Nesta guia informe quem serão os responsáveis pela aprovação da solicitação de alteração/inclusão de dependentes.
Esta guia é composta pelas seguintes seções:
Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada por visibilidade, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada pelo gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?
Na solicitação realizada pelo superior do gestor imediato do colaborador, quem deve aprovar?
Estas, por sua vez, serão disponibilizadas de acordo com a opção Para quem a solicitação pode ser realizada? da guia Solicitação, ou seja, se for definido que a solicitação de alteração/inclusão de dependentes poderá ser realizada pelo Próprio solicitante, nesta guia será disponibilizada a seção Na solicitação realizada para o próprio solicitante, quem deve aprovar? e assim sucessivamente.
Para cadastrar uma etapa clique em . Em seguida selecione
o tipo de etapa que deseja utilizar se Aprovação ou E-mail.
Para informar os dados relacionados à aprovação defina na tela Etapa, a Forma de execução da etapa: Fixa ou Por regra.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Na seção Dados gerais, informe:
A Descrição da atividade de aprovação;
O Papel do responsável pela aprovação, podendo ser: Solicitante, Gestor do alvo, Gestor do solicitante, Grupo de colaboradores, ou Pessoas do grupo de colaboradores.
Quando selecionado: Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, informe a Forma de obtenção do grupo de colaboradores: Fixo ou Por Regra.
Ao selecionar as opções Grupo de colaboradores ou Pessoas do grupo de colaboradores, é apresentada a opção Impedir que o Alvo do processo realize a aprovação, caso ele participe do grupo de colaboradores responsável?. A opção quando marcada como Sim, permite ao sistema impedir que o solicitante, caso este faça parte do grupo de colaboradores do processo, aprove sua própria solicitação. Caso a opção esteja marcada como Não, permite ao solicitante realizar a aprovação da etapa.
Caso optado Por Regras, defina quais serão as regras selecionando-as através da listagem. Lembrando que essas regras deverão ter sido previamente cadastradas na funcionalidade Regras.
Quando selecionado Gestor do alvo ou Gestor do solicitante informe a Forma de obtenção do gestor, podendo ser Nível(is) acima ou Nível organizacional específico.
A opção Subir nível organizacional até encontrar um gestor?, possibilita indicar até qual nível deverá ser buscado outro gestor para a aprovação caso o sistema não tenha encontrado o nível do gestor do alvo ou o nível do gestor do solicitante informado. Esta opção será disponibilizada somente quando a opção Nível organizacional específico estiver sido marcada.
Se deseja Enviar e-mail de atividade pendente?
Habilite a opção Enviar notificação push Gen.te Mobile?, caso deseje que as etapas sejam enviadas através de Push para o aplicativo Gen.te Mobile. Ao habilitá-la, será disponibilizada a guia Push para realizar as configurações a serem consideradas para esse tipo de notificação.
Se o Responsável pela etapa acompanhará o processo?, caso a opção seja marcada como Não, o responsável pela etapa não terá acesso a lupa de consulta, impedindo que os dados históricos da solicitação sejam visualizados.
Nessa seção é possível indicar um redirecionamento, para isso marque a opção Executar redirecionamentos? como Sim.
Na seção formulário defina se:
Se Os dados da solicitação poderão ser editados?
Se Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante?. Ao marcá-lo, o indicador Justificativa obrigatória? será apresentado.
Exemplo
Um colaborador deseja realizar o cadastro dos seus filhos no Portal AutoAtendimento. E para isto, ele deve anexar os documentos de cada um no formulário. Porém ao fazê-lo o colaborador esqueceu de anexar a Identidade de um dos seus filhos.
A equipe de RH responsável pela análise e aprovação da documentação de Dependentes notou a falta do documento. Como no Processo Parametrizável de Dependentes o indicador Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante? estava marcado, foi possível para o RH retornar ao solicitante o processo ao marcar a opção Retornar ao Solicitante, permitindo assim que o colaborador anexasse os documentos faltantes.
![]()
Atenção
Quando o indicador Disponibilizar opção para retornar o processo ao solicitante? for igual a Sim, será disponbilizado o template de Pendência Retornar ao Participante nas abas E-mails e Push, possibilitando retornar o processo ao solicitante.
Posteriormente clique em .
As informações cadastradas na tela de Etapa serão apresentadas em uma lista, onde é possível visualizar os
dados, clicando em . Veja:
Exemplo
![]()
É possível definir a ordem de aprovações na lista, para isso basta clicar em .
Clicando na opção , será disponibilizado o desenho
do fluxo de aprovações. Veja:
Exemplo
Caso deseje ou
as informações da lista, basta clicar nas respectivas opções.
Caso a etapa E-mail seja selecionada, realize a configuração de um e-mail, clicando em uma das opções:
,
ou
e defina as informações do
Assunto e Conteúdo que estarão disponíveis no corpo do e-mail através das Informações gerais.
Conforme abaixo:
Caso seja necessário enviar informações adicionais relacionadas ao processo, utilize a seção Informação Adicional para definir quais serão as informações a serem anexadas ao e-mail.
Na seção Relatório ao marcar a opção Anexar relatório? como Sim, será habilitado o campo Relatório para que seja definido o relatório que será anexado no envio do e-mail para o destinatário.