Através deste procedimento especial é possível realizar a distribuição de valores entre os contratos ativos de um colaborador que pertence à uma ou mais empresa de um grupo de múltiplos vínculos. A forma de distribuição dos valores será de acordo com o tipo de cálculo.
Então, informe o Tipo de cálculo, conforme as opções: Proporcional, Residual, Principal por empresa e Principal por grupo de múltiplos vínculos.
Através do tipo de cálculo Proporcional o sistema irá apurar o valor de todos os contratos e apresentar o valor proporcionalizado do evento que foi indicado para ser proporcionalizado, no contrato que está sendo calculado. Para isso, durante a parametrização temos três informações importantes que são: evento com valor total considerando todos os contratos, o evento com valor total do contrato que está sendo calculado e o evento com valor que será proporcionalizado no contrato que está sendo calculado.
A proporcionalização do valor do evento indicado para ser proporcionalizado pode ser definida através do campo Forma de proporcionalização e as opções disponíveis são: Empresa ou Grupo de múltiplos vínculos.
Caso a opção escolhida seja Empresa, o sistema irá realizar a proporção entre os contratos da empresa que está sendo calculada. Se a opção for Grupo de múltiplos vínculos será realizada a proporção considerando todos os contratos de todas as empresas do grupo de múltiplos vínculos.
Informe o Evento com valor de todos os contratos que deseja utilizar. Lembrando que, esse evento deverá apresentar o valor de todos os contratos.
Defina o Evento com valor total do contrato calculado.
Indica o evento com o Valor total a ser proporcionalizado entre todos os contratos do colaborador.
Atenção
Durante o cálculo da proporcionalização, caso o percentual entre os contratos não apresente valores exatos, para garantir que 100% do valor foi proporcionalizado, um resíduo será adicionado em um dos contrato. A seleção do contrato que receberá o resído será feito de forma automática pelo sistema e depende da Forma de proporcionalização definida e da parametrização realizada em relação a utilização ou não do conceito de contrato principal definido no cadastro de grupo de múltiplos vínculos.
Exemplo
Suponhamos que foi realizada a proporcionalização de um valor entre três contratos, onde cada contrato fica com 33.33% do valor do evento proporcionalizado. O resíduo de 0.01% deverá ser adicionado em um dos contrato do colaborador. Considerando que:
Foi realizada uma divisão de valores entre três contratos, onde cada contrato ficará com 33.33% do valor do evento proporcionalizado. Para lançar o resíduo de 0.01% será avaliado a Forma de proporcionalização. Caso seja indicada a opção Empresa, o resíduo será adicionado no contrato principal da empresa, se a opção que indica a utilização do conceito de contrato principal, no cadastro do Grupo de múltiplos vínculos estiver selecionada. Caso no cadastro do Grupo de múltiplos vínculos, a opção de utilização do conceito de contrato principal esteja desmarcada, o resíduo será lançado no contrato de menor matricula. Caso a forma de proporcionalização estiver parametrizada por grupo e a empresa não utilizar o conceito de contrato principal por grupo, o sistema irá considerar a menor matricula e menor código da empresa.
Exemplo
Considere que o colaborador tenha três contratos C1, C2 E C3, Sendo 2 contratos na empresa 1 e 1 contrato na empresa 2. Essas empresas pertencem a um grupo econômico que concede um auxílio creche no valor de 500,00 que deverá ser proporcionalizado entre os 3 contratos, conforme o salário correspondente a cada contrato.
![]()
Então, para conseguir proporcionalizar o valor do auxílio creche devemos:
Criar um evento que irá receber o valor a ser proporcionalizado.
![]()
Criar do evento de PE 04 Origem 10 para buscar o valor do evento que será a referência para a proporcionalização em todos os contratos do grupo (nesse é o evento 5 - Salário). Conforme parametrização da imagem abaixo:
![]()
Criar um evento do tipo Fórmula que será a soma do evento de PE 04 Origem 10 do item anterior com o evento do próprio contrato que está sendo calculado.
![]()
Criar o evento de PE 12 - Múltiplos Vínculos com o tipo de cálculo proporcional e os campos Evento com valor de todos os contratos, Evento com valor do contrato e Evento com valor total a ser proporcionalizado devem ser preenchidos com os eventos criados nos tópicos anteriores. Conforme imagem abaixo:
![]()
Através do tipo de cálculo Residual o sistema irá calcular a diferença entre os valores de todos os contratos, na ordem previdenciária anterior, com o valor do contrato que estiver sendo calculado. Para isso é necessário que seja informado o evento que possui o valor de todos os contrato e um outro com o valor apenas do contrato que está sendo calculado.
Informe o Evento com valor total de outros contratos. Esse evento deverá ser um evento como o valor total dos outros contratos do mesmo colaborador.
Indica o Evento com valor total do contrato. Esse evento deverá retornar o valor apenas do contrato que está sendo calculado.
Exemplo
Considere que o colaborador tenha três contratos C1, C2 E C3, Sendo 2 contratos na empresa 1 e 1 contrato na empresa 2. Essas empresas pertencem ao mesmo grupo de múltiplos vínculos. Com base nesse cenário o valor de INSS será calculado de forma residual.
![]()
Então, devemos:
Criar do evento de PE 04 Origem 10 para buscar o valor do evento de todos os contratos, inclusive de empresas distintas, desde que seja do mesmo grupo de cálculo, conforme imagem abaixo:
![]()
Criar um evento do tipo fórmula que será a soma do PE04 origem 10 do item anterior com o evento do contrato que está sendo calculado, conforme imagem abaixo:
![]()
Parametrizar o evento (PE04 Origem 1) que busca o valor de desconto de INSS , com o evento criado no item anterior que representa a base de INSS de todos os contratos, conforme imagem abaixo:
![]()
Criar um evento para buscar o valor de desconto de INSS de outros contratos utilizando PE 04 Origem 10, conforme imagem abaixo:
![]()
Ajustar o evento de desconto de INSS para um evento de PE12, conforme parametrizado na imagem abaixo:
![]()
Através do tipo de cálculo Principal por empresa, o sistema irá calcular o valor apenas no contrato parametrizado como sendo o principal por empresa na ocorrência de múltiplos vínculos. Lembrando que, esse tipo de parametrização na funcionalidade Grupo de Múltiplos Vínculos deverá ser selecionada a opção que indica a utilização do conceito de contrato principal na guia Contratação.
Caso exista a indicação de utilização do conceito de contrato principal, mesmo que o colaborador tenha um único contrato, o sistema irá considerá-lo como principal. Sendo assim, não será necessário uma parametrização de eventos para contrato principal de múltiplos vínculos e para contratos que não são múltiplos vínculos.
Atenção
Se for parametrizado eventos utilizando como tipo de cálculo a opção de contrato principal por empresa e em nenhum contrato do colaborador existir a informação de contrato principal, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta no final do processamento do cálculo, e apresentará um status igual a Cálculo com inconsistência.
Informe o Evento com valor total que será utilizado. O valor apurado nesse evento será gerado apenas no contrato principal por empresa.
Exemplo
No cadastro de grupo de múltiplos vínculos foi parametrizado para utilizar o conceito de contrato principal por empresa e o colaborador possui 3 contratos, e 3 dependentes menores de 14 anos conforme planilha abaixo:
![]()
Observações:
1 - Considere que os contratos 1, 2 e 3, estão sendo calculados simultaneamente.
2 - No cadastro de ocorrência de Múltiplos Vínculos para esse colaborador foi definido como contrato principal da empresa os C2 e C3. Considerando que, o salário família deverá ser calculado apenas no contrato principal da empresa teremos as seguintes para parametrizações:
Criar um evento de PE04 origem 10 que busca o valor da base do salário família de todos os contratos da mesma empresa. Conforme imagem abaixo:
![]()
Criar o evento do tipo fórmula, que será a soma do PE 04 origem 10 do item anterior com o evento de base do próprio contrato que está sendo calculado.
![]()
Criar um evento (PE04 Origem 1) para obter o valor do salário família considerando a base de todos os contratos na mesma empresa.
![]()
Parametrizar o evento que retorna o valor da cota do salário família, conforme o evento de PE 04 Origem 1 criado no item anterior. Conforme imagem abaixo:
![]()
O evento de salário família foi impactado indiretamente devido ao ajuste no evento que retorna a cota de salário família no evento anterior, conforme imagem abaixo:
![]()
Através do tipo de cálculo Principal por grupo de múltiplos vínculos, o sistema irá calcular o valor apenas no contrato parametrizado como sendo o principal por grupo de múltiplos vínculos na ocorrência de múltiplos vínculos. Lembrando que, esse tipo de parametrização é realizada na funcionalidade Grupo de Múltiplos Vínculos na guia Contratação.
Caso exista a indicação de utilização do conceito de contrato principal, mesmo que o colaborador tenha um único contrato, o sistema irá considerá-lo como principal. Sendo assim, não será necessário uma parametrização de eventos para contrato principal de múltiplos vínculos e para contratos que não são múltiplos vínculos.
Informe o Evento com valor total que será utilizado. O valor apurado nesse evento será gerado apenas no contrato principal por grupo de múltiplos vínculos.
Atenção
Se for parametrizado eventos utilizando como tipo de cálculo a opção de contrato principal por grupo e em nenhum contrato do colaborador existir a informação de contrato principal, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta no final do processamento do cálculo, e apresentará um status igual a Cálculo com inconsistência.
Exemplo
No cadastro de grupo de múltiplos vínculos foi parametrizado para utilizar o conceito de contrato principal por grupo e o colaborador possui 3 contratos, e 3 dependentes menores de 14 anos conforme planilha abaixo:
![]()
Então, devemos:
Criar um evento de PE04 origem 10 que busca o valor da base do salário família de todos os contratos do mesmo grupo. Conforme imagem abaixo:
![]()
Criar o evento do tipo fórmula, que será a soma do PE 04 origem 10 do item anterior com o evento de base do próprio contrato que está sendo calculado.
![]()
Criar um evento (PE04 Origem 1) para obter o valor do salário família considerando a base de todos os contratos do mesmo grupo.
![]()
Parametrizar o evento que retorna o valor da cota do salário família, conforme o evento de PE 04 Origem 1 criado no item anterior. Conforme imagem abaixo:
![]()
O evento de salário família foi impactado indiretamente devido ao ajuste no evento que retorna a cota de salário família no item anterior, conforme imagem abaixo:
![]()
Atenção
Em caso de dúvidas, acesse o nosso Tutorial e acompanhe o passo a passo sobre Como realizar a configuração para gestão de múltiplos vínculos?.