Ao selecionar o objeto Figura é apresentada uma janela para que seja feita a busca pela imagem desejada. Após inserida, o operador deixa conforme o tamanho desejado.
As Propriedades específicas da Figura são: Layout, Informativo, Comportamento e Lista de Imagens.
Layout é uma propriedade apenas de leitura que apresenta informações detalhadas da imagem inserida como Altura, Largura, Posição Esquerda, Posição Direita.
Comportamento é uma propriedade apenas de leitura e apresenta o caminho de localização da imagem inserida. Apesar desta propriedade, a imagem após ser inserida é transferida para dentro do relatório e não mantém nenhum vínculo com a localização original da imagem, desta forma, um relatório criado com qualquer quantidade de objetos de figura pode ser gerado mesmo se as imagens deixarem de existir no computador.
Informativo é uma propriedade apenas de leitura que apresenta o tamanho, em bytes, da imagem inserida. Como na inserção do objeto a imagem é toda transferida para dentro do relatório, o tamanho dos objetos de figura criados influenciarão expressivamente no tamanho do arquivo de relatório.
Lista de Imagens permite adicionar uma lista de imagens no objeto Figura. Para ter acesso à essa tela de Lista de imagens, basta executar um duplo clique com o botão esquerdo do mouse em cima da imagem inserida. Também é possível acessar a janela de manipulação de lista de imagens através do menu de contexto, para isto, basta executar um clique com o botão direito do mouse em cima do objeto Figura para que o menu seja apresentado e em seguida selecionar o item Lista de Imagens.
É possível remover uma imagem da Lista de Imagens, basta selecioná-la e clicar sobre o botão . Para remover todas as imagens, clique sobre o botão .
Através do botão é possível substituir a imagem selecionada por outra imagem. Todas as configurações da imagem que será sobreposta irão permanecer.
Mova as imagens de acordo com a ordem que desejar, através dos botões e .
É necessário fazer um Mapeamento para determinar qual imagem da lista será impressa na seção em tempo de geração do relatório. O mapeamento das imagens não é obrigatório, porém, somente a imagem mapeada cujo o resultado do mapeamento seja Verdadeiro é que será exibida - com exceção da imagem padrão que não contém mapeamento por definição. Se nenhum mapeamento for verdadeiro e a lista de imagem contiver uma imagem padrão, será a imagem padrão que será impressa na seção.
Exemplo
Um mapeamento é por definição uma expressão lógica.
Considere uma lista de imagens que tem como origem de valor uma fórmula fxExemplo.
Considere ainda que a lista de imagens está configurada da seguinte forma:
Imagem_1 :: valor do mapeamento = 1
Imagem_2 :: valor do mapeamento = 2
Imagem_3 :: valor do mapeamento = 3
Imagem_4 :: valor do mapeamento = 2
Imagem_5 :: valor do mapeamento não definido
Imagem_6* :: valor do mapeamento não definida :: imagem Definida como padrão.
Se durante a execução do relatório, o retorno da fórmula fxExemplo for igual a 2, será a Imagem_2 que será impressa na seção, observe que a Imagem_4 também contém o mapeamento para o valor igual a 2, porém, como a verificação é sequencial, ou seja, do início da lista até o final, será a Imagem_2 que será impressa, pois foi a primeira ocorrência onde o resultado do mapeado deu Verdadeiro.
Se porém, o retorno da fórmula for igual a 4, será a imagem padrão Imagem_6 que será impressa, pois nenhum dos mapeamentos preencheram a condição para que uma das imagens mapeadas pudesse ser impressa.
Dessa forma, adicione, através do botão , os objetos para ser referenciados como origem de valor no mapeamento. Se já houver imagens com mapeamento, uma mensagem será apresentada informando que serão automaticamente removidos e indagando se é desejável continuar ou não. Os objetos que podem ser referenciados como origem de valor são: Campos do Banco de Dados, Parâmetros do Relatórios e Fórmulas.
Remova o objeto selecionado da Lista de Objetos referenciados como origem de valor, através do botão . Se já houver imagens com mapeamento, uma mensagem será apresentada informando que serão automaticamente removidos e indagando se é desejável continuar ou não.
Através do botão , adicione e/ou edite uma fórmula no mapeamento da imagem selecionada. Se houver mais de um objeto referenciado como origem de valor, é obrigatório a criação de uma fórmula para se fazer um mapeamento de uma imagem, porém, se houver somente um único objeto referenciado como origem de valor, a criação da fórmula é opcional.
É possível remover o mapeamento de uma imagem, isso através do botão . Se o mapeamento for através de uma fórmula, é obrigatório a utilização deste botão para remover o mapeamento, porém, se o mapeamento for feito de forma direta utilizando um valor constante, basta remover o valor.
Para utilizar as informações inseridas na Lista de Imagens, clique sobre o botão OK.