Através desta funcionalidade, é possível realizar a verificação por meio de comparação dos arquivos físicos com os arquivos anteriores e assim identificar quais dados foram incluídos ou retificados, na geração do arquivo, facilitando o entendimento do operador e gestão das entregas.
Para que seja realizada as verificações na tela Motivos de Geração dos Arquivos preencha os filtros de seleção da seguinte forma:
Marque a opção Considerar as execuções da tarefa, caso queira selecionar uma tarefa específica. Em seguida selecione o ID correspondente a tarefa informada.
Atenção
Quando desmarcada a opção Considerar as execuções da tarefa, o campo: Intervalo de busca é de preenchimento obrigatório. Caso contrário, o campo será desabilitado e o sistema passa a obrigar o preenchimento da tarefa e seu respectivo ID.
No campo Grupo de arquivos, indique a opção Todos ou grupo específico. Caso seja selecionado um grupo específico, no campo Tipo de Arquivo serão listados os arquivos correspondentes ao grupo selecionado. Posteriormente selecione o Status.
Selecione o Tipo de Ambiente, podendo ser: 1 - Produção, 2 - Produção Restrita ou 3 - Homologação.
Informe um motivo no campo Descrição do motivo, esse campo é obrigatório e caso ocorra uma exportação das comparações de forma coletiva, será gerada uma pasta com o nome da descrição do motivo e dentro dessa pasta será gerado o arquivo em CSV para cada leiaute do e-Social considerado na tarefa.
No campo Intervalo de busca informe a data Inicial e Final, este campo só estará habilitado caso a opção Considerar as execuções da tarefa, estiver desmarcada.
O intervalo de busca informado deverá ser um intervalo de data que compreende a data do evento, e não poderá ser confundido com intervalo de datas de execução da tarefa.
Exemplo
Se em 01/2018 foi realizada uma inclusão de um empregador (S-1000), porém a tarefa foi executada apenas no mês 11/2019, caso o empregador desejar identificar o motivo da geração do arquivo, o intervalo de busca deverá considerar o período de 01/2018. Caso contrário o sistema não irá encontrar a tarefa para gerar as comparações.
Quando utilizamos intervalo de busca nos filtros, o sistema faz imediatamente a comparação do arquivo selecionado com arquivo anterior ao período de busca informado.
Exemplo
Caso existam eventos gerados do arquivo S-1000 com datas de 01/2018, 02/2018 e 03/2018. Se for selecionado o período 02/2018 à 03/2018, o sistema fará a comparação do arquivo de 01/2018 com 02/2018 e depois realizará a comparação do 02/2018 com o de 03/2018.
Para concluir, clique em Processar.
As informações serão disponibilizadas em uma lista, arquivo por arquivo. Nela é possível visualizar todas as comparações realizadas dos arquivos, conforme filtros selecionados.
Para visualizar o histórico de todas as informações geradas de um determinado arquivo, selecione
o mesmo em seguida clique em
(Detalhar).
O detalhamento do arquivo será apresentado com as seguintes informações:
Código da Empresa
Código do Empregador
Data e Hora do Motivo
Tipo de Ambiente
Códigos das Tarefas Comparadas
Ação
IDs das Execuções Comparadas;
IDs dos Eventos Comparados
Vigência/Período de Apuração/Data do Arquivo Comparados
Identificador do Evento:
Campo alterado
Conteúdo anterior
Conteúdo novo
Todas as comparações são armazenadas e somente serão excluídas, caso o operador realize a exclusão através do botão Excluir.
É possível exportar as informações da lista em um arquivo com o formato CSV, para isso, basta clicar em Exportar Detalhamento dentro do arquivo desejado.