Através dessa funcionalidade realize a geração do arquivo contábil contentando todas as informações conforme parametrizações das funcionalidades Configuração de Contabilização, Eventos por Conta Contábil e Lançamento de Rateio.
Atenção
A geração da Contabilização será excluída do banco de dados com base na quantidade de dias informada no campo Dias para Expiração da funcionalidade Configuração de Contabilização.
Caso, seja necessário obter os dados de uma referência que foi excluída será possível processar a referência novamente.
A tela de aterrissagem da funcionalidade mostra todas as Contabilizações já cadastradas, que estão organizadas nas guias Processados e Agendados.
Ainda na tela de aterrissagem serão exibidas apenas as contabilizações em que todas as empresas nelas contidas estejam visíveis ao operador, ou seja, caso o operador não tenha permissão para uma das empresas processadas naquela determinada contabilização, a mesma não será exibida na tela de aterrissagem, tanto na aba Processados quanto na aba Agendados.
Todas as capacidades do Serviço de geração do arquivo contábil V2, só retornarão registros, conforme a visibilidade do operador
Na guia Processados estão todas as Contabilizações cujo processamento já tenha ocorrido, juntamente com as os dados: Código, Descrição, Data/Hora do Processamento, Total Débito, Total Crédito, Processamento, Status e Opções.
A coluna Opções está relacionada à conferência da Contabilização, que é realizada através da tela Informações para Conferência. Para realizar a operação de conferência é necessário conceder permissão ao operador na funcionalidade Configurar Permissões.
Na guia Agendados estão listadas as Contabilizações que ainda não foram processadas, juntamente com as informações: Código, Descrição e Status.
Para cadastrar uma nova Contabilização clique em (Novo) e preencha os campos para definir a configuração
de
processamento da folha
de Contabilização.
Informe a Descrição para a Contabilização, de modo que toda contabilização realizada para a descrição definida, seja armazenada a mesma e fique históricos de processamentos salvos. Dessa forma, as rotinas mensais de processamento de folhas de contabilização poderão ser realizadas em cima da própria Contabilização pré existente.
Através do campo Configuração selecione a(s) Configuração(ões) de Contabilização cadastrada(s) previamente que será(ão) utilizada(s) para geração do(s) arquivo(s) contábil(eis).
Informe a Referência de emissão desejado para a contabilização.
Atenção
Caso utilize o Agendamento da contabilização o campo Referência ficará desabilitado e a geração irá considerar a referência do mês do processamento para todas as Empresas que estão sendo contabilizadas.
Adicione qual(is) Folha(s) e Tipo(s) de
lançamento
será(ão) considerada(s) na contabilização, selecionando-as e clicando sobre o botão .
Atenção
A opção Tipo de lançamento somente estará disponível caso houver pelo menos um Tipo de Lançamento cadastrado.
Através da opção Gerar arquivo sem ratear os valores, selecione se o arquivo será gerado considerando ou não o Lançamento de Rateio.
Atenção
A opção Gerar arquivo com base nos dados já gravados somente estará disponível caso houver pelo menos uma Configuração do Rateio cadastrada.
A contabilização pode ser realizada com base nos dados gravados anteriormente, para isso selecione a opção Gerar arquivo com base nos dados já gravados.
Exemplo
Considerando que foi realizada toda a parametrização do leiaute, da configuração de contabilização, e gerado o arquivo. E por algum motivo, for necessário alterar algum campo no leiaute, o operador pode utilizar a opção Gerar arquivo com base nos dados já gravados, para que, ao realizar a contabilização (geração de arquivo) novamente, seja contemplado apenas a alteração realizada no leiaute, não sendo necessário processar tudo novamente.
Quando a opção Desprezar os já emitidos for selecionada, serão obtidos todos os valores que atendam aos filtros e serão desprezado aqueles que já tiverem sido enviados/processados na referência informada.
Para habilitar a conferência uma Contabilização marque a opção Enviar para
conferência.
Após o cadastro da Contabilização será apresentado na tela de aterrissagem o botão
que direciona o operador à tela
Informações para
Conferência.
Através do indicador Execução Agendada, informe se o arquivo será gerado de forma automática, ou não, parametrizando o seu agendamento através das opções:
Periodicidade - informe nessa opção, a frequência com que o Agendamento deverá ser realizado, estando disponíveis: Semanalmente ou Mensalmente.
Iniciar em - informe nessa opção a Data / Hora em que será íniciado o primeiro processamento da Contabilização Agendada.
Expirar em - informe nessa opção a Data / Hora em que o processamento será encerrado.
É possível acompanhar o progresso das Contabilizações, na tela de aterrissagem através das seções Processadas e Agendadas, dispostas da seguinte maneira:
Processadas: nesta seção serão apresentadas todas as Contabilizações com processamento já concluído, de forma Manual ou Automática - (Agendadas).
Agendadas: Nesta seção serão apresentadas todas as Contabilizações Agendadas.
Atenção
As Contabilizações Agendadas, no dia da sua execução, serão apresentadas apenas no Monitor de tarefas do operador responsável pelo agendamento.
Conforme o leiaute selecionado para emissão na Configuração de Contabilização, poderão ser selecionados os parâmetros para emissão do relatório.
Para realizar a emissão do arquivo contábil, clique sobre o botão . O processamento da contabilização
é
realizado no gerenciador de
Tarefas da Suíte Gen.te, acessado no canto superior direito da tela através
do ícone
, onde também é
possível
acompanhar o
andamento da contabilização.
Caso a Configuração de Contabilização selecionada no
campo
Contabilização, for do tipo Banco de dados, ao realizar a
geração do
arquivo, clicando sobre o botão,
será
apresentada a tela Exclusão de Informações do Banco de Dados, permitindo
informar
através do campo Conteúdo, quais informações serão excluídas/substituídas
do
banco de dados. A contabilização será realizada com as informações existentes na base de
dados,
sendo estas não excluídas, mesmo existindo informações no campo Conteúdo,
caso utilizado o botão
.
Já caso utilizado o botão
todas as informações contidas no campo Conteúdo, serão removidas da base de dados, conforme
as
Chaves e valores informados e em seguida, serão processadas na contabilização
(geração do arquivo contábil).
É possível realizar a exclusão dos registros de maneira coletiva por meio de importação. Para
isso,
clique sobre o botão (Exclusão coletiva).
Atenção
As ocorrências de transferência serão desconsideradas na referência atual caso a opção Desprezar na referência seja selecionada na Configuração da Contabilização. As informações a serem utilizadas na contabilização, referentes ao conceito selecionado, serão aquelas que ocorreram antes das transferências realizadas no mês de referência da contabilização.
Exemplo
Considerando a referência do sistema em 09/2017, temos o colaborador João Silva, que trabalhava associado a escala E1. No dia 01/09/2017, o João Silva foi transferido para a escala E2, e no dia 15/09/2017 foi transferido para a escala E3.
![]()
Caso as ocorrências de transferência das escalas sejam desprezadas, na contabilização será considerada a escala E1.
![]()
Caso as ocorrências sejam consideradas na contabilização, irá prevalecer a escala E3.
![]()
Atenção
Quando na Configuração de Contabilização houver pelo menos um item adicionado para a opção Transferir Valores e houver mudanças entre algum desses conceitos (Cargo Comissionado, Cargo Efetivo, Centro de Custo, Escala Estabelecimento e/ou Natureza Profissional) serão transferidos os valores, conforme conceito(s) determinado(s).
Sendo que caso algum conceito seja selecionado para a transferência de valores, e não houver quaisquer ocorrências de transferências para o colaborador, ao realizar a contabilização será considerado o conceito atual do colaborador.
Quando uma conta for do tipo débito na origem, ao realizar a transferência de valores, o tipo da conta é invertido no destino, ou seja, quando débito na origem, passa a ser crédito no destino e vice-versa.
Exemplo
Considere a seguinte Transferência de Valores:
Estabelecimento (E1 - Origem / E2 - Destino)
Conta Contábil Crédito: CC1
Evento: 5 - Salário
Valor do Evento: R$: 2.000,00
Na origem (E1), será creditado R$: 2.000,00 para o evento 5 - Salário, na conta contábil CC1, já no destino E2, será debitado o mesmo valor na conta CC1.
Destino: CC1 - 5 - E2 - 2000 - Débito
Origem: CC1 - 5 - E1 - 2000 - Crédito
Sendo que, o estabelecimento atual no destino é o E2.
Atenção
Quando na funcionalidade Eventos por Conta Contábil, a opção Lançar possuir alguma informação selecionada, na contabilização essa informação será considerada, permitindo que o lançamento utilize valores diferentes dos que foram informados para o colaborador, esses novos valores serão obtidos por meio do campo Fixo, informado na funcionalidade Eventos por Conta Contábil.
Após definir as configurações clique no botão
(Salvar). Caso necessário, é possível duplicar um cadastro já existente clicando no
botão
(Duplicar).