Através dessa funcionalidade cadastre Prefixos e Sufixos que serão utilizados no cadastro de Contas Contábeis, estes que podem ser utilizados para facilitar a identificação de contas contábeis que pertençam ao um mesmo Conceito.
Exemplo
Na Empresa Demonstração LTDA, foi criada a Conta Contábil Salários, sendo que para identificação do Estabelecimento ao qual a conta Salário pertence foi adicionado um Complemento de Contas com um prefixo que identifica cada estabelecimento.
Na funcionalidade Complemento de Contas foi criado os seguintes Prefixos para serem complementos que identificam cada estabelecimento.
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No cadastro da Conta Contábil foi associado o Complemento de Contas para o Conceito Estabelecimento.
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Ao realizar a geração do arquivo contábil (conforme o layout utilizado), o número das contas serão apresentados contendo o Complemento de Contas associado.
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Na Lista de Complemento de Contas, é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais, clique aqui. Sendo que a Lista de Complemento de Contas é dividida em duas partes:
Configuração Atual - Complemento de contas válidos para a Configuração da Conta Contábil da vigência corrente.
Configuração Histórica - Complemento de contas com configuração histórica, que não utilizam a Configuração da Conta Contábil da vigência corrente.
Para cadastrar uma nova visibilidade, clique em
(Novo).
Selecione qual Conceito será utilizado como complemento e preencha as colunas Prefixo, Sufixo e/ou Posicionado com o respectivo complemento desejado, sendo que deve-se informar no campo Posição em qual local será inserido o conteúdo do campo Posicionado.
Ativar/Inativar um cadastro faz com que o mesmo fique ou não disponível para uso nas funcionalidades em que é utilizado. Por padrão o status do novo cadastro estará como Ativo, sendo necessário informar uma Data para o início da vigência das informações. Sempre que ocorrer alterações, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá o histórico de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
• Ao alterar algum dado e informar uma nova Data, inicia-se uma nova vigência e encerra o período anterior.
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• Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da configuração desde a sua criação.
Para gravar o cadastro, clique sobre o botão
(Salvar),
ou e se preferir salvar e iniciar um novo cadastro clique sobre o
botão
(Salvar e
Novo).
Caso deseje cancelar o cadastro que esta sendo realizado, clique sobre o botão (Cancelar).
Para excluir o cadastro, clique sobre o botão (Excluir).