Os Modelos de regras, são disponibilizados de acordo com o Processo selecionado, onde serão apresentadas as informações da Regra, possibilitando parametrizar os critérios utilizados pela regra para serem aplicados no processo.
Segue abaixo os Modelos disponíveis para os Processos Parametrizáveis:
Na criação de um perfil de Movimentação que representa uma promoção ao colaborador, é possível criar regras utilizando o modelo Compara a classe do cargo futuro com a classe do cargo atual, para impedir a movimentação definida como promoção de um colaborador para um cargo, cujo a classe futura seja inferior a classe do cargo atual dele.
Exemplo
Para que não seja possível realizar a alteração da classe do cargo do colaborador com nível Gerente para o nível Coordenador, deverá selecionar no campo Operador de comparação a opção Maior que o Cargo Atual.
Diante deste cenário, passa a ser possível realizar alteração do cargo do colaborador, caso a classe do cargo futuro seja superior a do cargo atual.
Através deste modelo é possível realizar configuração de férias permitindo informar o dia da semana em que será realizado o pagamento das férias. Essa regra será apresentada somente para o processo de Férias e contexto Cálculo de data de pagamento.
Exemplo
Foi decidido pelo diretor financeiro da empresa que a data de pagamento das férias ocorrerá sempre na quarta feira da semana anterior ao início do gozo.
O colaborador Cláudio solicitou suas férias para o dia 15/06/2021. Para definição da data de pagamento, foi cadastrada a regra Data de pagamento em dia específico da semana anterior ao início de férias, indicando que o pagamento ocorre sempre às quartas feiras. Assim, a ocorrência de férias para o colaborador Cláudio foi gravada contendo a data de pagamento para o dia 09/06/2021.
Atenção
Caso o dia da semana informado não seja dia útil, a regra retornará o próximo dia útil anterior.
Através deste modelo é possível obter a informação adicional selecionada do centro de custo do colaborador. Essa regra será apresentada para o contexto Grupo de colaboradores responsável.
Exemplo
Na empresa de Júlia foi criada uma informação adicional para o centro de custo com o intuito de identificar o aprovador responsável por cada solicitação. Dessa maneira, quando Júlia realizar uma solicitação à um perfil que utiliza a regra Obtém o valor de determinada informação adicional do centro de custo de um colaborador, essa solicitação será direcionada automaticamente ao aprovador responsável pelo seu centro de custo.
![]()
Através deste modelo é possível obter a informação adicional selecionada do estabelecimento.
Exemplo
Na empresa de Alberto, foi criada uma informação adicional para os estabelecimentos, para identificar o aprovador responsável por cada solicitação. Assim, ao realizar uma a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Obtém valor de determinada informação adicional do estabelecimento, e já determina o aprovador responsável.
![]()
Através deste modelo é possível obter a informação adicional selecionada do estabelecimento ao qual o colaborador pertence.
Exemplo
Na empresa de Kayo, foi criado grupos de aprovadores responsáveis por cada solicitação como informação adicional, isso de acordo com cada estabelecimento da empresa. Assim, ao realizar uma movimentação a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Obtém valor de determinada informação adicional do estabelecimento de um colaborador, e já determina de acordo com o estabelecimento do colaborador, o grupo de aprovadores responsáveis por sua solicitação.
![]()
AAtravés deste modelo é possível realizar a comparação da nota de desempenho do colaborador com um valor fixo decimal de acordo com o operador desejado e retorna verdadeiro quando a comparação for satisfeita.
Exemplo
Na empresa de Kayo, foi criado a integração de informações com o módulo de Competências, com a regra Realiza a comparação da classificação de desempenho do colaborador com classificações específicas de acordo com o operador desejado, assim a o valor da nota de cada colaborador é validada com comparadores adequados que utilizam: Maior que, Menor que.
![]()
Existem situações onde a empresa concede reajuste salariais aos seus colaboradores por mérito. Nesses casos podem existir um percentual máximo permitido para esse tipo de reajuste. Portanto, para atendimento desse cenário é possível criar uma regra utilizando o modelo Realiza a comparação de um dado do processo com um valor fixo decimal de acordo com o operador desejado para verificar se o percentual de reajuste salarial concedido ao colaborador está dentro do limite estipulado.
Exemplo
O colaborador João é Analista de Remuneração, com salário de R$ 5.000,00, e o gestor de remuneração decidiu dar um reajuste a esse colaborador por mérito, porém, a empresa tem uma política de que para reajuste por mérito o limite é de 15%. Para isso, é possível criar uma regra utilizando o modelo Realiza a comparação de um dado do processo com um valor fixo decimal de acordo com o operador desejado para verificar se o percentual de reajuste salarial concedido ao colaborador está dentro do limite estipulado.
Para atender este cenário foi realizada a seguinte parametrização:
![]()
Através do modelo Realiza a comparação de um dado do processo com um valor fixo numérico de acordo com o operador desejado, é possível realizar a comparação entre o Dado do processo e o Dado numérico de comparação, para verificar se ação desejada está de acordo com o estabelecido.
Exemplo
Em uma empresa de software a gerência decidiu dar um reajuste salarial por mérito aos colaboradores do cargo 8 - Analista de Negócio. Para isso, é possível criar uma regra utilizando o modelo Realiza a comparação de um dado do processo com um valor fixo numérico de acordo com o operador desejado, para que seja possível verificar para qual cargo é permitido realizar o reajuste salarial.
Para atender esse cenário, foi realizada a seguinte parametrização:
![]()
Através do modelo Realiza a comparação de um dado do processo com um valor fixo texto de acordo com o operador, é possível realizar a comparação entre o Dado do processo e o Dado texto de comparação, para verificar se ação desejada está de acordo com o estabelecido.
Exemplo
O gestor da área de desenvolvimento, decidiu aumentar o quadro de colaboradores para analista de teste da sua unidade organizacional. Durante o processo de Requisição de Pessoal para aumento de quadro, ao informar o cargo analista de teste a regra Realiza a comparação de um dado do processo com um valor fixo texto de acordo com o operador verifica para quais unidades organizacionais é permitido a admissão de colaboradores para analista teste.
![]()
Através do modelo Realiza a comparação de um processo com uma lista de valores fixos numéricos de acordo com o operador desejado, é possível realizar a comparação entre o Dado do processo e a Lista de números de comparação, para verificar se ação desejada está de acordo com o estabelecido.
Exemplo
Em uma empresa de software a presidência decidiu dar um reajuste por mérito aos colaboradores dos seguintes cargos:
8 - Analista de Negócio
9 - Analista de Documentação
10 - Analista de Relatórios
Para isso, é possível criar uma regra utilizando o modelo Realiza a comparação de um dado do processo com uma lista de valores fixos numéricos de acordo com o operador desejado, para verificar se para os cargos 8 - Analista de negócio, 9 - Analista de Documentação e 10 - Analista de Relatórios é permitido realizar o reajuste salarial.
Para atender esse cenário, foi realizada a seguinte parametrização:
![]()
Através do modelo Realiza a comparação de um dado do processo com uma lista de valores fixos texto de acordo com o operador desejado, é possível verificar se o Dado do processo corresponde aos Dados de comparação estabelecidos. É possível fazer uso de Operadores de comparação para obter o resultado que Está contido ou Não está contido nos dados especificados. Essa regra será apresentada para os contextos Condicional para etapas e Validação.
Exemplo
Uma empresa de TI decidiu distribuir uma parcela do lucro obtido em 2020 aos seus colaboradores. Como a alta gerência optou por fazer a distribuição entre os colaboradores com mais tempo de casa, foram excluídos dessa partilha os estagiários e trainees da empresa.
Para isso, é possível criar uma regra utilizando o modelo Realiza a comparação de um dado do processo com uma lista de valores fixos texto de acordo com o operador desejado, tomando apenas os colaboradores que não possuem os termos Estagiário ou Trainee na denominação de seu cargo.
Para atender esse cenário, foi realizada a seguinte parametrização:
![]()
Através do modelo Realiza a comparação do nível da unidade organizacional do colaborador informado de acordo com o operador, é possível restringir quem poderá fazer solicitação a depender do Nível da Unidade Organizacional em que o solicitante se encontra.
Exemplo
Considerando a Hierarquia:
CENÁRIO 1
Atendendo a política da empresa, onde uma solicitação de Requisição de Pessoal para aumento de quadro, é realizada somente por 2.Diretor ou 1.Presidente, foi utilizada a seguinte parametrização:
Neste cenário apenas gestores de nível 2.Diretor ou 1.Presidente, poderão realizar solicitações.
CENÁRIO 2
Foi definido pelo conselho da empresa que as solicitações de aumento de quadro poderão ser realizadas por colaboradores abaixo do nível 2.Diretor ou 1.Presidente, para isso foi utilizada a seguinte parametrização:
Neste cenário apenas colaboradores de nível 3.Gerente, 4.Coordenador e 5.Colaboradores poderão prosseguir com as solicitações.
Através deste modelo é possível realizar a comparação do nível da unidade organizacional futura informando de forma predefinida o operador de comparação desejado e também a forma predefinida (Maior, Maior ou igual, Menor, Menor ou igual, igual, diferente) e um valor numérico indicando o nível de comparação, de forma fixa.
Exemplo
Foi definido pelo grupo de um hospital, que as movimentações realizadas para um determinado nível da unidade organizacional, deverá passar pela aprovação da gerência ou diretoria do hospital, onde, para nível igual ou superior a 7 necessita da aprovação da Diretoria e nível igual ou inferior a 6 a responsabilidade pela aprovação da movimentação é da Gerência. Diante desse cenário foi realizada a seguinte parametrização.
![]()
De acordo com a parametrização, somente o Gerente poderá prosseguir com a solicitação de movimentação para níveis da unidade organizacional futura abaixo de 7.
Através desse modelo, a regra retornará verdadeiro quando o resultado da comparação entre a carga horária da escala atual e a carga horária da escala futura for satisfeita, de acordo com o operador desejado.
Exemplo
Maria está trabalhando 35 horas semanais atualmente e solicitou uma movimentação para uma escala de 40 horas semanais. No processo, foi parametrizado a regra para o contexto de Validação utilizando o operador "Maior". Com isso, foi permitida a solicitação da Maria pois sua carga horária da escala futura é maior que a carga horária da sua escala atual.
Através deste modelo é possível verificar se o colaborador que solicitou é o colaborador alvo, caso seja a regra é verdadeira.
Exemplo
Wilson é Coordenador de Vendas e decidiu pedir um aumento de 10%. A solicitação usou o perfil que utiliza a regra Realiza a verificação se o solicitante é igual ao alvo, obteve a resposta como verdadeira e então o processo foi impedido.
Através deste modelo é possível verificar se o colaborador que solicitou é diferente do alvo, caso seja a regra é verdadeira.
Exemplo
Leandro é Gestor de Vendas e entre suas rotinas diárias de trabalho, verifica solicitações de colaboradores. Em uma rotina diária, se deparou com 3 solicitações de férias. Como a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Realiza a verificação se o solicitante é diferente do alvo, obtendo resposta como verdadeira, o Gestor aprovou as 3 solicitações de férias, já que na empresa apenas Gestores podem aprovar ou reprovar solicitação de colaboradores.
Através deste modelo é possível realizar a comparação da seleção realizada na informação adicional do processo e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Texto de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O departamento pessoal de uma Indústria realiza o cadastro do motivo da rescisão em todos os processo dos colaboradores rescindidos, por parte da empresa. Os motivos cadastrados são: Justa Causa e Sem Justa Causa. Para todas as rescisões por Justa Causa, o sistema apresentará um alerta solicitando a aprovação da diretoria. Para atender esse cenário, foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional de Seleção Única do processo e um valor fixo texto, para verificar se há necessidade da aprovação da diretoria para rescisão de contrato por Justa Causa, da informação adicional Motivo de rescisão.
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do processo do tipo Verdadeiro ou Falso e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Booleano de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O colaborador Márcio é plantonista na farmácia de um hospital, e realiza o controle das medicações que serão utilizadas nos pacientes internados. Devido ao surto de sarampo, o hospital está com super lotação, com isso as demandas do colaborador Márcio aumentaram, e necessita de um auxiliar na farmácia.
Para admissão de auxiliar de farmácia, foi definido que durante o processo de requisição, é necessário aprovação do departamento médico. Para isso foi criada uma informação adicional do tipo Booleano para indicar que o fluxo precisa passar pelo departamento médico.
Para atender esse cenário foi utilizada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Verdadeiro ou Falso do processo e um valor fixo booleano, que irá verificar se para a contratação de um novo colaborador necessita da aprovação do departamento médico.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do processo do tipo Número e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Número de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
Em uma empresa de software a gerência decidiu dar um reajuste salarial por mérito aos colaboradores do cargo 8 - Analista de Negócio, onde, foi crida uma regra definindo que para reajuste salarial acima de R$ 300,00 passará pela aprovação da diretoria da empresa.
Para atendimento desse cenário foi criado a informação adicional do tipo Número para representar o valor do reajuste utilizando a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Número do processo e um valor fixo numérico inteiro, para comparar o valor do salário do colaborador com o valor do reajuste.
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do processo do tipo Moeda e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Decimal de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O departamento pessoal de uma escola infantil, informou aos seus colaboradores que o plano de saúde teria um reajuste conforme a idade dos colaboradores. Foi definido pelo conselho da escola que reajustes acima de R$ 200,00, passaria pela aprovação da diretoria. Para esse cenário foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Moeda do processo e um valor fixo numérico decimal.
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do processo do tipo Data e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Data de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
No dia 20/10/2019 houve uma reestruturação na empresa, diante disso, durante a movimentação dos colaboradores foi definido uma regra onde, todas as admissões anteriores a reestruturação passarão pelo fluxo de aprovação Diretoria -> RH e para as admissões posteriores a reestruturação passará pelo fluxo gestores -> gestor do gestor -> RH.
Para atendimento desse cenário foi criada a informação adicional do tipo Data para representar a data da reestruturação e utilizado a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Data do processo e um valor fixo data, para comparar a data de admissão do colaborador com a data da reestruturação.
![]()
Observação: no campo Data de comparação é permitido também o preenchimento da data no formato DD/MM/AAAA.
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do processo do tipo Texto e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Texto de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O departamento pessoal de uma Indústria realiza o cadastro do motivo da rescisão em todos os processo dos colaboradores rescindidos, por parte da empresa. Os motivos cadastrados são: Justa Causa e Sem Justa Causa. Para todas as rescisões Sem Justa Causa, o sistema apresentará um alerta solicitando a aprovação da diretoria. Para atender esse cenário, foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Texto do processo e um fixo texto, para verificar de há necessidade da aprovação da diretoria para rescisão de contrato Sem Justa Causa, da informação adicional Motivo de rescisão.
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do processo do tipo Múltipla seleção e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Texto de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O proprietário de um estabelecimento "A", necessita alterar o Plano de Saúde de seus colaboradores, com intuito de diminuir as despesas anuais. Porém, o estabelecimento "B" possui um plano de saúde diferente, pois quando houve a incorporação dos estabelecimentos à mesma empresa os colaboradores já possuíam um plano de saúde diferente, e permaneceu com o mesmo plano realizado pelo antigo proprietário. Para esse cenário foi criado uma informação adicional para o fluxo de requisição reconhecer qual o grupo de estabelecimentos que o colaborador será admitido, e com base nessa informação será validado quais planos de saúde estarão disponíveis.
Portanto, foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional de Múltipla seleção do processo e uma lista de valores fixos texto, para verificar se o plano de saúde alterado pertence a lista de planos estabelecida pelo proprietário.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do colaborador do tipo Verdadeiro ou Falso e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Booleano de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O colaborador Márcio é plantonista na farmácia de um hospital, e realiza o controle das medicações que serão utilizadas nos pacientes internados. Devido ao surto de sarampo, o hospital está com super lotação, com isso as demandas do colaborador Márcio aumentaram, e necessita de um auxiliar na farmácia.
Para admissão de auxiliar de farmácia, foi definido que durante o processo de requisição, é necessário aprovação do departamento médico. Para isso foi criada uma informação adicional do tipo Booleano para indicar que o fluxo precisa passar pelo departamento médico.
Para atender esse cenário foi utilizada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Verdadeiro ou Falso do colaborador e um valor fixo booleano, que irá verificar se para a contratação de um novo colaborador necessita da aprovação do departamento médico.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do colaborador do tipo Data e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Data de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
No dia 20/10/2019 houve uma reestruturação na empresa, diante disso, durante a movimentação dos colaboradores foi definido uma regra onde, todas as admissões anteriores a reestruturação passarão pelo fluxo de aprovação Diretoria -> RH e para as admissões posteriores a reestruturação passará pelo fluxo gestores -> gestor do gestor -> RH.
Para atendimento desse cenário foi criada a informação adicional do tipo Data para representar a data da reestruturação e utilizado a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Data do colaborador e um valor fixo data, para comparar a data de admissão do colaborador com a data da reestruturação.
![]()
Observação: no campo Data de comparação é permitido também o preenchimento da data no formato DD/MM/AAAA.
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do colaborador do tipo Moeda e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Decimal de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O departamento pessoal de uma escola infantil, informou aos seus colaboradores que o plano de saúde teria um reajuste conforme a idade dos colaboradores. Foi definido pelo conselho da escola que reajustes acima de R$ 200,00, passaria pela aprovação da diretoria. Para esse cenário foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Moeda do colaborador e um valor fixo numérico decimal.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do colaborador do tipo Número e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Número de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
Em uma empresa de software a gerência decidiu dar um reajuste salarial por mérito aos colaboradores do cargo 8 - Analista de Negócio, onde, foi crida uma regra definindo que para reajuste salarial acima de R$ 300,00 passará pela aprovação da diretoria da empresa.
Para atendimento desse cenário foi criado a informação adicional do tipo Número para representar o valor do reajuste utilizando a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Número do colaborador e um valor fixo numérico inteiro, para comparar o valor do salário do colaborador com o valor do reajuste.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do colaborador do tipo Múltipla seleção e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Texto de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O proprietário de um estabelecimento "A", necessita alterar o Plano de Saúde de seus colaboradores, com intuito de diminuir as despesas anuais. Porém, o estabelecimento "B" possui um plano de saúde diferente, pois quando houve a incorporação dos estabelecimentos à mesma empresa os colaboradores já possuíam um plano de saúde diferente, e permaneceu com o mesmo plano realizado pelo antigo proprietário. Para esse cenário foi criado uma informação adicional para o fluxo de requisição reconhecer qual o grupo de estabelecimentos que o colaborador será admitido, e com base nessa informação será validado quais planos de saúde estarão disponíveis.
Portanto, foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional de Múltipla seleção do colaborador e uma lista de valores fixos texto, para verificar se o plano de saúde alterado pertence a lista de planos estabelecida pelo proprietário.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação da seleção realizada na informação adicional do colaborador e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Texto de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O departamento pessoal de uma Indústria realiza o cadastro do motivo da rescisão em todos os processo dos colaboradores rescindidos, por parte da empresa. Os motivos cadastrados são: Justa Causa e Sem Justa Causa. Para todas as rescisões por Justa Causa, o sistema apresentará um alerta solicitando a aprovação da diretoria. Para atender esse cenário, foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional de Seleção Única do colaborador e um valor fixo texto, para verificar se há necessidade da aprovação da diretoria para rescisão de contrato por Justa Causa, da informação adicional Motivo de rescisão.
![]()
Através deste modelo é possível realizar a comparação de uma informação adicional do colaborador do tipo Texto e o valor informado no parâmetro. A regra retornará válida quando o valor informado no campo Texto de comparação for de acordo com o Operador de comparação.
Exemplo
O departamento pessoal de uma Indústria realiza o cadastro do motivo da rescisão em todos os processo dos colaboradores rescindidos, por parte da empresa. Os motivos cadastrados são: Justa Causa e Sem Justa Causa. Para todas as rescisões Sem Justa Causa, o sistema apresentará um alerta solicitando a aprovação da diretoria. Para atender esse cenário, foi criada a regra Realiza a comparação entre uma informação adicional do tipo Texto do colaborador e um fixo texto, para verificar se há necessidade da aprovação da diretoria para rescisão de contrato Sem Justa Causa, da informação adicional Motivo de rescisão.
![]()
Através deste modelo é possível por meio de parametrização realizar a comparação do nível hierárquico do cargo e o valor informado no parâmetro. A regra retorna verdadeiro quando o resultado da comparação do nível hierárquico do cargo e o dado numérico de comparação for satisfeita.
Exemplo
O colaborador Fernando é enfermeiro técnico em um hospital de campanha, por conta da pandemia da COVID-19 houve uma alta de pacientes no hospital, elevando sua demanda no local, com isso, surgiu a necessitando de um aumento do quadro de colaboradores com cargo de nível 3 e 4. Para admissão de um colaborador com cargo de nível 3 e 4, foi definido que durante o processo de requisição, é necessário aprovação do departamento médico.
Para atender esse cenário foi utilizada a regra Realiza a comparação do nível hierárquico do cargo informado de acordo com o operador, que irá verificar se para a contratação de um novo colaborador necessita da aprovação do departamento médico.
Através do modelo Validar exceção ao percentual máximo de reajuste de acordo com o nível salarial, é possível realizar o percentual de reajuste maior que o máximo indicado, caso o nível salarial futuro do colaborador seja o nível parametrizado com exceção, e o Salário Futuro seja exatamente o valor do nível.
Exemplo
O colaborador João é Analista de Sistema de Nível 1 e possui um salário de R$ 3.200,00, o seu gestor decidiu presenteá-lo com um reajuste salarial por mérito, tornando-o Analista de Sistema Nível 3 com salário de R$ 3.680,00.
![]()
A empresa onde João trabalha possui uma política de não conceder reajustes salariais por mérito de valores acima de 10% sobre o salário do colaborador, exceto em casos, onde o colaborador seja movimentado para o último nível da faixa salarial (o nível de exceção é definido via parametrização).
O reajuste do colaborador João foi de 15%, sendo superior ao limite definido pela empresa, porém como ele foi movimentado para o último nível da faixa salarial (definido como exceção na parametrização) a movimentação foi concluída com sucesso.
![]()
Através do modelo Validar exceção ao percentual máximo de reajuste de acordo com o posicionamento, caso o Posicionamento na Faixa futura seja o valor indicado no parâmetro Posicionamento na Faixa de exceção, é permitido realizar reajuste salarial com percentual maior que o máximo indicado.
Exemplo
Foi definido os seguintes parâmetros para a regra Validar exceção ao percentual máximo de reajuste de acordo com o posicionamento:
A colaboradora Maria tem um salário atual de R$ 1.200,00, e foi definido um percentual máximo de reajuste de 20%, porém foi reajustado a 30% chegando ao valor de R$ 1.560,00. Portanto, o valor que a colaboradora está recebendo é maior do que o valor estipulado como Percentual máximo de reajuste. Porém, como foi definido o Posicionamento na Faixa de exceção, passa a ser permitido realizar o reajuste salário desde que, o valor do ponto de enquadramento seja exatamente 15%.
Através do modelo Validar exceção ao percentual mínimo de reajuste de acordo com o cargo e posicionamento, é possível definir um percentual mínimo de reajuste, caso o cargo permita um salário diferente do nível. Porém, se o posicionamento na faixa for igual ao indicado, será possível realizar o reajuste com um percentual menor que o definido.
Exemplo
Foi definido os seguintes parâmetros para a regra Validar exceção ao percentual mínimo de reajuste de acordo com o cargo e posicionamento:
O colaborador José tem um salário atual de R$ 1.660,00, e foi definido um percentual mínimo de reajuste de 3%, porém foi reajustado a 2,41% chegando ao valor de R$ 1.700,00. Portanto, o valor que o colaborador está recebendo é menor do que o valor estipulado como Percentual mínimo de reajuste. Porém, como foi definido o Posicionamento na Faixa de exceção, passa a ser permitido realizar o reajuste salário desde que, o valor do Posicionamento na Faixa seja igual ao valor indicado como exceção, ou seja 15%.
Através do modelo Verifica se a carga horária da escala futura é diferente da carga horária da escala atual, é possível analisar se o colaborador está sendo movimentado de uma escala com carga horária diferente da carga horária da escala atual.
Exemplo
A colaboradora Ana é Atendente de CallCenter e tem uma carga horária de 6hs diárias, devido a diminuição do quadro de colaboradores, o supervisor da área solicitou um aumento de sua jornada de trabalho para 8hs diárias, para garantir que a carga horária da escala futura não seja igual a carga horária da escala atual, foi criada a regra para Verificar se a carga horária da escala futura é diferente da carga horária da escala atual.
![]()
![]()
Através do modelo Verifica se a carga horária da escala futura é menor que a carga horária da escala atual, é possível analisar se o colaborador está sendo movimentado de uma escala com carga horária diferente.
Exemplo
Devido a problemas financeiros na empresa, o colaborador Pedro teve sua carga horária reduzida de 8 para 6 horas diárias, com isso, seu sálario também teve uma redução de 25%. Para garantir que a carga horária da escala futura não seja maior ou igual a carga horária da escala atual foi criada a regra Verifica se a carga horária da escala futura é menor que a carga horária da escala atual.
![]()
![]()
Através deste modelo, é possível Verificar se a data de início está fora do prazo máximo em meses para ocorrência/movimentação programada definida pelo responsável da empresa.
Exemplo
![]()
Para garantir que a ocorrência de um colaborador seja solicitada e aprovada dentro do prazo desejado utilize a regra Verifica se a data de início está fora do prazo em dias para solicitar e/ou aprovar. Essa regra permite especificar a quantidade de dias, anterior à Data de início da ocorrência, em que a solicitação e/ou aprovação devem ser feitas. Esses dados devem ser informados nos campos Quantidade de dias para a solicitação e Quantidade de dias para a aprovação respectivamente.
Esta regra está disponível para os Contextos: Validação e Condicional para etapas, assim como os Processos: Buscar colaborador, Ceder colaborador, Movimentação, Requisição, Rescisão.
Exemplo
A empresa BZX decidiu estabelecer um prazo para as solicitações de rescisão, para que possam ser analisadas e processadas de maneira correta. Após alinhamento com os gestores e a área de RH, percebeu-se que os gestores precisam de pelo menos 4 dias para analisar e aprovar uma solicitação de rescisão, enquanto a área de RH precisa de pelo menos 6 dias (após a aprovação do gestor) para processar a rescisão de um colaborador. Dessa maneira, foi decidido que as solicitações de rescisão devem feitas pelo menos 10 dias antes da rescisão do colaborador.
Para atender esse cenário foi feita a seguinte parametrização da regra Verifica se a data de início está fora do prazo em dias para solicitar e/ou aprovar:
Assim, para as seguintes solicitações de rescisão foram obtidos os resultados:
Cenário 1:
Cenário 2:
Cenário 3:
Para garantir que a data de início da ocorrência/movimentação não está fora do prazo estabelecido nos parâmetros de acordo com a data atual, utilize a regra Verifica se a data de início está fora do prazo para solicitar e/ou aprovar, onde permite definir um Dia limite para solicitação, Dia limite para aprovação e Quantidade de meses de antecedência.
Exemplo
O colaborador Carlos Augusto, agendou suas férias para o dia 10/10/2019, porém ele precisou antecipar essa data e realizar a alteração da programação das férias.
![]()
Conforme a política da empresa onde Carlos Augusto trabalha, só poderá alterar a data de suas férias com 35 dias de antecedência, ou seja, o Carlos Augusto tem até o dia 05/09/2019, para mudar a data que irá gozar suas férias.
![]()
Para este cenário foi utilizada a regra Verifica se data de início está fora do prazo para solicitar e/ou aprovar para verificar se a data de início da ocorrência/movimentação está dentro do prazo estabelecido pela empresa.
![]()
O colaborador, realizou a alteração de suas férias dentro do prazo definido pela empresa, com isso a movimentação foi concluída com sucesso.
![]()
Atenção
Caso seja realizada alteração de ocorrência/movimentação após a data definida, o sistema impedirá de prosseguir com o processo.
O modelo de regra Verifica se o colaborador está associado a um determinado benefício de acordo com os status informados permite que seja verificado se o colaborador possui e/ou já possuiu alguma associação de benefício juntamente com os status Ativos, Cancelados e Suspensos, caso sejam informados.
Exemplo
O Departamento Pessoal de uma empresa de Software, decidiu fazer uma auditoria referente a benefícios disponibilizados aos colaboradores, de início será verificado se o colaborador possui e/ou já possuiu o benefício auxílio creche. Para isso, a regra Verifica se o colaborador está associado a um determinado benefício de acordo com os status informados foi configurada da seguinte forma:
![]()
O resultado retornará verdadeiro caso o colaborador esteja associado ao benefício de auxílio creche informado, considerando também os status Ativos, Cancelados e Suspensos definidos como Sim na configuração da regra.
Atenção
• O benefício será considerado Cancelado e Suspenso quando na funcionalidade Associação:
- A data do cancelamento estiver definida;
- A data da suspensão estiver informada e a data fim não, será considerado a suspensão do benefício;
- O benefício possui uma data de suspensão definida (sem informação da data fim) e uma data de cancelamento também informada, o sistema irá considerar os dois status (suspenso e cancelado).
• O benefício será considerado Ativo quando na funcionalidade Associação:
- Não possuir uma data de cancelamento;
- Não possuir uma data de suspensão, ou possuir data de suspensão, mas também possuir uma data de fim da suspensão maior ou igual a data da suspensão.
O modelo Verifica se o dia da data informada está fora do intervalo definido permite averiguar se a Data (data de rescisão nos processos de rescisão ou a data de movimentação nos processos de movimentação) se encontra fora do período especificado pelos campos Data inicial e Data final. O valor retornado será verdadeiro e a Mensagem de validação será apresentada quando a Data não pertencer ao intervalo informado.
Esta regra está disponível para os Contextos: Validação e Condicional para etapas, assim como os Processos: Buscar colaborador, Ceder colaborador, Movimentação e Rescisão.
Exemplo
A empresa ABC processa sua folha de pagamento todo mês após o dia 25, e por isso deseja que nenhuma rescisão seja feita entre o dia 26 e o final de cada mês.
Para atender esse cenário foi feita a seguinte parametrização:
![]()
Dessa maneira, caso sejam solicitadas as seguintes rescisões em um perfil que utiliza a regra cadastrada:
Colaborador: Marília Silva | Data da rescisão: 15/05
Colaborador: Antônio Mendes | Data da rescisão: 25/05
Colaborador: Jacinta Ferreira | Data da rescisão: 28/05
Colaborador: Muriel Sousa | Data da rescisão: 09/06
Colaborador: Joel Santos | Data da rescisão: 26/06
Só serão validadas as rescisões dos colaboradores Marília, Antônio e Muriel. As demais solicitações não serão aprovadas e a mensagem configurada será apresentada.
Através do modelo Verifica se a movimentação será para um nível hierarquicamente abaixo do gestor imediato ou um nível hierarquicamente abaixo do indicado, é possível movimentar um colaborador de um grupo hierárquico para outro, verificando se essa movimentação está em um nível abaixo do grupo hierárquico do gestor imediato.
Exemplo
A opção Verifica se a movimentação será para um nível hierarquicamente abaixo do gestor imediato ou um nível hierarquicamente abaixo do indicado, atende os seguintes cenários:
CENÁRIO 1
O colaborador Vinícius é Analista de Documentação e atualmente pertence a Unidade Organizacional - Operacional com nível hierárquico 9, e houve a necessidade de mudança de cargo. O colaborador foi movimentado para o cargo Analista de Relatórios, porém permanecerá na mesma unidade organizacional.
![]()
CENÁRIO 2
O colaborador Rogério é Analista de Relatórios e pertence a Unidade Organizacional - Operacional com nível hierárquico 8, e foi movimentado para a Unidade Organizacional - Administrativo mantendo o mesmo nível hierárquico da unidade organizacional anterior.
![]()
CENÁRIO 3
O colaborador Gustavo é Analista de Relatórios e pertence a Unidade Organizacional - Operacional com nível hierárquico 7, e foi movimentado para a Unidade Organizacional - Administrativo para o nível 6 abaixo do nível que possuía anteriormente.
![]()
O colaborador Gustavo foi movimentado para a Unidade Organizacional - Administrativo, com um nível abaixo do que pertencia na Unidade Organizacional - Operacional, conforme definido na configuração da regra.
![]()
CENÁRIO 4
O colaborador Emerson é Analista de Relatórios e pertence a Unidade Organizacional - Operacional com nível hierárquico 9 e seu gestor imediato Eduardo possui o nível hierárquico 10, porém houve a necessidade de movimentar o colaborador Emerson para a Unidade Organizacional - Administrativo com o nível abaixo do gestor imediato da nova unidade. O nível hierárquico do gestor na Unidade Organizacional - Administrativo é 9, portanto o colaborador Emerson irá para o nível hierárquico 8.
![]()
Através deste modelo é possível consultar se o colaborador é gestor.
Exemplo
O superior de Stella deseja muda-lá de estabelecimento, mas a mantendo na mesma área de atuação. Então, solicitou sua movimentação para o estabelecimento desejado. Como a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Visualizar se colaborador é gestor, verificou que Stella era gestora e enviou a solicitação de movimentação para seu superior direto, a diretora da empresa.
Através deste modelo é possível consultar se o colaborador não é gestor.
Exemplo
O superior de Antônio ficou sabendo que iria ter um processo interno para a área comercial da empresa. Como Antônio sempre quis ir para área comercial, seu superior o inscreveu no processo interno e enviou sua inscrição para ser aprovada. Como a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Visualizar se colaborador não é gestor, verificou que Antônio não era gestor e enviou para que seu gestor aprove.
Através do modelo Verifica se colaborador está afastado na data atual, é possível analisar se existe algum colaborador cadastrado como Afastado, evitando assim a realização de qualquer tipo de movimentação para esses colaboradores na data atual.
Exemplo
O presidente de uma empresa de cosméticos, tomou a decisão de rescindir o contrato do colaborador Rafael Santana, por baixa produtividade. Foi decidido que no dia 20/09/2019 o Rafael Santana não faria mais parte do quadro de colaboradores da empresa. Para garantir que a rescisão seja realizada conforme planejada, foi utilizada a regra Verificar se colaborador está afastado na data atual.
Foi constatado que não será possível realizar a rescisão do colaborador Rafael Santana, pois o mesmo encontra-se de férias no dia 20/09/2019. Dessa forma o presidente da empresa deverá aguardar o período de férias do colaborador Rafael Santana encerrar, para dar continuidade no processo de rescisão.
Através deste modelo é possível Verificar se o colaborador mudou de estabelecimento e possui determinada estabilidade do tipo informado, preenchendo os campos Código do tipo de estabilidade, Código do estabelecimento atual e Código do estabelecimento futuro.
Exemplo
O colaborador Joaquim dos Anjos trabalhada em um laboratório como Químico, seu cargo é considerado como cargo de risco, pois está sempre exposto a reagentes que causam danos físicos ou prejudica a saúde. O sindicato de sua categoria definiu que para o cargo de Químico, o colaborador terá uma estabilidade de 2 meses, à partir do retorno das férias devido aos riscos das atividades executadas.
![]()
Houve a necessidade de movimentar esse colaborador para outro estabelecimento, porém, no estabelecimento futuro não existe nenhum tipo de acordo sindical referente a estabilidade para os colaboradores que possuem o cargo de Químico.
Para esse cenário, foi criada a regra Verifica se colaborador mudou de estabelecimento e possui determinada estabilidade, que poderá emitir um alerta impeditivo ou não para indicar que o colaborador irá perder a estabilidade caso a movimentação seja realizada.
![]()
Através do modelo Verifica se determinada unidade organizacional é de gestão, é possível identificar se a unidade organizacional de destino pertence somente a gestores.
Exemplo
A colaboradora Ana Cássia é Gerente de Planejamento e possui o Nível Hierárquico 6 na Unidade Organizacional - Administrativo, e poderá ser movimentada pra a Unidade Organizacional - Financeiro. Para isso, a diretoria da empresa utilizou a regra Verifica se determinada unidade organizacional é de gestão, pois a colaboradora só será movimentada se a unidade organizacional de destino for de gestão.
![]()
Após comprovar que a Unidade Organizacional - Financeiro é de gestão, a colaboradora Ana Cássia foi movimentada para a mesma, exercendo a função de Gerente de Contas a Pagar, permanecendo no mesmo nível hierárquico.
![]()
Através deste modelo é possível verificar se houve mudança de tabela, faixa ou nível salarial do colaborador.
Exemplo
A colaboradora Jéssica entrou como estagiária na empresa e logo foi contratada como Analista de Requisitos Junior, sua gestora Giovana pretende transferir a colaboradora para outra área dentro da empresa. Como a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Verifica se houve mudança de tabela, faixa ou nível salarial, a transferência foi negada. A política da empresa só permite alterações de tabelas após 6 meses de contratação.
Através do modelo Verifica se cargo informado utiliza tabela e não possui a marcação "Permitir colaboradores com salário diferente da tabela salarial", é possível verificar se para um determinado cargo não é permitido realizar reajuste para colaboradores com valores diferente da tabela salarial.
Exemplo
O colaborador Roger é Analista de Relatórios e o gestor da área decidiu dar um reajuste salarial de 10% para esse colaborador por mérito. Porém, ao realizar o processo de reajuste, o sistema não permitiu o aumento do salário do colaborador em percentual.
![]()
Foi observado pelo gestor que para o cargo Analista de Relatórios não é permitido exceção salarial, ou seja, o salário dos colaboradores desse cargo deve ser exatamente o que foi definido na faixa e nível, não sendo possível informar um valor diferente para aplicação do reajuste.
![]()
![]()
Através do modelo Verifica se cargo informado utiliza tabela e possui a marcação "Permitir colaboradores com salário diferente da tabela salarial", é possível verificar se para um determinado cargo é permitido realizar reajuste para colaboradores com valores diferente da tabela salarial.
Exemplo
A colaboradora Catarina é Analista de Documentação e o gestor da área decidiu dar um reajuste salarial de 20% para essa colaboradora por mérito. Para garantir que o reajuste salarial seja realizado da forma planejada, foi utilizada a regra Verifica se cargo informado utiliza tabela e possui a marcação "Permitir colaboradores com salário diferente da tabela salarial".
![]()
Após confirmar que o cargo informado permite reajuste diferente da tabela salarial, a colaboradora Catarina teve o aumento em seu salário conforme definido pelo gestor.
![]()
![]()
Através deste modelo é possível verificar a qual empresa o colaborador pertence.
Exemplo
O gerente Jonne está criando um perfil de reajuste salarial para sua equipe. A diretoria liberou 30% de Reajuste para a Empresa A e apenas 5% de Reajuste para a empresa B. Então,Jonne foi averiguar a qual empresa seus colaboradores pertenciam, como a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Verifica se o colaborador pertence a determinada empresa, percebeu que somente o colaborador André pertencia a empresa B, que foi comprada recentemente. Assim, André recebeu 5% de reajuste salarial.
Através deste modelo é possível verificar a qual estabelecimento o colaborador pertence.
Exemplo
O gerente Jonne está criando um perfil de reajuste salarial para sua equipe. A diretoria liberou 30% de Reajuste para a Empresa A e apenas 5% de Reajuste para a empresa B. Então, Jonne foi averiguar a qual empresa seus colaboradores pertenciam, como a solicitação foi para um perfil que utiliza a regra Verifica se o colaborador pertence a determinado estabelecimento, percebeu que somente o colaborador André pertencia a empresa B, que foi comprada recentemente. Assim, André recebeu 5% de reajuste salarial.
![]()
Através deste modelo é possível Verificar se o colaborador possui alguma estabilidade, para que seja possível realizar movimentação do mesmo sem causar prejuízos à empresa.
Exemplo
A colaboradora Sandra trabalha como secretária há 6 anos, e possui uma estabilidade de 2 anos contando à partir do dia 05/01/2018.
A empresa decide rescindir o contrato com a colaboradora, pois não existirá mais o cargo de Secretária na empresa.
Para garantir que não seja feita rescisão de contrato para colaboradores com estabilidade, foi utilizada a regra Verifica se colaborador possui alguma estabilidade.
![]()
Após constar a estabilidade da colaboradora Sandra Almeida, a rescisão de contrato foi cancelada, e a colaboradora passou a exercer outra atividade na empresa, até o fim da estabilidade.
Através deste modelo é possível Verificar se o colaborador possui determinada estabilidade, para que seja possível realizar movimentação do mesmo sem causar prejuízos à empresa.
Exemplo
O colaborador Marcos está de férias na empresa onde trabalha, e foi decidido pelo gestor da empresa rescindir o contrato com esse colaborador. Para garantir que não será realizada nenhuma movimentação para colaboradores com uma determinada estabilidade, foi utilizada a regra Verifica se o colaborador possui determinada estabilidade.
Após verificar que o colaborador Marcos possui uma determinada estabilidade, o gestor convocou uma reunião com a diretoria e foi decidido que o processo de rescisão não será prosseguido.
Através dessa regra é possível realizar a validação de conflito de ocorrência da estabilidade do colaborador com uma determinada data. Essa nova regra será apresentada para o contexto Condicional para etapas e Validação para os processos de Rescisão e Movimentação.
Exemplo
O colaborador Henry possui uma estabilidade de retorno de férias (representado pelo código 6) no período de 01/11/2021 a 30/11/2021. Foi realizada a parametrização utilizando o modelo de regra Verificar se o colaborador possui determinada estabilidade na data informada da seguinte forma:
Diante desse cenário, para que a regra retorne verdadeira, o código do tipo da estabilidade deverá ser igual a 6 e a data informada deve estar dentro do período da estabilidade, incluindo a data de início e fim da estabilidade.
Através deste modelo, é possível Verificar se o colaborador possui ocorrência de rescisão, a fim de evitar qualquer movimentação para o colaborador em processo rescisório.
Exemplo
A colaboradora Divina é enfermeira plantonista em um Hospital particular, e recebeu uma proposta para trabalhar em outro Hospital como enfermeira chefe de UTI.
Com isso, a colaboradora Divina pediu demissão do atual Hospital no dia 09/09/2019 e cumpriu o aviso prévio para treinar um novo colaborador, tendo a sua rescisão programada para o dia 08/10/2019.
No decorrer do mês de setembro, o diretor do hospital Sr. Nakamura, liberou uma janela de reajuste salarial para alguns colaboradores, e na lista estava o nome de Divina.
Para garantir que não seja realizado o reajuste salarial para os colaboradores em processo de rescisão, foi utilizada a regra Verifica se colaborador possui ocorrência de rescisão.
Devido ao processo de Rescisão programada a colaboradora Divina não pôde ter o reajuste salarial e prosseguiu com a rescisão.
Através deste modelo é possível verificar se o reajuste do colaborador ultrapassa o limite.
Exemplo
João Carlos atualmente é Analista de Suporte Nível 2. A Gestora Clara, após ver tamanho comprometimento de João Carlos perante seu trabalho na empresa, decidiu mudá-lo de nível salarial. Como a solicitação foi para um perfil que usava a regra Verifica se o posicionamento na faixa é maior que determinado limite, Clara percebeu que se mudasse João Carlos para Analista de Suporte Nível 3, o reajuste salarial ultrapassaria 120% e isso a empresa não permite. Para mostrar seu contentamento com o trabalho do colaborador, Carla decidiu então mudá-lo da Faixa A para a Faixa B. O reajuste de mudança de faixa ficou abaixo dos 120% e João Carlos teve o reconhecimento pelo seu trabalho.
Através deste modelo é possível verificar se o prazo de antecedência de férias do operador, respeita a parametrização no momento da solicitação no formulário do processo.
Exemplo
A gestora Márcia necessita realizar a solicitação de suas férias, onde a data da solicitação é 14/09/2022, e o início de suas férias será no dia 22/09/2022.
Para que ela consiga prosseguir com a solicitação o prazo de antecedência deverá ser diferente do que está cadastrado na regra Verifica se o prazo de antecedência de férias respeita a condição do operado e valor fixo, caso o solicitante seja igual ao alvo, conforme parametrização abaixo:
Diante desse cenário, a regra retorna verdadeira pois, as férias foi solicitada com 8 dias de antecedência (diferença entre a data da solicitação e do início das férias), diferente da parametrização que é maior ou igual a 10 dias.
Através deste modelo é possível verificar se o município atual ou de destino pertence uma determinada lista.
A regra retornará verdadeiro quando o colaborador alterar o município de residência e atender um dos critérios abaixo:
• O município atual pertence a lista, porém o município de destino não pertence, ou;
• O município atual não pertence a lista, porém o município de destino pertence.
Com essa regra será possível realizar validações e direcionar etapas específicas de aprovação para os processos que atenderem os critérios especificados.
Exemplo
O colaborador João residia em São Paulo e possui um benefício de plano de saúde da cooperativa médica 1, porém, o colaborador se mudou para Ribeirão Preto e a cooperativa médica 1 não atende em seu novo local de moradia. Devido a essa mudança de endereço, foi realizada a parametrização utilizando o modelo de regra Verificar se colaborador está alterando o município de residência, com município atual ou destino em uma determinada lista da seguinte forma:
![]()
Diante desse cenário a regra retorna verdadeira pois, o município de destino pertence a lista de municípios e o colaborador poderá usufruir dos serviços da cooperativa médica 2 que atende no novo município em que reside.
Através deste modelo é possível verificar se existe algum colaborador que é PCD.
Exemplo
Rosângela como presidente da empresa, sempre teve como cultura empresarial a integração e acessibilidade. Recentemente, Rosângela abriu um processo interno para a efetivação de mais 2 colaboradores. No processo seletivo, foi deixado claro que as vagas era para PCD. João, que sempre quis trabalhar na área das vagas ofertadas realizou sua inscrição. Sua solicitação foi enviada para o perfil que utiliza a regra Verifica se um colaborador é PCD,que constou que João não é PCD. Assim, sua inscrição foi impedida.
Através deste modelo é possível verificar se houve alteração do cargo, se o cargo futuro pertence ao grupo de cargos informado, caso seja positivo, será verificado o prazo da última movimentação de cargo ou admissão de acordo com a data da movimentação.
Exemplo
A regra Verifica o prazo da última movimentação de cargo/admissão de acordo com o grupo de cargos, retornará verdadeiro quando houver alteração do cargo, o cargo futuro pertence ao grupo de cargos informado e o prazo entre a data da movimentação e a data da última movimentação de cargo ou admissão é menor que o informado, conforme parametrização abaixo:
Através desse modelo é possível que a regra retorne verdadeiro quando for identificado que as parcelas de férias não estão de acordo com o § 1º do art. 134 da CLT.
Além disso, apenas as solicitações com dados de férias fora do estipulado no §1° do art. 134 serão direcionadas para essa etapa. Dessa forma, o responsável poderá verificar se a solicitação se enquadra em um cenário de exceção.