Esta funcionalidade permite a manutenção dos operadores utilizados para autenticação e autorização na Suíte Gen.te. Os operadores são responsáveis por possibilitar a autenticação e também por receberem autorização de acessos dentro da suíte. Desta forma, os colaboradores, ou não, podem realizar suas atividades ou operacionalizações da suíte gente.
Para realizar o cadastro de um novo operador, clique sobre o botão
(Novo).
Caso o operador a ser cadastrado seja um colaborador existente na Folha de Pagamento, em Associar a (ao), é necessário selecionar a opção Colaborador. Do contrário, selecione a opção Nenhuma pessoa, desta forma o operador não terá nenhuma associação com o colaborador, ou seja, não será uma pessoa existente na folha de pagamento.
Atenção
Para colaboradores que possuem Nome Social, ao associá-lo a um Operador será apresentado para seleção apenas o nome social. Já para os colaboradores que não possuem nome social será exibido somente o nome civil.
Quando informado o Nome do colaborador a ser associado ao operador, os campos Login e E-mail serão preenchidos automaticamente de acordo com o colaborador selecionado. Para opção Nenhuma pessoa, o E-mail deverá ser informado manualmente.
Atenção
Caso já exista um operador associado à pessoa selecionada, uma mensagem impeditiva de alerta será exibida, sendo necessário selecionar uma nova pessoa para cadastro. Isto, se a pessoa a ser cadastrada já possuir vínculo com o cliente autenticado.
Exemplo
Se no cliente A (autenticado) já existir alguma pessoa associada ao e-mail analista.negocios@lg.com.br, o sistema não permitirá associar uma nova pessoa a este e-mail para este mesmo cliente.
Na seção Disponibilidade, é possível definir se o operador está ativo ou não. É necessário informar a Data início e/ou Data fim, para definir a partir de quando ou qual será o período que o operador estará ativo para acesso da Suíte Gen.te.
Na seção Bloqueio, é possível realizar o bloqueio imediato ou programado do acesso do operador.
Para adicionar um novo bloqueio programado, basta clicar no botão
(Adicionar) e selecionar através dos botões
(Escolher Data) e
(Escolher Hora)
do período que será realizado o Bloqueio programado. Para alterar um bloqueio programado, o usuário somente
precisa alterar os dados do bloqueio desejado e, ao salvar o operador, a alteração será aplicada. Caso necessite remover um
bloqueio programado, utilize o botão
(Remover) do
item desejado.
Atenção
A manutenção da situação do operador será aplicada apenas no cliente autenticado, caso o operador tenha vínculo com outros clientes, essa manutenção não os impactará.
Exemplo
Cliente 1
- Operador existente a ser bloqueado/inativado: João da Oliveira - joao.analista@lg.com.brCliente 2
- Operador ativo: João Oliveira - joao.analista@lg.com.brCaso o bloqueio/inativação seja realizado no cliente 1, o mesmo poderá ser realizada com sucesso, onde será bloqueado/inativado apenas o operador associado com o cliente 1, sem afetar o acesso deste operador no cliente 2.
Na seção Grupo do operador, é possível inserir o operador a um ou mais grupos existentes, basta clicar no botão
(Adicionar) e selecionar o grupo desejado. Desta forma, o operador adotará automaticamente autorizações concedidas aos grupos informados. A qualquer momento é possível realizar alteração dos grupos informados, conforme a necessidade do cliente.
Para retirar o operador de um grupo de operadores, utilize o botão (Remover).
Para remover um operador cadastrado, clique sobre o botão (Excluir).
Atenção
Caso o operador possua vínculo em mais de uma empresa, somente será removido/bloqueado o operador da empresa autenticada.
Exemplo
O operador João Silva possui vínculo com a Empresa 1 e Empresa 2.
Considerando que o operador João Silva seja excluído dentro da Empresa 1, ainda será mantido o cadastro do operador na Empresa 2.