O processo de transferência de um colaborador entre empresas é realizado através de uma ação no módulo Gen.te Recebe - Folha de Pagamento. Esta ação é refletida no módulo Gen.te Valoriza - Benefícios, gerando movimentações de benefícios para o colaborador transferido e seus dependentes/agregados.
Este processo é feito de forma automática através do módulo Gen.te Recebe - Folha de Pagamento. Caso a mudança automática não seja efetivada devido a alguma falha ou à falta da parametrização para a geração, a mesma poderá ter a execução do processamento solicitada novamente, porém de forma manual, via sistema. As informações a seguir, tem por finalidade descrever este processamento manual da transferência entre empresas.
Defina o contexto do processamento, podendo ser Individual ou Coletivo.
O contexto Individual, reprocessa a transferência de benefícios entre empresas do colaborador, mesmo que não existam pendências de processamento, ou seja, mesmo que as movimentações tenham sido gravadas corretamente, é possível solicitar via sistema, o reprocessamento, o que torna considerável os ajustes de parametrização que forem feitos após o processamento da transferência entre empresas.
Para a realização da transferência manual de benefícios, é necessário que o operador esteja logado na empresa na qual o colaborador esteja matriculado. Realizada a transferência entre empresas, o operador deverá logar na empresa de destino do colaborador.
Para iniciar a parametrização no contexto Individual, selecione o colaborador desejado, para saber como clique aqui. Em seguida, clique no botão Gerar, para que seja realizado o processamento manual da movimentação de transferência entre empresas.
Realizada a transferência, quando o operador logar na Empresa de destino, e acessar a função Transferência de Benefícios entre Empresas, serão apresentadas as seguintes informações: Empresa de origem do colaborador e a Data de transferência.
Quando a operação desejada for o estorno de movimentações, basta clicar no botão Estornar, desde que as seguintes situações sejam atendidas:
A movimentação não pode ter sido enviada ao fornecedor, através da geração de arquivos;
O colaborador não pode estar em situação do tipo Rescisão;
O Agendamento de Tarefas não pode ter sido processado antes da solicitação do estorno.
No contexto Coletivo, a empresa na qual o operador estiver logado, não será relevante para o processamento, em outras palavras, o sistema listará todos os colaboradores e seus dependentes que não tiveram a movimentação de transferência entre empresas geradas com sucesso.
Na especificidade dos colaboradores, somente será possível realizar o processamento no contexto Coletivo, para aqueles que possuírem pelo menos uma associação que atenda às seguintes premissas:
Associações que não tiveram a movimentação de transferência entre empresas geradas corretamente, independente da empresa logada;
Associações cujas movimentações não foram enviadas ao fornecedor, através da geração de arquivos;
Associações cujo colaborador ligado à mesma não esteja em situação do tipo Rescisão.
Para realizar a parametrização no contexto Coletivo, selecione os funcionários desejados, para saber como, clique aqui. Em seguida, informe um período, que não poderá ser superior a 30 dias, para que o sistema liste as movimentações que deverão ser reprocessadas.
Para verificar os beneficiários que possuem movimentações que ainda não foram geradas clique em Emitir Beneficiários. Ao clicar em Processar, serão efetivadas as transferências pendentes.
Atenção
Ao clicar em Emitir Beneficiários será criada a tarefa 1 - Gerador de relatórios, na funcionalidade Tarefas em Processamento.
Ao clicar em Processar será criada a tarefa 15 - Transferência de benefícios entre empresas, na funcionalidade Tarefas em Processamento.
As movimentações serão listados conforme intervalo de datas e parâmetros informados.
Para que os benefícios a serem transferidos sejam listados, o sistema validará se, antes da transferência entre empresas, haviam sido realizadas todas as parametrizações necessárias, sendo elas:
Regra de Mudança do tipo Transferência entre Empresas;
Compartilhamento dos benefícios entre as empresas origem e destino, através da funcionalidade Habilitações de Empresas por Funcionalidades.
Caso contrário, os benefícios não serão listados e disponibilizados para o reprocessamento.
Caso o operador opte por processar a transferência de forma manual, o sistema efetuará as movimentações de benefícios que não foram geradas para os colaboradores e os dependentes/agregados transferidos.
Para confirmar a parametrização realizada, clique no botão Gerar.
Atenção
As informações supracitadas são válidas para todos os beneficiários: colaboradores, dependentes e agregados, tanto no contexto Individual quanto no Coletivo.