Através dessa funcionalidade cadastre o Motivo utilizado na funcionalidade Cálculo Retroativo que servirá como justificativa do cálculo.
Na lista de motivos do cálculo retroativo, é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais clique aqui.
Para realizar uma novo cadastro, clique em
(Novo).
Por padrão o motivo do cálculo retroativo estará como Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência da linha. Se desejar, altere a Data e o Status. Sempre que ocorrerem alterações na linha, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá os históricos de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
Ao alterar algum motivo do cálculo retroativo e informar uma nova Data, inicia-se um novo período histórico que encerra o período anterior.
![]()
Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte do motivo desde a sua criação.
Informe o Código e Descrição que identifique o motivo a ser cadastrado. Quando o Cálculo Retroativo for em decorrência de acordo, o Motivo correspondente deve ser associado a um Tipo de Acordo. Os tipos são divididos nas seguintes categorias:
A - Acordo Coletivo de Trabalho;
B - Legislação Federal, Estadual, Municipal ou Distrital;
C - Convenção Coletiva de Trabalho;
D - Sentença Normativa - Dissídio;
E - Conversão de Licença Saúde em Acidente de Trabalho;
F - Verbas de natureza salarial ou não salarial devidas após o desligamento;
G - Antecipação de diferenças de Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo.
I - Sentença Judicial (exceto reclamatória trabalhista)
Atenção
O Motivo do cálculo retroativo não poderá ser excluído caso exista associado a ele um Cálculo Retroativo ou Evento.
Para finalizar o cadastro, clique sobre o botão (Salvar).