Acessibilidade
Através dessa funcionalidade é possível parametrizar as regras que serão consideradas na Contabilização.
Na Lista de Configurações de Contabilização é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais clique aqui.
Para cadastrar uma nova visibilidade, clique em (Novo).
Informe o Código e Descrição que identifique a configuração que está sendo cadastrada. Caso o Código não seja informado, será gerado automaticamente pelo sistema em ordem sequencial.
Selecione o arquivo .FPR que será utilizado como Leiaute do arquivo contábil que será gerado na funcionalidade Contabilização.
Atenção
O arquivo .FPR selecionado como Leiaute, deve ser previamente publicado através da funcionalidade Configurações de relatórios para o Produto Interface Contábil.
Para que os dados contábeis sejam gerados:
Mesmo que não existam eventos associados a alguma conta contábil na funcionalidade Eventos por Conta Contábil, marque o indicador Mesmo quando não houver eventos associados às contas contábeis.
Mesmo que a soma dos valores das contas de Débito seja diferente da soma dos valores das contas de Crédito, marque o indicador Mesmo quando os valores de débito e crédito forem diferentes.
Considerando as contas de débito e crédito associadas ao evento rateado para o tomador de serviço, marque o indicador Considerando os eventos rateados para o tomador de serviços.
Exemplo - Indicador Considerando os eventos rateados para o tomador de serviços
Considere o exemplo abaixo, com as seguintes configurações:
Com as considerações acima, ao realizar a contabilização do Colaborador José com o indicador habilitado, a contabilização ficará da seguinte forma:
Informe no campo Dias para expiração a quantidade de dias a ser considerada para a exclusão da Contabilização no banco de dados.
Atenção
Por padrão será considerado no preenchimento do campo Dias para expiração o prazo máximo permitido de 60 dias (2 mêses).
Desprezar na referência: para desconsiderar da geração do arquivo contábil (Contabilização) ocorrências de transferência cadastradas no período de geração clique sobre o botão e escolha os conceitos que deseja desprezar dentre: Cargo comissionado, Cargo efetivo, Centro de Custo, Escala, Estabelecimento e/ou Natureza Profissional.
Transferir valores: caso existam ocorrências de transferência para os colaboradores é possível transferir os valores acumulados clicando no botão e adicionando tais conceitos. Para transferir os valores acumulados na origem para o destino após a Contabilização (geração do arquivo) marque a opção Efetuar estorno.
Caso queira remover qualquer conceito das opções Desprezar na referência ou Transferir valores, basta clicar sobre o botão .
Para gravar o cadastro, clique sobre o botão (Salvar), ou e se preferir salvar e iniciar um novo cadastro clique sobre o botão (Salvar e Novo).
Caso deseje cancelar o cadastro que esta sendo realizado, clique sobre o botão (Cancelar).