Conta é a forma de identificar os custos do Orçamento de determinado período.
Através desta funcionalidade é possível cadastrar as contas, que posteriormente serão utilizadas no cálculo do orçamento.
As contas cadastradas aqui serão posteriormente habilitadas por Cenários de uma Planilha de orçamento.
Informe uma Descrição que identifique a conta e, para facilitar sua identificação no lançamento de valores, defina uma Descrição Resumida com até 20 caracteres.
Na opção Entidade de Custo, selecione o nível ao qual o valor de uma conta irá representar.
Ao se calcular uma Conta, seu valor deve obrigatoriamente indicar um custo particular de uma entidade (da empresa ou colaborador, por exemplo). A opção de Entidade de Custo mais genérica é a Empresa e a mais detalhada é a opção Colaborador.
Quando uma conta tiver seu cálculo realizado para a entidade Empresa, não será possível encontrar o custo específico desta Conta para um Colaborador, porém, quando o cálculo for realizado para a entidade Colaborador, este valor poderá compor o custo de um Departamento, Cargo, Empresa e demais níveis.
Exemplo
Planejar o custo com marketing da empresa sem a divisão deste custo por departamento: utilizar Entidade de Custo Empresa
Planejar o custo com recrutamento e seleção para os departamentos, sem o detalhamento deste custo por Colaborador: utilizar a Entidade de Custo Departamento
Planejar o custo alimentação, detalhado por colaborador e poder conhecer este custo por Cargo, Departamento, Estabelecimento ou Empresa: utilizar a Entidade de Custo Colaborador
Atenção
A opção de Entidade de Custo Geral destina-se exclusivamente ao lançamento de valores, e não poderá ter seus valores associados a nenhuma entidade. Estas Contas irão apenas auxiliar no cálculo de outras Contas.
A opção de Entidade de Custo Posição estará disponível para contas do tipo Valor informado quando houver ao menos uma empresa que utilize o conceito de Posição.
Selecione o Grupo de Cálculo, que são os grupos de empresas que compartilham os mesmos Eventos e Folhas. Estarão disponíveis para seleção as empresas que utilizam tabelas próprias.
Defina a determinação da conta conforme o seu propósito, tendo como opções:
Valor Informado, para Contas que não dependem de processamento para obtenção de seu valor. Os valores das Contas com esta determinação deverão ser lançados manualmente ou através de importação e ocorrerão de acordo com a entidade de custo em que está vinculado.
Fórmula, quando for necessário algum processamento para obter o valor da Conta.
Procedimento Especial, quando for necessário algum procedimento para obtenção do valor que não pode ser obtido por fórmula ou por valor informado.
Atenção
A opções Fórmula e Procedimento Especial estarão disponíveis somente quando selecionada a Entidade de Custo Colaborador.
Selecione o Tipo de Lançamento desejado, tendo como opções lançamento Fixo, para atribuir apenas um valor genérico para a entidade de custo, ou Mensal, para atribuir valores diferentes para cada mês do período ao qual se refere o orçamento.
Defina a Forma de Lançamento, que poderá ocorrer a partir de um Valor ou por meio de um Percentual.
Exemplo
Previsão para Recrutamento e Seleção.
Premissas: percentual de Acordo Coletivo, percentual de Horas Extras.
Para Contas do Tipo Valor Informado, é possível informar uma instrução SQL, através da opção Consulta SQL, para que seja utilizada como regra de importação de valores para a conta criada. Na seção Campos chave, serão disponibilizados os parâmetros para serem utilizados como filtros na Consulta SQL. Na seção Colunas, serão disponibilizadas as colunas obrigatórias para seleção na consulta. Essas serão disponibilizadas de acordo com a entidade de custo selecionada nas informações da conta.
Atenção
O parâmetro 'Data inicial e Final', somente estará disponível na seção Campos Chave, se o Tipo de Lançamento for 'Mensal'.
O parâmetro 'Conta', somente estará disponível na seção Campos Chave, se a Entidade de Custo for do tipo Geral.
Através desta opção é possível obter os valores para a conta por meio de operações lógicas e matemáticas utilizando Eventos provenientes do módulo de Folha de Pagamento e outras Contas já cadastradas.
As parametrizações ocorrerão de forma idêntica nas guias Parametrização do Orçamento e Fórmula do Realizado.
A Fórmula do Realizado será utilizada para obter valores reais que permitam uma comparação entre o valor orçado e realizado, quando já se tenha calculado valores para alguma data de referência abrangida por um cenário orçado.
Exemplo
Considerando o orçamento do ano 2014 realizado em 2013, incluir no orçamento o valor previsto para salários, obtido pela fórmula definida na guia Parametrização do Orçamento, e em Janeiro de 2014, com a folha de pagamento mensal já calculada, realizar comparação do orçado com o realizado (valor obtido por meio da fórmula parametrizada na guia Fórmula do Realizado).
Estabeleça a fórmula desejada, para isso utilizando: Operadores Aritméticos (+, -, *, /, %, ^), Relacionais (=, ≠, <, <=, >, >=), Lógicos ( E, OU, SE), Eventos provenientes do módulo de Folha de Pagamento, Contas previamente cadastradas, Catálogos de Atributos disponíveis e Outras Operações (disponibilizadas no lado direito inferior da seção de parametrização da fórmula).
Exemplo
![]()
Uma vez fornecida a fórmula, clique em para
verificar a integridade da mesma.
Caso existam inconsistências na fórmula, uma mensagem será exibida juntamente com a posição
em
que o erro foi encontrado.
Optando por utilizar a forma de cálculo Procedimento Especial, o cálculo será realizado por meio de procedimentos automatizados que, mediante parametrização, realizam de forma otimizada alguns cálculos.
Através deste Procedimento Especial, é possível aplicar reajustes
sobre
Contas (Orçamento) e Eventos Base (Folha de
Pagamento),
acumulando reajustes por todos os meses do orçamento.
Exemplo
Para calcular o Salário, parametrize a obtenção do Salário (Evento do módulo Folha de Pagamento) do colaborador para iniciar o cálculo do orçamento, e, para os meses seguintes, o salário da folha será desconsiderado no cálculo, passando a ser utilizado o valor resultante do cálculo do último mês.
![]()
Selecione a Conta Base, tendo como opções Contas previamente cadastradas no módulo de Orçamento ou Eventos por Folha de pagamento, provenientes do módulo de Folha de Pagamento.
Para cada Conta Base desejada, adicione os Índices de Reajuste que serão aplicados, tendo como opções de seleção outras contas previamente cadastradas.
Utilize este Procedimento Especial, quando for necessário calcular uma Conta considerando o valor calculado para um Evento, em respectiva Folha de Pagamento, em uma Data de Referência fixa.
Selecione a Folha de Pagamento a qual o evento foi calculado, indique o Evento Base que foi calculado e insira a Data de Referência que o cálculo foi realizado.
Exemplo
Para utilizar o valor do salário contratual do colaborador na referência 12/2012 como base para algum cálculo do orçamento.
Selecione a Folha de Pagamento Mensal, o Evento Base Salário Contratual e a Data de Referência 15/12/2012.
![]()
Utilize este Procedimento Especial, quando for necessário atualizar
valores
retroativos, no momento que ocorrer um reajuste salarial.
Selecione a Conta que deseja realizar atualização de valores.
Exemplo
Para obter a diferença de valor do vale transporte, entre o mês atual e o mês anterior, selecione a Conta Vale Transporte.
![]()
Utilize esse Procedimento Especial, para informar parentescos que serão considerados no retorno do número de dependentes.
Selecione o Parentesco e a Idade em meses que deseja adicionar.
Os graus de parentesco disponíveis são:
Companheiro(a)
Cônjuge
Filho(a)
Guarda
Irmão(ã)
Mãe
Outros
Pai
Sogro(a)
Tutela
Curatela
Enteado(a)
Neto(a)
Bisneto(a)
Avô
Bisavô
É possível em uma única conta do tipo de Procedimento Especial Quantidade de Dependente cadastrar mais de um parentesco.
Caso seja informado mais de uma Regra de idade para o mesmo grau parentesco, o sistema permitirá o cadastro da Regra desde que, não sobrepõe a existente.
Cenário 01
![]()
Cenário 02
![]()
Cenário 03
![]()
Cenário 04
![]()
Caso a idade do dependente não seja informada, o sistema retornará considerando somente o parentesco no resultado do cálculo da quantidade de dependente.
O resultado da conta PE - Quantidade de Dependente é apresentado no relatório, caso a opção Apresentar na Planilha, esteja selecionada.
Atenção
Para acessar esta guia clique sobre o ícone
.
Na guia Outros Dados, realize a habilitação da Conta por Situação dos colaboradores.
Selecione no campo Habilitação, as situações dos colaboradores para as quais o cálculo da conta será realizado.
Exemplo
Caso habilite a conta para situação Férias, o cálculo desta conta será realizado somente quando um colaborador estiver em férias.
Ao marcar a opção Apresentar na Planilha, a conta será exibida nos relatórios e gráficos do Orçamento.
Atenção
Não é indicado marcar a opção Apresentar na Planilha para as contas criadas para auxiliar o cálculo de outras contas.
A opção Apresentar na Planilha não estará disponível quando selecionado o Orientador Totalizador.
No campo Código da Conta, informe o código que a represente no Plano de Contas da organização.
Atenção
O campo Código da Conta estará disponível somente quando selecionada a opção Apresentar na Planilha.
Selecione o Grupo de Contas ao qual a conta que está sendo cadastrada se enquadra.
O Orientador é uma ferramenta que indica a qual processo está vinculada a conta que está sendo cadastrada, para ser identificada nas funções que venham utilizar o seu resultado. Selecione o orientador Totalizador para indicar que a conta em questão representa o custo total de um colaborador.
Através do indicador Apresentar no Analytics selecione o Grupo de Contas que serão relacionados a Conta para apresentação no módulo Gen.te Pensa - Analytics.
Atenção
O indicador Apresentar no Analytics estará disponível somente se o cliente possuir o módulo Gen.te Pensa - Analytics.
Para gravar o cadastro da Conta, clique no botão .