Esta seção define o modelo e a disposição dos objetos que serão impressos no início de cada agrupamento definido para os registros do relatório a ser gerado. Esse tipo de seção é inserido na criação do relatório através do menu principal Inserir opção Seção e mais de um grupo pode ser inserido. Cada cabeçalho de grupo possui um Campo do Banco de Dados vinculado, o qual será utilizado nas definições de agrupamento dos registros do relatório gerado. Devido a tais características, podem ser usados, por exemplo, para exibir as informações relacionadas ao campo de agrupamento ou exibir títulos de colunas.
As Propriedades Específicas do cabeçalho de grupo são:
Sistema, Campo de Grupo e Nome do Link : são propriedades apenas de leitura e exibem respectivamente a descrição do sistema, campo e link do campo selecionados para realizar o agrupamento para os registros do relatório a ser gerado;
Tabela de Grupo : exibe o nome da tabela do campo selecionado para realizar o agrupamento, e ainda permite definir qual campo deverá ser utilizado para realizar o agrupamento para os registros do relatório a ser gerado, esta definição automaticamente atualiza as propriedades de Sistema, Campo de Grupo e Nome do Link citados acima;
Campo p/ Marcador (Outline) : define qual campo terá seu valor utilizado na criação de índices de agrupamentos hierárquicos (marcadores) nos documentos gerados pelo relatório no formato Adobe PDF (Portable Document Format);
Quebra de Página : define se a impressão da seção será acompanhada de alguma quebra de página. A opção Nenhuma define que não será forçada nenhuma quebra de página, a opção Antes da Seção, define que a seção forçará uma quebra de página antes de sua impressão e a opção Depois da Seção define que a seção forçará uma quebra de página antes de sua impressão e também após a impressão do rodapé de grupo relacionado a este cabeçalho;
Repetir Cabeçalho: define se tal cabeçalho de grupo será impresso em cada uma das páginas do relatório gerado.
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a seção do Cabeçalho de Grupo, são apresentadas as seguintes opções:
Duplicar Agrupamento - Realiza a adição de uma nova seção de agrupamento (cabeçalho e rodapé), sem objetos, logo após e com a mesma propriedade Campo de Grupo da seção que estiver selecionada, ou seja, a partir de um cabeçalho de agrupamento já existente é possível inserir outro agrupamento com a mesma referência/vínculo de campo do banco de dados (duplicar). Com isso, uma única e grande seção de agrupamento, destinada a imprimir e processar várias informações, poderá ser dividida em outras seções menores, com a vantagem de se gerenciar melhor quebras de página e visibilidade para o conjunto de objetos distribuídos nas diferentes seções.
Excluir Agrupamento - Realiza a exclusão da seção de agrupamento (cabeçalho e rodapé) selecionada. A exclusão da seção realiza também a exclusão de todos os objetos que estiverem contidos nela, portanto, a exclusão da seção fica condicionada à possibilidade de exclusão de todos seus objetos.