Gráfico Normal

Nos gráficos com configuração de dados normais, a quantidade de categoria ou série no gráfico plotado (gerado) não é conhecida, pois só durante a geração do gráfico é que os valores serão obtidos e processados conforme a configuração realizada.

A Série é utilizada para agrupar as Categorias de forma a melhorar o detalhamento da informação através do gráfico. Para adicionar uma Série, clique sobre o botão , que apresenta para isso a tela Série.

É possível editar uma Série, basta selecioná-la e clicar sobre o botão , ou dar um duplo clique sobre a Série desejada e editá-la. É possível ainda remover uma Série, para isso selecione-a e clique sobre o botão .

Adicione os Valores obrigatórios para séries ou categorias, através do botão , que apresenta para isso a tela Lista de valores obrigatórios.

É possível editar uma Lista de valores obrigatórios, basta selecioná-la e clicar sobre o botão , ou dar um duplo clique sobre a lista desejada e editá-la. É possível ainda remover uma Lista de valores obrigatórios, para isso selecione-a e clique sobre o botão .

No campo Categoria defina o Nome que identifica a categoria no eixo X. Esse nome está diretamente ligado a forma como os valores da categoria são agrupados, pois todas as vezes que um agrupamento ocorrer, o nome da categoria será obtido.

Exemplo

Se houver um valor de categoria que conta a quantidade de funcionários por estado civil, o agrupamento estará sendo feito pelo código do estado civil, neste caso, para que o gráfico apresente as informações de forma correta, o nome da categoria deverá estar referenciando o campo que descreve o estado civil. Assim, sempre que ocorrer um agrupamento pelo estado civil, a correta descrição (nome) do estado civil será obtida e definida como nome para uma dada categoria do gráfico.

Os objetos que podem ser utilizados como origem de valor para o Nome da Categoria são: Campos do Banco de Dados, Fórmula, Parâmetros do Relatório e Valor Constante. Para referenciar um dos objetos possíveis como origem para o Nome da Categoria, clique sobre o botão .

Atenção

É obrigatório que seja definido uma origem para o nome da categoria.

Quando referenciado em qualquer lugar do gráfico, somente o primeiro valor de um parâmetro do relatório multivalorado será considerado, isto é, os parâmetros do relatório multivalorados serão tratados como sendo parâmetros simples.

No campo Ordenar categoria, defina se as categorias serão ordenadas de forma Crescente, Decrescente ou não terão nenhuma ordem optando pelo item Nenhum.

Caso desejar Definir outra origem de valor para ordenação, marque esse indicador. Dessa forma, será obrigatório que um objeto seja definido como fonte alternativa para a ordenação. Os objetos que poderão ser referenciados como origem de valor alternativo são os mesmo permitidos para o nome da categoria.

Exemplo

Quando a origem para o nome das categorias está relacionada a data (nome de mês ou dia da semana). Isso porque se a ordenação da categoria ocorrer pelo nome relacionado à data, a ordenação poderá não ficar na ordem cronológica desejada. Por exemplo, se a origem para o nome da categoria for o nome dos meses (jan, fev, etc), a ordenação não estará na ordem cronológica dos meses e sim na ordem alfabética dos nomes. Para solucionar este problema, a origem para o nome da categoria seria o nome do mês e a origem para a ordenação seria um elemento que indicasse o número do mês (1, 2, ..., 12), fazendo com que as categorias fossem ordenadas adequadamente.

Defina ao menos um valor para categoria. É no valor de categoria que são definidos a origem do valor, a operação que será aplicada sobre o valor e o tipo de agrupamento que será feito.

Para adicionar um Valor, clique sobre o botão , que apresenta para isso a tela Valor.

É possível editar um Valor, basta selecioná-lo e clicar sobre o botão , ou dar um duplo clique sobre o Valor desejado e editá-lo. É possível ainda remover um Valor, para isso selecione-o e clique sobre o botão . Para alterar a ordem entre os valores adicionados, basta utilizar os botões de movimentação e

Se desejar que os valores passados ao gráfico estejam em porcentagem em relação ao todo ao invés dos valores escalares, marque o indicador Valores em porcentagem.

Exemplo

Se o valor de uma categoria for um valor escalar 20 e o somatório de todos os valores das categorias for 130, com esta opção marcada será passado ao gráfico o valor 15.38, que corresponde à porcentagem que 20 representa de 130.