Através dessa funcionalidade é possível gerenciar os relatórios que passarão pelo processo de assinatura, sendo possível visualizar e excluir solicitações, além de enviar relatórios para que outros colaboradores os assinem. Caso necessário, também é possível configurar a visualização dos relatórios, exibindo apenas aqueles com Pendências ou que já foram Assinados.
Atenção
A assinatura digital está disponível apenas aos relatórios emitidos pelo Gerador de Relatórios e pelo Portal Autoatendimento.
Atenção
Para gerar uma solicitação de assinatura acesse o relatório processado no Monitor de Tarefas, clique no botão
e parametrize os campos da tela Assinatura Eletrônica. As informações relativas a essa tela se encontram na seção Enviar/Cancelar assinatura.
Atenção
Caso uma solicitação de assinatura tenha múltiplos signatários, a mesma só aparecerá na aba Assinados se todos eles tiverem assinado o relatório, caso contrário a mesma permanecerá na aba Pendências.
O Painel de Assinaturas pode ser acessado através do ícone no canto superior direito da Suite Gen.te, sendo necessária a configuração prévia
da assinatura eletrônica nas funcionalidades Configuração de provedor de
assinatura e Configurações de Funções. Ao acessar o Painel de
Assinaturas, através opção Exibir apenas os meus relatórios, a filtragem poderá ser feita
de modo a mostrar somente os relatórios que o colaborador precisa assinar (para a aba Pendências)
ou os relatórios que o próprio colaborador já assinou (para a aba Assinados), assim, os relatórios
enviados para outros colaboradores ficarão fora dessa seleção.
Atenção
Operadores com permissão administrativa terão acesso a todas a solicitações de assinatura pendentes e, ao marcarem a opção Exibir apenas os meus relatórios, deixarão de ver também as solicitações criadas por outros operadores.
Todos os relatórios listados são acompanhados de: Descrição, Signatário(s), Data
Solicitação, Observação, e Situação. Filtros podem ser aplicados a cada um
desses campos, para isso clicando no botão .
Ao selecionar uma solicitação de assinatura, estarão disponíveis as ações Remover, Visualizar, e Enviar/Cancelar assinatura.
Uma solicitação de assinatura pode ser removida através do botão . Apenas solicitações
que estejam em andamento podem ser removidas, desde que a operação de remoção seja feita pelo
colaborador que criou a solicitação ou pelo
administrador.
A ação Visualizar estará disponível tanto para relatórios pendentes quanto relatórios assinados e
apresentará a tela Visualizar assinatura sempre que o botão
for clicado. Na tela Visualizar assinatura é possível observar as Informações do relatório e
Informações do signatário, além de ser possível também baixar o relatório original através do botão
.
Caso o relatório esteja assinado também será possível baixar essa versão através do botão
.
O botão tem a função de enviar
ou cancelar a solicitação de assinatura do relatório, de acordo com a necessidade e as permissões
de cada operador. Ao clicar nesse botão a tela de Enviar/Cancelar assinatura será
exibida, similar a tela Visualizar assinatura, porém com as operações Enviar,
Reenviar, ou Cancelar de acordo com o perfil do operador.
Atenção
Não será possível seguir com o processo de assinatura caso o documento a ser assinado não esteja no tamanho ou formato estipulado pelo provedor de assinatura escolhido.
Para o signatário do relatório, estará disponível apenas a opção de Reenviar a solicitação de assinatura, já que um signatário não pode cancelar uma tarefa que não foi gerada por ele.
Para o operador que criou a solicitação de assinatura, assim como o que possui permissão administrativa, as opções disponíveis são Cancelar e Enviar (ou Reenviar caso a solicitação já tenha sido previamente enviada). A operação Enviar encaminha a solicitação para todos os signatários incluídos na seção Informações do signatário, enquanto a opção Cancelar muda a Situação da solicitação para Cancelado.
Para adicionar um signatário, clique no botão
informe se o operador É colaborador?.
Insira seu nome e, para o caso de colaboradores, escolha também se quer que o relatório seja anexado
à Ficha do Colaborador por meio da opção Adicionar como anexo?. Para adicionar o próprio
operador como signatário do relatório, marque a opção Utilizar operador logado
e clique em
.
Se for necessário seguir a ordem de signatários estabelecida anteriormente para a solicitação da assinatura clique na opção Solicitar assinatura pela ordem da lista?. Se a opção não for marcada, todas as solicitações serão enviadas simultaneamente.
Atenção
Caso uma solicitação de assinatura seja cancelada, estará disponível para essa solicitação no Painel de Assinaturas o botão
. Esse botão retorna a solicitação para a situação Não iniciado e limpa a lista de signatários, ficando a critério do operador adicioná-los novamente ou incluir outros signatários.