Através dessa funcionalidade, cadastre as contas contábeis que posteriormente serão relacionadas aos eventos.
Atenção
A funcionalidade Conta Contábil somente estará disponível caso na funcionalidade Configuração da Conta Contábil houver uma parametrização cadastrada. Sendo que o Tamanho do Código, Máscara, Tamanho da Descrição e a utilização do Complemento de Contas, da mesma forma são parametrizados na funcionalidade Configuração da Conta Contábil.
Na Lista de Contas Contábeis, é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais, clique aqui. Sendo que a Lista de Contas Contábeis é dividida em duas partes:
Configuração Atual - Contas contábeis válidas para a Configuração da Conta Contábil da vigência corrente.
Configuração Histórica - Contas contábeis com configuração histórica, que não utilizam a Configuração da Conta Contábil da vigência corrente.
Para cadastrar uma nova visibilidade, clique em
(Novo).
Informe o Código e a Descrição que irão identificar a conta contábil que está sendo cadastrada.
O Complemento de contas permite que parte do Código da
conta possua um
Prefixo ou Sufixo que identifique alguma característica
específica.
Para adicionar utilizar um Complemento de contas, clique sobre o botão e selecione o complemento desejado.
Para
remover um complemento adicionado a uma conta, basta clicar sobre o botão
do item desejado.
Atenção
A opção Complemento de contas somente estará disponível caso na funcionalidade Configuração da Conta Contábil esteja parametrizado a utilização do Complemento de contas através da respectiva opção.
Os Complementos de Contas devem ser previamente cadastrados na respectiva funcionalidade.
Exemplo
Na Empresa Demonstração LTDA, foi criada a Conta Contábil Salários, sendo que para identificação do Estabelecimento ao qual a conta Salário pertence foi adicionado um Complemento de Contas com um prefixo que identifica cada estabelecimento.
Na funcionalidade Complemento de Contas foi criado o Prefixo para ser o complemento que identifica cada estabelecimento.
![]()
No cadastro da Conta Contábil foi associado o Complemento de Contas para o Conceito Estabelecimento.
![]()
Ao realizar a geração do arquivo contábil (conforme o layout utilizado), o número das contas serão apresentados contendo o Complemento de Contas associado.
![]()
Ativar/Inativar um cadastro faz com que o mesmo fique ou não disponível para uso nas funcionalidades em que é utilizado. Por padrão o status do novo cadastro estará como Ativo, sendo necessário informar uma Data para o início da vigência das informações. Sempre que ocorrer alterações, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá o histórico de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
• Ao alterar algum dado da conta contábil e informar uma nova Data, inicia-se uma nova vigência e encerra o período anterior.
![]()
• Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da configuração desde a sua criação.
Para gravar o cadastro, clique sobre o botão
(Salvar),
ou e se preferir salvar e iniciar um novo cadastro clique sobre o
botão
(Salvar e
Novo).
Caso deseje cancelar o cadastro que esta sendo realizado, clique sobre o botão (Cancelar).
É possível reaproveitar os dados do cadastro para facilitar a criação de um novo semelhante.
Para isso,
clique sobre o botão (Duplicar).
Para excluir o cadastro, clique sobre o botão (Excluir).
É possível realizar a exclusão dos registros de maneira coletiva por meio de importação. Para
isso,
clique sobre o botão (Exclusão coletiva).