Com o objetivo de investigar eventuais ações indevidas realizadas com os dados pessoais e/ou sensíveis de uma pessoa cadastrada na Suíte Gen.te, através dessa funcionalidade é possível emitir um relatório de auditoria que mostra as ações (inclusão, alteração, consulta e exclusão) feitas nos conceitos colaborador, autônomo, candidato, pensionista e dependente de acordo com a parametrização feita.
Comece informando na seção Tipo de arquivo se a geração do relatório será feita no formato CSV ou PDF.
Em seguida informe em Auditar dados do se o relatório será emitido para conceitos relacionados ao colaborador, autônomo ou candidato. Caso deseje auditar dados referentes ao dependente ou pensionista é necessário indicar nesse campo se o pensionista ou dependente está relacionado a um colaborador, autônomo ou candidato.
Marque a opção Titular identificável por conceitos para que seja incluída no relatório a auditoria da funcionalidade Gerador de Arquivos do módulo Gen.te Valoriza - Benefícios. Como os arquivos emitidos por essa funcionalidade podem ter um alto volume de dados, o relatório de auditoria conterá apenas os conceitos utilizados para a geração do arquivo, como Empresa, Estabelecimento, Centro de Custo, etc.
Na seção Auditar especifique os dados sobre os quais a relatório será gerado, e informe no campo Código/Descrição o colaborador, autônomo ou candidato sobre o qual os dados serão emitidos. Será necessário também informar as Operações a serem auditadas, dentre elas: Todos, Alteração, Consulta, Exclusão e Inclusão. É possível escolher uma das seguintes opções:
Tudo - serão emitidas todas as ações (dentre as escolhidas no campo Operação) realizadas nos dados do titular informado, assim como os pensionistas e dependentes relacionados a ele independente do operador que fez a alteração;
Titular - apresenta no relatório as ações (dentre as escolhidas no campo Operação) efetuadas nos dados do titular informado;
Operador - permite exibir todas as ações (dentre as escolhidas no campo Operação) exercidas nos dados pessoais e/ou sensíveis feitas pelo operador informado nos dados de titulares;
Dependente - mostra no relatório todas as as ações (dentre as escolhidas no campo Operação) executadas nos dados dos dependentes do titular indicado;
Pensionista - apresenta no relatório todas as ações (dentre as escolhidas no campo Operação) feitas nos dados dos pensionistas relativos ao titular indicado.
Exemplo
O operador João deseja auditar as ações (inclusão, alteração, consulta e exclusão) feitas nos dados de Martha Oliveira, que é uma das dependentes cadastradas do colaborador Marcos Oliveira. Dessa maneira, João fez as seguintes parametrizações na funcionalidade LGPD - Relatório de auditoria para obter os dados desejados:
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Para seja possível emitir o relatório de auditoria é necessário indicar o período a ser considerado na seção Visualizar o que foi feito. Podem ser escolhidas as opções Hoje, Últimos 7 dias , Últimos 15 dias, Últimos 30 dias ou Entre datas. Caso seja escolhida a opção entre datas, especifique o período desejado nos campos Período e Até.
Atenção
Quando for selecionado em Auditar o filtro Tudo, o período máximo a ser especificado é de 31 dias, para o restante dos filtros o período máximo é de 90 dias.
Finalize a configuração do relatório e gere o arquivo clicando no botão .