Acessibilidade
Delegar é o ato típico de atribuir poder a alguém para que esta pessoa o(a) represente. Através dessa funcionalidade é possível o(s) operador(es) delegar os seus serviços (funções/operações) a um outro operador, em algumas situações específica, como por exemplo, quando um operador sair de férias, licença e outras situações. Caso o Operador delegado, também tenha o direito de delegar seus serviços, poderá delegar apenas os serviços permitidos a ele, não podendo delegar as funções recebidas através de uma delegação.
Exemplo
O Operador delegado tem permissão nas funções Operador e Grupo de Operadores. Recebeu através de uma delegação a função Configurar permissões. Neste caso ele poderá delegar para um outro Operador apenas as funções Operador e Grupo de Operadores.
Atenção
Somente será possível delegar serviços, operadores que tenham prévia permissão para delegar serviço, as permissões são configuradas através da funcionalidade Configurar Permissões.
Na tela Delegar serviços clique em Incluir e informe o período em que a delegação será realizada.
Atenção
Através do período estabelecido, será definido os status para uma delegação, podendo ser Em andamento quando o período de duração informado esteja em vigor e Aguardando quando o período for futuro. Ainda uma delegação poderá assumir o status de Cancelado quando o operador que delegou os serviços tenha cancelado uma delegação Em andamento ou Aguardando e o status de Finalizado quando o período de duração dessa delegação se encerrar.
Por padrão as delegações são realizadas de um operador (Delegador) para outro operador (Receptor), podendo caso desejado Delegar serviços de outro operador (Doador). Caso deseja delegar serviços de outro operador, marque a opção disponível e selecione o operador através da lista de operadores, ou caso necessário clique em Refinar consulta ao operador , e assim estabeleça condições para obtenção do operador (Doador) desejado:
Selecione o Papel desejado e utilizando as Informações disponíveis para montagem da fórmula, defina a sentença que tenha como resultado os usuários pretendidos, podendo ser:
Usuário sem vínculo com pessoa – será disponibilizado os Operadores que não tem vínculo com um colaborador.
Colaborador – será disponibilizado a forma de pesquisar os colaboradores, podendo ser Cargo, Colaborador, Empresa, Estabelecimento e Unidade Organizacional.
Após selecionar o operador que irá doar os serviços, clique em Executar delegação para o operador selecionado . Caso deseja cancelar a delegação de outro operador, clique em Cancelar a delegação de outro operador .
Ao marcar Sim na opção Personificar identidade, o operador que receber a delegação poderá, no momento de sua autenticação, selecionar se deseja autenticar-se utilizando sua própria identidade ou utilizando a identidade do operador que concedeu a delegação.
Através da opção Herdar visibilidade hierárquica, é possível delegar toda visibilidade de um gestor a um operador delegado, exceto os dados do próprio gestor. Para isso a opção Herdar visibilidade hierárquica deverá estar marcada como Sim e a opção Personificar identidade marcada como Não.
Na seção Delegar serviços para, selecione o Tipo de receptor desejado, e a partir deste, e selecione o operador através da lista de operadores, ou caso necessário clique em Refinar consulta ao operador , e assim estabeleça condições para obtenção do operador (Receptor) desejado:
Selecione o Papel desejado e utilizando as Informações disponíveis para montagem da fórmula, defina a sentença que tenha como resultado os usuários pretendidos, podendo ser:
Usuário sem vínculo com pessoa – será disponibilizado os Operadores que não tem vínculo com um colaborador.
Colaborador – será disponibilizado a forma de pesquisar os colaboradores, podendo ser Cargo, Colaborador, Empresa, Estabelecimento e Unidade Organizacional.
Após selecionar o operador (Receptor), clique em Adicionar .
No campo Serviços disponíveis, marque os serviços que deseja delegar ao(s) operador(es) e clique em OK para finalizar a delegação ou caso deseja cancelar a delegação, clique em Cancelar .
Atenção
As delegações serão interrompidas caso:
• O operador ou grupo de operadores que delegou os serviços, seja excluído, bloqueado ou inativado;
• O Operador que delegou seus serviços ou o Operador doador de serviços perca a permissão de serviço nas funções e operações que foram delegadas;
• O Operador que delegou seus serviços ou o Operador doador de serviços deixe de participar de um grupo dinâmico;
Ainda na tela Delegar serviços é possível Consultar as delegações já realizadas, informe o Período da delegação e selecione o Status da delegação. Selecione a delegação desejada e clique em Detalhar , assim será disponibilizado os dados da delegação, caso deseje alterar alguma informação da delegação clique em Alterar .
Atenção
Somente será possível alterar os dados de uma delegação, que esteja com Status Em andamento ou Aguardando.
Para Cancelar Delegações, selecione as delegações desejadas e clique em Cancelar Delegações .
Atenção
Durante o período de duração de uma delegação somente o operador que delegou os serviços poderá cancelar a delegação assumindo o status de Cancelada mesmo que o período da delegação não tenha sido finalizado. Neste caso a data final do período assume a data atual do pedido de cancelamento.
Só poderão ser canceladas delegações que estejam com o status Em andamento ou Aguardando, e após ser cancelada, a delegação não poderá ter seu status alterado para Aguardando, Em andamento ou Finalizada.
Ao acessar o sistema, será apresentado ao operador delegado a opção Meu usuário caso deseje utilizar o operador dele normal, e a opção (Nome do Delegante) - Visibilidade Hierárquica para acessar o sistema com a visibilidade hierárquica do delegante, sem acessar as informações do mesmo.
Caso selecione a opção (Nome do Delegante) - Visibilidade Hierárquica, ao lado da foto do perfil do operador será apresentada a letra "D" identificando que foi acessado o sistema com uma delegação. É possível também visualizar o nome do delegante ao passar o mouse sobre o "D".