Através dessa funcionalidade é possível definir em que data será realizado o pagamento das remunerações aos colaboradores. A data de pagamento será utilizada na geração de relatórios legais, tais como a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), Comprovante de Rendimentos, eSocial etc.
Atenção
Quando não for informada a data de pagamento, será considerado como sendo a data de pagamento o último dia da competência.
Para as folhas de: Férias, Recesso, Rescisão, Rescisão complementar, Abono sem gozo de férias, Simulação de Férias, Simulação de Recesso, Simulação de rescisão, Reclamatória Trabalhista e R.R.A, a data de pagamento considerada será a própria data de pagamento informada na ocorrência cadastrada referente a cada Tipo de folha.
A data de pagamento pode ser definida para toda a Empresa ou por Estabelecimento.
Para realizar o cadastro, selecione a Folha de Pagamento e informe o Ano no qual deseja cadastrar as datas. Posteriormente indique qual conceito deseja realizar o cadastro.
Após selecionar o ano e a folha, é apresentada uma lista contendo todas as Empresas da organização, e também todas as Referências do ano informado.
Selecione a Empresa na qual deseja atribuir as datas, em seguida informe o Início e o Fim do período que se refere à folha e posteriormente informe a Data na qual será realizado o pagamento.
Exemplo
A empresa LG Cloud definiu que a data de pagamento das remunerações de seus colaboradores para a referência 01/2016 no período entre 01/01/2016 a 31/01/2016 será realizada no dia 05/02/2016.
![]()
É possível cadastrar as datas para um grupo de empresas coletivamente, para isso selecione a opção Atribuição Coletiva e informe primeiramente o Intervalo de Referência para a folha de pagamento selecionada, a Data de Pagamento de acordo com a data de referência especificada, o Início e o Fim do Período correspondentes ao pagamento.
Através da opção Pagamento em dias não úteis é possível ao operador definir quando será o pagamento caso a data que foi gerada automaticamente recair sobre o dia não útil.
Caso deseje considerar finais de semana e feriados como sendo dias úteis para o pagamento, marque-os através da opção Considerar como dias úteis.
Utilize esta guia quando, por algum motivo houver variação de datas de pagamento entres os estabelecimentos de uma determinada empresa.
Exemplo
A empresa Demonstração possui três filiais. Nas filiais São Paulo e Brasília o período que se refere a folha de pagamento é entre os dias 1 ao dia 30 e a data de pagamento das remunerações de seus colaboradores são realizadas todo dia 05 de cada mês, porém na filial Goiânia o período é entre os dias 1 ao dia 25 e a data do pagamento é no dia 30 de cada mês.
![]()
Neste caso, o cadastro da data da filial Goiânia é realizado na guia Estabelecimento.
Atenção
Quando cadastrada data de pagamento para uma determinada Empresa e caso deseje depois atribuir datas para os Estabelecimentos dessa empresa, a data cadastrada para o estabelecimento sobrepõe a data que já havia sido cadastrada.
Selecione a Empresa na qual deseja atribuir as datas de pagamento, selecione o Estabelecimento desejado e em seguida informe o Início e o Fim do período à que se refere à folha de pagamento e posteriormente informe a Data na qual será realizado o pagamento.
É possível cadastrar as datas para um grupo de estabelecimentos coletivamente, para isso selecione a opção Atribuição Coletiva e informe primeiramente o Intervalo de Referência para a folha de pagamento selecionada, a Data de Pagamento de acordo com a data de referência especificada, o Início e o Fim do Período correspondentes ao pagamento.
Através da opção Pagamento em dias não úteis é possível ao operador definir quando será o pagamento caso a data que foi gerada automaticamente recair sobre o dia não útil.
Caso deseje considerar finais de semana e feriados como sendo dias úteis para o pagamento, marque-os através da opção Considerar como dias úteis.
Para gravar o cadastro das datas de pagamento clique em
(Salvar).