Através dessa tela é possível visualizar de forma detalhada as informações dos processamentos realizados.
Inicialmente as tarefas processadas serão apresentadas na seção Resumo e em Gráfico. Podendo ser alterado para Lista.
O Tipo de Arquivo funciona como filtro que, inicialmente apresenta o item que foi selecionado, mas possibilita a seleção dos demais tipos de arquivo que foram processados.
Atenção
Serão exibidos os arquivos cujo operador possuir visibilidade.
Ao clicar sobre o nome do arquivo, o mesmo é direcionado para a seção Detalhamento conforme o Status do seu processamento:
Inconsistentes - arquivos que durante o processamento tiveram as informações incompatíveis com as regras estabelecidas no leiaute do eSocial. Para que os arquivos saiam deste status, é necessário realizar os ajustes encontrados, no produto e funcionalidade que origina a informação e executar o reprocessamento. Para saber mais sobre o reprocessamento, clique aqui.
Ao realizar o Detalhamento das Inconsistências através da opção Inconsistentes e/ou nas exportações em CSV, constará a informação do tipo de ambiente utilizado no detalhamento das Inconsistências para facilitar a identificação do ambiente no qual a Inconsistência ocorreu.
Inconsistentes - Arquivos Externos - este status é atribuído somente para arquivos que foram gerados a partir da integração com outros sistemas, conforme parametrização realizada na funcionalidade Configuração da Origem dos Dados. Serão considerados aqui, os arquivos externos que após o envio ao ambiente nacional do eSocial estejam incompatíveis as regras estabelecidas no leiaute do eSocial.
Reprocessados - quando é encontrada alguma inconsistência em um arquivo é necessário realizar os ajustes e executar o reprocessamento para que suas informações possam ser atualizadas. Ao executar essa ação, os arquivos Inconsistentes terão seu status alterado para Reprocessado, possibilitando assim o seu reenvio.
Ignorados - o status ignorado poderá ser atribuído a um arquivo pelo próprio usuário ou pelo sistema, para as situações abaixo:
- Após o término do processamento/reprocessamento dos registros inconsistentes e estes forem Ignorados, serão apresentados com este status. O arquivo também pode ser ignorado quando estiver com status de Erros de conexão ou Pendentes.
Exemplo
O operador do sistema executou a tarefa considerando as informações do empregador. Após a execução da tarefa, foi gerado o arquivo que ficou com status Aguardando Conferência. Porém, o operador verificou que a CNAE do empregador estava incorreta e ignorou este evento gerado para ajustar a informação. Depois que o arquivo foi ignorado, o status do registro será atualizado para Ignorado e será exibido na lista de arquivos Ignorados.
- Durante o reprocessamento de arquivos inconsistentes, caso as informações referentes ao registro não forem encontradas, por terem sido excluídas ou por terem sua data de vigência excluída, estes registros ficarão com status Ignorado.
Exemplo
Considerando uma tarefa para envio do registro de informações do empregador, há um registro de empregador com duas vigências cadastradas, a primeira em 01/2018 e a segunda em 06/2018. Os dois registros deste empregador foram enviados ao ambiente nacional do eSocial, o primeiro registro foi aceito com sucesso e o segundo retornou inconsistente, alegando que o FAP do empregador não é válido.
O operador do sistema corrigiu a informação com um FAP válido, só que foi excluída a vigência 06/2018 e foi criada uma nova vigência em 07/2018.
Após a correção, o operador efetuou o reprocessamento do arquivo inconsistente, mas como efetuou a exclusão do registro com vigência em 06/2018, o registro dessa vigência não será identificado, atribuindo neste caso o status de Ignorado para este registro.
Para que o novo registro de 07/2018 seja enviado, o operador terá que executar a tarefa para que o novo registro de inclusão seja enviado.
- Durante o reprocessamento dos arquivos inconsistentes, caso os dados referentes ao registro inconsistente processado tenham sido gerado após sua exclusão e for identificado que houve uma inclusão com as mesmas informações específicas do registro excluído, será atribuído o status Ignorado para este arquivo inconsistente processado.
Exemplo
Considerando uma tarefa para envio do registro de informações do empregador, há um registro de empregador com duas vigências cadastradas, a primeira em 01/2018 e a segunda em 06/2018. Os dois registros deste empregador foram enviados ao ambiente nacional do eSocial, os dois registros enviados e aceitos com sucesso.
Posteriormente o operador do sistema efetuou a exclusão da vigência em 06/2018, fazendo com que quando a tarefa seja processada gere inconsistência das informações.
Antes de efetuar o reprocessamento deste arquivo gerado com inconsistência, o operador criou uma nova vigência para este empregador, mas com a mesma data que tinha sido excluída em 06/2018.
Então o operador efetua o reprocessamento do arquivo inconsistente, mas não será encontrada a vigência que tinha sido excluída. Já que há uma nova vigência cadastrada na mesma data em 06/2018.
Atenção
Caso o registro esteja com status Ignorado, ele não poderá executar nenhum processo através do detalhamento da execução. Neste caso, deve-se efetuar novamente a execução da tarefa.
Aguardando Conferência - são listados os arquivos que são configurados para Processar e Aguardar para Conferência no Cadastro da Tarefa. Assim, os arquivos ficam pendentes após o término do processamento da execução da tarefa ou do reprocessamento dos arquivos inconsistentes para que o usuário possa fazer a validação das informações antes do envio.
Prontos para Envio - o status será atribuído quando o sistema estiver processando o envio do arquivo para o ambiente nacional do eSocial (Governo). Se o envio for efetuado com sucesso, o status do arquivo será alterado para Enviado. Se houver uma falha na conexão, o status do arquivo será alterado para Erros de Conexão e se o Governo retornar uma inconsistência o status será alterado para Inconsistente.
Erros de Conexão - esse status é atribuído quando há erro de comunicação durantes o envio do arquivo para o ambiente nacional do eSocial (Governo).
Enviados - esse status é atribuído quando o arquivo já foi transmitido para o ambiente nacional do eSocial (Governo) e está sendo aguardado o retorno (Aceito ou Inconsistente).
Falha na Consulta - esse status é atribuído quando o arquivo já foi transmitido para o ambiente nacional do eSocial (Governo), mas não houve sucesso na consulta por obtenção do retorno. Os arquivos com falha na consulta são reconsultados automaticamente por 10 vezes.
Aguardando Precedência - através dessa guia é possível o operador verificar quais os arquivos estão aguardando o retorno do Ambiente Nacional do eSocial considerando as regras de precedências definidas pelo governo. Para entender as precedências entre os arquivos, clique aqui.
Aceitos - esse status é atribuído quando o arquivo é recepcionado pelo Ambiente Nacional do eSocial e o Governo tenha disponibilizado o número do Recibo.
É possível ordenar os registros listados em todos os itens (Aceitos, Duplicados, Enviados, Erros de Conexão, Falha na Consulta, Ignorados, Inconsistentes, Inconsistentes - Arquivos Externos, Pendentes, Prontos para Envio e Reprocessados) de forma crescente ou decrescente. Para isso, clique sobre a coluna que desejada, assim os arquivos serão agrupados em ordem crescente. Se desejar ordenar os arquivos em ordem decrescente, dê
Para as seções Inconsistentes, Inconsistentes Arquivos Externos, Reprocessados, Ignorados, Aguardando Conferência, Prontos para Envio, Erros de Conexão, Enviados, Falha na Consulta e Aceitos é apresentada uma lista de inconsistências de avisos, erros ou restrições, contendo as seguintes informações:
Código da inconsistência;
Localização da inconsistência;
Tipo da inconsistência;
Mensagem de inconsistência: É apresentada uma mensagem de erro ou aviso encontrada durante a validação;
Módulo/Função: É apresentado o módulo e/ou Função de origem da informação validada;
Campo: origem da informação validada;
Ação: o que deve ser feito para ajustar a informação com erro ou aviso.
Atenção
Somente os arquivos Consistentes ou com inconsistências do tipo Aviso poderão ser liberados para serem enviados ao eSocial. Para isso, selecione o(s) arquivo(s) desejado(s) e clique sobre o botão Liberar. Dessa forma, o status desse arquivo será alterado para Pronto para Envio. Outra forma de liberar arquivos é selecionar o(s) arquivo(s) desejado(s), em seguida, clicar com o botão direito sobre o(s) mesmo(s) e selecionar o item Liberar.
Se desejar atualizar as informações do detalhamento da execução, clique sobre o botão Atualizar.
Atenção
Caso a atualização seja feita com os Tipos de Arquivos selecionados, as informações serão atualizadas e será mantida a seleção.
Caso a atualização seja feita com os Tipos de Arquivos não selecionados, será realizada a atualização das informações. No entanto, após isso, será apresentada na seção Resumo.
É possível que os arquivos XMLs gerados com qualquer status, exceto os Duplicados e/ou Inconsistentes, sejam visualizados conforme o layout definido pelo eSocial (Governo). Para isso, clique sobre o arquivo desejado, em seguida, sobre o botão Detalhar.
Exemplo
Foi efetuado o processamento do arquivo XML contendo as informações do Empregador/Contribuinte. Quando for selecionado o detalhamento desse arquivo, o mesmo será apresentado conforme as especificações do layout do Empregador.
Atenção
É possível visualizar o detalhamento de apenas um registro por vez. Dessa forma, se selecionado mais de um registro, será apresentado o detalhamento apenas do primeiro item selecionado.
É possível realizar a liberação de todos os arquivos que estejam Aguardando Conferência, basta clicar no botão Liberar todos. Caso deseje desconsiderar as Inconsistências apontadas em todos os arquivos, clique em Ignorar todos.
Através do botão Exportar, é possível extrair para um arquivo, as informações do detalhamento da execução.