Nesta função é possível gerar um arquivo do tipo texto, formatado conforme leiaute selecionado (previamente definido na função Leiaute de Geração de Arquivos) que posteriormente será enviado ao Fornecedor.
Atenção
Os arquivos emitidos pela funcionalidade Gerador de Arquivos podem apresentar em seu conteúdo dados classificáveis em Pessoal e/ou Sensível, de maneira que é possível fazer a emissão do relatório de auditoria através da funcionalidade LGPD - Relatório de auditoria. Como os arquivos emitidos podem ter um alto volume de dados, o relatório de auditoria conterá apenas os conceitos utilizados para a geração do arquivo, como por exemplo Empresa, Estabelecimento, Centro de Custo, etc.
Para iniciar a geração do arquivo, selecione o leiaute desejado na Lista de leiaute de geração de arquivos.
Em seguida, faça a seleção dos colaboradores a serem considerados na geração. Para saber como, clique aqui.
Há dois tipos de leiautes: de Dados e de Movimentações.
Quando o leiaute for do tipo Movimentações, é necessário informar a Data final para que o sistema verifique as movimentações realizadas até esta data. Como o sistema já considera automaticamente todos os tipos de movimentações, indique apenas se deseja Considerar movimentação de alteração.
Após a geração de arquivo, os estados das movimentações dos colaboradores envolvidos serão atualizados automaticamente, de acordo com o resultado obtido no processamento.
Além disso, o sistema irá gerar um identificador do arquivo gerado com numeração sequencial, chamado Número do lote. O acompanhamento dos respectivos números do lote poderá ser realizado através da função Controle de Arquivos Gerados.
O Estado da movimentação e o Número do lote de geração estarão disponíveis para consulta na guia Movimentações da função Associação, para cada envio automático ao Fornecedor.
Atenção
A ordenação do conteúdo do arquivo obedece a disposição dos registros do leiaute, utilizado para a geração do mesmo.
Exemplo
Um leiaute que possui três registros: REG1, REG2 e REG3 supondo que estes registros não possuem nenhum agrupamento e são todos do tipo Movimentações, as linhas serão geradas no arquivo da seguinte forma:
LINHA 1 – referente ao REG1
LINHA 2 – referente ao REG1
LINHA 3 – referente ao REG1
LINHA 4 – referente ao REG1
LINHA 5 – referente ao REG2
LINHA 6 – referente ao REG2
LINHA 7 – referente ao REG3
LINHA 8 – referente ao REG3
Atenção
Caso algum Registro do Leiaute de Geração de Arquivos selecionado tenha campos obrigatórios (vinculados a atributos de uma tabela) e o mesmo não possua as devidas informações para exportação, o registro será gerado em branco (sem informações).
Nos registros, que existirem campos indicados como ordenadores, as informações serão ordenadas obedecendo a estes campos. Caso exista mais de um campo ordenador, o conteúdo será ordenado com base nestes campos obedecendo a sequência dos mesmos no leiaute de geração. Desta forma, durante a geração do arquivo, caso existam três linhas de um arquivo com o primeiro campo de ordenação idênticos, será analisado o conteúdo da linha para o segundo campo e ordená-lo com base neste, e assim por diante.
Exemplo
Supondo que o REG1 da descrição anterior seja formado por campos que obtém as seguintes informações, respectivamente: CÓDIGO DA EMPRESA, MATRÍCULA DO COLABORADOR e NOME DO COLABORADOR. Vamos supor que todos os campos sejam ordenadores e que o sistema tenha selecionado as seguintes informações para a geração do arquivo:
![]()
Para estes dados o arquivo seria gerado da seguinte forma:
![]()
A forma de ordenação de cada campo obedecerá a informação Formato de Saída. Para os campos com Formato de Saída igual a Texto ou Numérico, a ordenação deve ser realizada após a formatação da informação. Para campos com Formato de Saída igual a Data, a ordenação será realizada antes da aplicação da formatação. Então, se um campo for formatado em dia e mês (DDMM) ou mês e ano (MMAAAA), a ordenação irá considerar a data completa.
Exemplo
Um leiaute com apenas um registro e apenas dois campos: DATA DE NASCIMENTO e NOME DO COLABORADOR. Suponha que o primeiro campo é ordenador e que esteja formatado para exibir apenas dia e mês no formato DDMM. Se o sistema selecionar as seguintes informações para a geração do arquivo:
![]()
Para estes dados o arquivo seria gerado da seguinte forma:
![]()