Através dessa guia é possível criar relatórios com parâmetros de-para.
Este parâmetro é utilizado para possibilitar o mapeamento de um valor qualquer proveniente do banco de dados, de um parâmetro de relatório ou do resultado de uma expressão para um outro valor especificado ou calculado. Este mapeamento de valores pode ser feito também a partir de condições mais complexas, que envolva a manipulação dos valores provenientes de várias fontes, para resultados que também manipulem determinados valores, o que é feito através de fórmulas.
Para isso, clique sobre o botão Adicionar, que habilitará os campos de Dados do parâmetro de-para, sendo possível realizar o preenchimento das informações.
Informe o Nome interno, que representa o nome do mapeamento de-para e não pode ser igual à qualquer outro parâmetro já existente.
Selecione o tipo do valor resultante do mapeamento de-para, através do campo Tipo de dado.
Informe o Valor padrão, que é o resultante do parâmetro de-para caso não existam mapeamentos válidos em uma determinada situação. Este valor é opcional e deve corresponder ao Tipo de dado informado. A definição para este valor pode ser feita através da digitação direta na caixa de texto ou utilizando uma fórmula para tal, onde o acesso ao Editor de Fórmulas é feita pelo botão .
Através do campo Origem do valor é possível inserir uma lista de objetos a serem utilizados nas regras de mapeamento, os quais podem ser: Campos do Banco de Dados, Fórmulas e outros Parâmetros que estejam presentes no relatório. Para isso, clique sobre o botão Inserir.
É possível criar regras DE-PARA, através dos campos De e Para. Para isso:
1 - Defina um valor DE, que conterá referência a todos os objetos que foram inseridos como sendo a origem de valor do parâmetro De-Para. Se houver somente um objeto como origem de valor, será possível apenas informar um valor direto na caixa de texto, com isso, a regra será definida como uma operação de igualdade entre a origem de valor e o valor dado como entrada em tal caixa de texto.
Se houver a necessidade de se manipular o valor presente no objeto de origem de valor ou se a operação entre a origem de valor e um determinado valor não for de igualdade, então poderá ser editada uma fórmula que realize todo o cálculo desejado e que retorne um valor verdadeiro ou falso. Se houver mais de um objeto como origem de valor, será obrigatória a edição de uma fórmula que contenha pelo menos uma referência a cada um dos objeto de origem de valor. A definição desse valor através de uma fórmula será possível utilizando-se o botão .
2 - Defina o valor PARA, que conterá o valor de retorno do parâmetro De-Para caso o valor DE correspondente seja válido (verdadeiro). Será possível apenas informar um valor direto na caixa de texto ou editar uma fórmula, através do botão . O valor fixo e o valor resultante da fórmula deverá ser do mesmo tipo especificado para o parâmetro De-Para.
3 - Após a definição dos valores DE e PARA, insira a regra na Lista de regras, através do botão .
É possível modificar o valor definido ao De ou ao Para, através do botão . Também, pode-se remover uma regra inserida, através desse mesmo botão.
Será possível fazer a reutilização de mapeamentos De-Para, assim como reutilizar qualquer outro parâmetro de relatório, em outros arquivos de relatório que necessitem manipular informações semelhantes e que sejam tratadas por parâmetros de relatório, utilizando a funcionalidade Importar/Exportar objetos. Como a cópia dos parâmetros pode ser mantida em um arquivo, será possível, por exemplo, criar determinados repositórios de parâmetros que poderão ser reutilizados em arquivos de relatórios que necessitem manipular informações semelhantes e que sejam tratadas por parâmetros de relatório.