormente serão substituídas por novas barras, representando as etapas do novo grupo de etapas. Estas novas barras terão o mesmo início e duração da fase de Seleção inicialmente.
Sempre que a fase Seleção for incluída no SLA, será considerada as etapas vinculadas ao Grupo de Etapas selecionada.
Ao incluir uma etapa, e a fase de Seleção ainda não tiver sido informada, a barra referente a fase de Seleção será adicionada automaticamente. Caso não haja nenhuma atividade anterior, a barra de Seleção terá duração inicial padrão de 3 dias com 2 dias de Alerta.
Atenção
O início de uma atividade não poderá ser antes de nenhuma atividade anterior;
O fim previsto de atividade não poderá ser após nenhuma atividade posterior.
Pelo menos uma fase deve ter início no 1° dia, podendo ser qualquer uma ou até mais de uma, devido as fases serem executadas em paralelo, desde que seja respeitada as duas regras anteriores.
Pelo menos uma fase deve ter seu dia fim previsto no último dia do gráfico.
O fim de uma barra não pode extrapolar o limite do gráfico, que representa a duração total da vaga.
Não poderá haver nenhum dia em branco, exceto na folga do fim do calendário (5 dias) e o período em que a vaga esteve concluída.
Após definir o tempo do SLA de cada etapa, na coluna Duração é apresentado o total de dias de cada atividade, assim como a quantidade de dias de alerta.
Para gravar as informações, clique em
(Salvar).
É possível duplicar, para facilitar o cadastro de um
novo. Para isso, clique sobre o botão .