O Segundo fator de autenticação - 2FA consiste em se utilizar uma segunda verificação para confirmação de identidade. Ou seja, trata-se de uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. O primeiro fator, em geral é a senha. O segundo fator é a outra forma de autenticação que o usuário executa, na sequência, para verificação e confirmação da primeira autenticação.
Através dessa funcionalidade é possível configurar as informações para o sistema realizar o Segundo fator de autenticação - 2FA. Sendo essas por E-mail, notificação no aplicativo Gen.te Mobile e mensagem de SMS.
Atenção
Não é possível utilizar o Gen.te Mobile como opção de segundo fator de autenticação para a funcionalidade Primeiro acesso, dado que, para utilizar o Gen.te Mobile como segundo fator de autenticação é necessário que o colaborador tenha acessado o sistema pelo menos uma vez para registro do aparelho no serviço de notificações.
Para o Fator de Autenticação - SMS, é necessário indicar um Provedor de SMS. Caso a sua empresa não utilize o Provedor de SMS indicado no sistema é possível solicitar a integração do Provedor de SMS específico que sua empresa utiliza. No entanto, esta solicitação é submetida a uma análise comercial.
Após configurar o provedor de SMS, o operador deverá testá-lo. Sendo assim, a opção Testar abrirá uma janela para o operador, que deverá informar um número de telefone para realizar o teste. Se a configuração estiver funcionando, será informado que o SMS foi enviado com sucesso. Caso houver erros na configuração, será informado que houve falha no envio.
Exemplo
Para confirmar a identidade do usuário, o sistema enviará um código aleatório que não será baseado em nenhuma informação pessoal ou contratual do colaborador. Será um código numérico aleatório e com validade definida em minutos.
Caso o usuário não tenha recebido o código e deseje realizar uma nova tentativa ou trocar a opção de envio do código para E-mail, SMS ou Gen.te Mobile, poderá usar as opções:
Como alternativa, clique aqui para escolher outra forma de validação
Essa opção lista os meios de confirmação de identidade habilitados na configuração da funcionalidade Segundo fator de autenticação - 2FA.
Não recebeu o código? Clique aqui para enviá-lo novamente
Essa opção gera um novo código e o envia para o meio que foi utilizado no primeiro envio. O sistema invalidará o código enviado anteriormente.
Atenção
O código de validação poderá ser utilizado somente 1 vez.
É possível habilitar o uso do segundo fator de autenticação nas funcionalidades Autenticação, Primeiro acesso e Esqueceu a senha da suíte Gen.te Nuvem. Para o administrador do sistema será possível emitir um relatório por um período máximo de 1 mês contendo a data, hora, ip, portal, página, nome e login do operador que solicitou a confirmação de identidade. O relatório será disponibilizado no formato CSV.
Atenção
No cadastro automático dos operadores, caso o fator de autenticação E-mail esteja habilitado e o sistema esteja configurado para enviar e-mail no primeiro acesso e definição de senha, passará a ser enviado o código para validação ao invés de enviar o e-mail com o link para definição de senha.
Caso não tenha o segundo fator E-mail habilitado o sistema continuará enviando o e-mail com o link para definição e esquecimento de senha.