As unidades organizacionais são também chamadas de departamentos, setores, estrutura hierárquica ou outra descrição que mais se aproxime a estrutura da empresa. As empresas normalmente se dividem em unidades organizacionais para melhor gerenciar as pessoas, responsabilidades e atribuições.
Antes de realizar o cadastro das unidades organizacionais, é necessário cadastrar os
Nìveis das unidades. Para isso clique sobre o botão e na tela exibida, clique sobre o
botão
, informe a quantidade de
Dígitos que o nível terá e a Descrição que identifique o
nível, em seguida clique sobre os botões
e
.
Caso deseja realizar a alteração de dígitos de um Nível com Unidade Organizacional vinculada, o sistema irá validar se A nova quantidade de dígitos deve ser suficiente para comportar as Unidades Organizacionais que já estão vinculadas ao nível atualizado, e também será verificada a quantidade de unidades organizacionais cadastradas no nível e o limite de códigos para relatórios possíveis, ou seja, se a quantidade de dígitos é 2 não será permitido cadastrar mais de 99 departamentos no nível por departamento. A seguinte mensagem será apresentada: Não é possível salvar, pois as Unidades Organizacionais cadastradas para o nível {0}, já atingiram o limite de dígitos permitidos para este nível.
Para cadastrar uma nova unidade organizacional, clique sobre o botão ,
na tela exibida insira o Código e
Descrição que identifica a Unidade Organizacional. Informe no
campo Descrição resumida o resumo da descrição da unidade organizacional para
que facilite a identificação do mesmo em relatórios.
Por padrão o status de uma nova unidade organizacional estará como Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência. Se desejar, altere a Data e o Status. Sempre que ocorrerem alterações, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá os históricos de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
• Ao alterar algum dado da unidade organizacional e informar uma nova Data, inicia-se um novo período histórico que encerra o período anterior.
• Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da unidade organizacional desde a sua criação.
Ao desativar a linha de transporte (Status inativo), informe a Data fim da vigência.
Atenção
Caso houver uma mudança de status, e a unidade organizacional for inativada, todos os conceitos que utilizam a unidade organizacional permanecem ativos. Com a linha de transporte inativa, não é possível cadastrar quaisquer conceitos vinculados à mesma, no entanto, é permitido realizar alterações nos cadastros já existentes.
O Código para relatórios exibe um número que representa o nível da unidade organizacional que é exibido na emissão dos relatórios que utilizem o conceito de unidade organizacional. Este número somente é exibido após o cadastro da unidade organizacional.
Selecione qual o Nível que a unidade organizacional se encaixa, após selecione qual é a Unidade organiz. superior.
Atenção
A primeira unidade organizacional a ser cadastrada, deve ser a de 1º nível.
Selecione qual o Tipo da unidade organizacional:
Normal - Unidades organizacionais hierarquicamente relacionadas a outras.
Staff - Unidade organizacionais que representam um corpo de assistentes ou equipe de auxiliares. Designa funções acessórias dentro das organizações, que não possuem autoridade hierárquica sobre nenhuma área, apenas assessoram gerentes e/ou diretores com informações, pesquisas, etc.
Exemplo
Na seção Hierarquia selecione como será identificado o Gestor(es) da unidade organizacional.
Informe os dados que identifiquem o Endereço onde fica a unidade organizacional.
Caso deseje deixar alguma informação extra pertinente a unidade organizacional, insira a descrição desejada no campo Observação.
Além dos campos já existentes, é possível adicionar novos grupos e campos na Unidade Organizacional, para isto basta criá-los na funcionalidade Informação Adicional.
É possível Importar/Exportar dados das ocorrências. Para isso, clique sobre os
botões
(Importar) /
(Exportar) respectivamente.
É possível realizar a exclusão coletiva de informações, através da
importação de um arquivo em formato .TXT na opção
(Exclusão
Coletiva). Esta opção é utilizada nos casos de inclusões de informações
indevidas que
precisam ser estornadas, principalmente nos momentos de implantação do
sistema.
Clique em
(Salvar) para Gravar,
(Salvar e Novo) para Salvar e Iniciar Um Novo Cadastro,
(Excluir) para Excluir,
(Duplicar) para Duplicar e em
(Cancelar) para Cancelar o cadastro da unidade organizacional.