Através desta funcionalidade é possível realizar a conferência dos valores dos arquivos de retorno S-5001 - Informações das Contribuições Sociais Consolidadas por Trabalhador, S-5002 – Imposto de renda retido na fonte por trabalhador, S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador, S-5011 – Informações das Contribuições Sociais Consolidadas por Contribuinte, S-5012 - Imposto de Renda Retido na Fonte Consolidado por Contribuinte, S-5013 - Informações do FGTS consolidadas por contribuinte e S-5501 – Informações Consolidadas de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista enviado pelo eSocial. Esta funcionalidade facilita como um todo o processo de comparação entre os dados que constam no ambiente do governo e os que constam na folha de pagamento.
A janela permite realizar filtros por colaborador, por período de apuração e tipo de ambiente.
O Indicador de competência aberta ou fechada verifica se há um S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos aceito e não há nenhum S-1298 - Reabertura dos Eventos Periódicos enviado para a mesma competência sem um S-1299 posterior. Caso positivo, será indicado que a competência está Fechada, do contrário, indicará que está Aberta.
No Total do INSS deverá ser preenchido considerando o último S-5011 gerado e aceito no eSocial, independente se a competência está reaberta, o valor calculado deve ser obtido do campo Valor Total Calculado da tabela Retorno Contribuinte Consolidadas e o valor descontado deve ser obtido do campo Valor Total Descontado da tabela Retorno Contribuinte Consolidadas.
O Total do IRRF o valor será apresentado considerando o último S-5012 retornado pelo eSocial.
E o Total do FGTS deverá ser preenchido considerando o último S-5013 gerado e aceito no eSocial, independente se a competência está reaberta.
No campo Arquivos de Retorno estarão disponíveis os seguintes valores:
A seleção de cada valor influência nos dados a serem carregados. Abaixo está descrito a origem de cada leiaute.
As opções Quebrar por serão habilitadas após a seleção do campo Arquivos de Retorno:
Estabelecimento - será habilitado para todos os arquivos de retorno.
Lotação tributária - será habilitado para todos os arquivos de retorno.
Funcionário - será habilitado apenas quando a seleção do Arquivo de Retorno for S-5001, S-5002 ou S-5003. Quando selecionado as demais quebras também devem ser selecionadas automaticamente.
Código de receita/Tipo valor - será habilitado para todos os arquivos de retorno.
Atenção
Caso tenha ocorrido processamento de arquivo de remuneração externo (informado na funcionalidade Configuração da Origem de Dados). Ao realizar o Filtro de seleção no relatório S-5001, o sistema retornará o colaborador que está sendo filtrado e todos os colaboradores que constarem no arquivo externo, independentemente do filtro realizado.
Atenção
Ao selecionar o arquivo de retorno S-5011 e S-5013 a opção Ocultar funcionários que estão com o valor da contribuição do segurado igual a descontada na folha e o Filtro de seleção
ficarão indisponíveis para marcação.
Ocultar funcionários que estão com valores da contribuição do segurado igual a descontada na ficha - esta opção já está aplicada na geração dos arquivos e deve ser continua a ser aplicada. Se o valor de contribuição do segurado for igual ao descontado, o funcionário deve ser omitido do leiaute, para o caso do S-5001, S-5002 ou S-5003.
Ocultar códigos de receita sem valores – ao selecionar essa opção, os códigos de receita ou tpValor sem valores devem ser omitidos da geração. Se desmarcada, os códigos de receita e tpValores são emitidos mesmo sem valores. Este campo estará habilitado para todos os arquivos de retorno.
Emitir o motivo do cálculo retroativo – ao selecionar esta opção e a folha retificadora estiver selecionada, o sistema deverá obter o motivo do cálculo associado e apresentará o último campo do relatório.
Apresentar dados do processamento – ao selecionar esta opção, os campos Data do Processamento, Hora do Processamento, ID da Execução, Tipo de Ação, Status do Registro, Ambiente e Tipo do Retorno serão apresentados, do contrário não estarão no arquivo. Esse campo estará habilitado para o arquivo S-5501.
Apresentar dados do empregador sucedido – ao selecionar esta opção, os campos Tipo de Inscrição do Empregador Sucedido, Número de Inscrição do Empregador Sucedido, Matrícula do Funcionário no Empregador Sucedido e Data do Vínculo no Primeiro Empregador serão apresentados, independente se há ou não valores, do contrário não estarão no arquivo. Esse campo estará habilitado apenas para o arquivo S-5001.
É possível adicionar eventos para que sejam gerados juntos aos arquivos de retorno S-5001, S-5011 e S-5013, possibilitando a conciliação dos valores obtidos pelo eSocial e da Folha.
Por meio do Perfil de Eventos Selecionados, é possível criar e salvar um perfil com eventos a serem utilizados ao gerar o arquivo de retorno.
Ao clicar no botão  
, será
disponibilizada uma tela para informar o diretório
da gravação do arquivo .CSV.
Exemplo
O arquivo de retorno S-5001 foi gerado, e através do arquivo .CSV é possível comparar os valores obtidos pelo eSocial com os calculados pela Folha. Abaixo segue um exemplo da comparação decorrente da Base de Cálculo:
![]()
Como visto no exemplo, a comparação dos valores da Base de Cálculo permite ao operador visualizar as diferenças nos valores apurados.
Para os casos em que a opção Ocultar funcionários que estão com valor da contribuição do segurado igual a descontada na folha estiver selecionada, serão desconsiderados para visualizar na tabela, os colaboradores que possuirem todos os valores base iguais.