Através dessa funcionalidade é possível definir as regras de validações que serão executadas nos processos de: Alteração de dados pessoais, Buscar Colaborador, Ceder Colaborador, Dependentes, Férias, Movimentação, Recesso, Requisição e Rescisão.
Ao abrir essa funcionalidade, é apresentada uma relação das Regras já cadastradas:
Nessa lista é possível:
Agrupar por Código, Descrição ou Status. Para isso, arraste a coluna para o local indicado.
Alterar a ordem de apresentação das colunas. Para isso, arraste-as como desejar.
Reordenar de forma crescente ou decrescente. Para isso, clique sobre a coluna desejada.
Para realizar o filtro, clique em .
Selecione o número de Resultados por página que deseja exibir.
Para consultar e/ou editar uma regra, selecione-a através da Lista de Configurações ou informe a Descrição que a identifique.
Para cadastrar uma nova regra, clique em
(Novo).
Informe qual o Contexto da regra, podendo ser: Condicional para etapas, Grupo de colaboradores responsável ou Validação.
Indique para qual Processo a regra irá se aplicar.
Posteriormente selecione o Modelo da regra. As opções disponibilizadas neste campo variam de acordo com o Processo selecionado.
Para saber mais sobre cada Modelo de regras, clique aqui.
Quando selecionado o Modelo, será disponibilizada a seção Regra, contendo as informações explicativas da regra, caso necessário altere o Nome e a Descrição.
Na seção Parâmetros defina os critérios utilizados pela regra para serem aplicados no processo.
Atenção
As opções disponibilizadas nesta seção variam de acordo com o Modelo de regra selecionado.
Para definir um parâmetro, clique duas vezes na coluna Tipo, selecione o Valor:
Predefinido - selecione o dado do processo que será utilizado como parâmetro de comparação;
Fixo - informe um valor numérico/texto que será utilizado para a comparação com um dado do processo.
Posteriormente, clique em . Veja
exemplo abaixo:
Para salvar o cadastro da regra, clique sobre o botão (Salvar),
ou caso deseje gravar o cadastro e iniciar um novo automaticamente, clique no botão
(Salvar e Novo).
Para remover um cadastro, clique em
(Excluir).
É possível reaproveitar os dados de uma regra já cadastrada, para facilitar a criação de uma
nova. Para isso, clique sobre
o botão (Duplicar).