Acessibilidade
Nesta funcionalidade é possível definir todas as regras necessárias para que ocorram mudanças entre benefícios de origem e destino.
Para cadastrar uma Regra de mudança, selecione o Benefício de origem, clique em Adicionar e informe para cada Benefício de destino, a Hierarquia das mudanças, o Contexto em que essas mudanças poderão acontecer e a Operação a ser vinculada a cada mudança. Em seguida, clique em Confirmar.
Atenção
O Benefício de Destino deve possuir o mesmo Tipo de Beneficiário do Benefício de Origem, de modo que:
Se o Benefício de Origem tem como beneficiários apenas Colaboradores, o Benefício de Destino deve obrigatoriamente ter como beneficiários, colaboradores ou ambos;
Se o Benefício de Origem tem como beneficiários apenas Dependentes, o Benefício de Destino deve obrigatoriamente ter como beneficiários, dependentes ou ambos;
No caso de o Benefício de Origem ter como beneficiários Colaboradores e Dependentes (ou seja, ambos), não será verificado qual é o beneficiário do Benefício de Destino.
A Hierarquia determina uma sequência numérica de identificação para que a mudança aconteça. Mais de um benefício de destino poderá receber uma hierarquia de mesmo valor.
Exemplo
Benefício Origem: Auxílio Saúde C
Hierarquia 1 – Benefício de destino: Auxílio Saúde B
Hierarquia 2 – Benefício de destino: Auxílio Saúde A.A transferência ocorrerá primeiramente para o Benefício Auxílio Saúde B (hierarquia 1). Caso seja elegível, a mudança é feita e encerra aqui.
Se não for elegível, o sistema verifica o próximo benefício, de acordo com a Hierarquia, no caso, o Auxílio Saúde A. Se for elegível, efetua a mudança, se não for, a mudança não será efetuada e o processo se encerra.
O Contexto determina a origem da mudança, que poderá ser:
Manual: realizada através da funcionalidade Movimentações - Mudança de Benefício;
Automática: realizada a partir de uma Parametrização de Movimentação Automática do tipo Mudança, para o benefício de origem;
Ambas: para ambos os casos citados acima.
A Operação define o tipo da mudança. Caso a Operação seja de:
Transferência: o Benefício de Destino deve ter o mesmo fornecedor do Benefício de Origem;
Cancelamento/Inclusão: os Benefícios de Origem e Destino precisam ter fornecedores diferentes;
Transferência/Empresas: não poderá ter na mesma Hierarquia outros benefícios com a mesma Operação ou com uma Operação diferente.
Para gravar as informações de regra de mudança de benefício, clique sobre o botão Confirmar.
Após a Regra de mudança ter sido definida, será possível também alterar a posição dos itens na tabela, bastando para isto utilizar os ícones ordenadores do lado direito da tabela. Com esta alteração, a numeração da Hierarquia também será atualizada.
Exemplo
Considerando a lista abaixo:
Hierarquia
Contexto
Benefício
Operação
1
M
25
Transferência
2
A
27
Transferência
3
M
26
Transferência
4
A
31
Cancelamento/Inclusão
Caso seja selecionada a hierarquia (4) e reordenada para a segunda posição na lista, o sistema irá atualizar a numeração das hierarquias deste item e dos demais abaixo dele:
Hierarquia
Contexto
Benefício
Operação
1 M
25
Transferência
2
A
31
Cancelamento/Inclusão
3
A
27
Transferência
4
M
26
Transferência
Atenção
Caso o operador possua restrição de Visibilidade para algum Tipo de Benefício, ele poderá adicionar e excluir da Lista de Mudança apenas benefícios aos quais ele possua Visibilidade. No caso de estar alterando uma Regra de Mudança, o operador só poderá alterar:
A opção Operação, desde que tenha Visibilidade para o Benefício de destino selecionado;
A opção Contexto, se a Operação for diferente de Transferência/Empresas e o operador possuir Visibilidade para todos os Benefícios de destino da Hierarquia relacionada. .
Para finalizar o cadastro da Regra de mudança, clique no botão (Salvar).
Caso não queira mais manter no sistema uma Regra de mudança para determinado Benefício de origem, basta selecioná-lo e Remover da Lista de mudança todos os Benefícios de destino apresentados. Em seguida, clique em (Salvar).