Através do fluxo parametrizável de alteração de dependentes é possível ao colaborador atualizar as informações de seus dependentes de uma forma mais ágil através do Portal de Autoatendimento.
Para que os processos sejam disponibilizados é necessário realizar algumas configurações, são elas:
Acesse a guia Dependentes da funcionalidade Configurações Gerais. Nela defina como será a gravação do processo no Gen.te Folha de Pagamento.
Através da funcionalidade Perfil de Dados do colaborador crie perfis para determinar as opções que estarão disponíveis no formulário de alteração de dependentes.
Por fim, acesse a funcionalidade Atribuições de Configurações para vincular um Grupo de Colaboradores a um processo de Alteração de Dependentes.
Através da figura abaixo entenda o processo:
Ao abrir essa funcionalidade, é apresentada uma relação das Configurações de dependentes já cadastradas:
Nessa lista é possível:
Agrupar por Código, Descrição ou Status. Para isso, arraste a coluna para o local indicado.
Para realizar o filtro, clique em
Selecione o número de Resultados por página que deseja exibir.
Para consultar e/ou editar uma configuração, selecione-a através da Lista de Configurações ou informe a Descrição que a identifique.
Para cadastrar uma nova configuração, clique em (Novo).
Informe o Código e a Descrição da configuração. Caso o código não seja informado, será gerado automaticamente pelo sistema.
Por padrão o status de um novo cadastro estará como Ativo e será apresentada a Data do sistema operacional como sugestão para o início da vigência. Se desejar, altere a Data e o Status. Sempre que ocorrerem alterações, uma nova Data poderá ser informada, assim o sistema manterá os históricos de vigências (início e fim) das informações cadastradas.
Exemplo
Ao alterar algum dado da configuração e informar uma nova Data, inicia-se uma nova vigência encerrando a anterior.
![]()
Se uma nova Data não for informada, os dados alterados serão considerados como se fizessem parte da configuração desde a sua criação.
Para prosseguirmos com o cadastro acesse as guias:
Para salvar a configuração, clique sobre o botão (Salvar),
ou caso deseje gravar o cadastro e iniciar um novo automaticamente, clique no botão
(Salvar e Novo).
Para excluir uma configuração, clique no botão .
É possível reaproveitar os dados de uma configuração já cadastrada, para facilitar a criação de uma nova. Para isso, clique
sobre o botão (Duplicar).