Cenário é uma composição de premissas e Headcount que possibilita simulações para um orçamento.
Uma Planilha de Orçamento pode conter vários cenários, a fim de se realizar simulações e comparações entre eles.
Selecione a Planilha a qual se destina o Cenário a ser cadastrado.
Informe uma Descrição para o Cenário e o Mês de Referência da Folha a partir do qual o orçamento será calculado.
Cenários marcados como Forecast representam revisões periódicas que ocorrem quando parte do orçamento já está realizado. Após selecionar essa opção é necessário informar o Período em que será realizada a revisão do orçamento.
Ao definir o período, no campo Mês Referência da Folha o sistema irá considerar sempre um mês anterior ao mês de início do forecast, sem possibilidade de alteração, pois esse campo estará desabilitado para edição.
Exemplo
Uma empresa de tecnologia estimava faturar R$ 1 Milhão de Reais com a venda de seus produtos no ano de 2023, em média essa empresa deveria faturar R$ 83.333,34 por mês para atingir essa meta. No entanto, nos dois primeiros meses de execução do orçamento foi observado que só conseguiu um ganho de R$ 150 Mil Reais com essas vendas (R$ 75 Mil por mês). Diante desse resultado será necessário realizar uma revisão para alcançar R$ 1 Milhão de Reais estabelecido como meta para o ano.
Para ter um controle do que ainda falta para concluir o objetivo, será necessário realizar um forecast. Considerando que o valor restante para o cumprimento da meta é de R$ 850 Mil Reais e que tem apenas 10 meses para atingir a meta do orçamento, a empresa terá que ter um ganho de R$ 85 Mil Reais por mês até o final do ano.
Marque a opção Considerar colaboradores rescindidos no período, caso deseja que os colaboradores rescindidos sejam considerados no Orçamento de Pessoal. Ao selecionar essa opção será apresentado o campo Período, para que seja informado um intervalo em que os colaboradores rescindidos serão orçados.
Defina se o cenário que está cadastrando encontra-se Aprovado ou não para o orçamento.
Nesta guia, selecione as Contas que deverão ser consideradas para o cálculo do orçamento.
Atenção
As contas disponíveis deverão ser previamente cadastradas na funcionalidade Contas.
Nesta guia é possível eleger colaboradores específicos para este cenário, sobrepondo a elegibilidade definida para a Planilha a qual o cenário está vinculado.
Se desejar estabelecer elegibilidade específica para este cenário, marque a opção Sobrepor elegibilidade da planilha e selecione os colaboradores desejados em caráter Individual ou Coletivo (para mais informações sobre a seleção de colaboradores, clique aqui).
Para finalizar o cadastro clique no botão
.