Nesta guia configure as opções que serão apresentadas no Portal de Autoatendimento para o solicitante do afastamento/Ausência.
Na seção Orientações ao usuário, clique no botão ,
e descreva um texto de orientação ao usuário para o formulário de solicitação.
É possível também através do campo Links para arquivos selecionar links para arquivos e
dessa maneira possibilitar que o mesmo seja
baixado pelo usuário do processo, em seguida para concluir, clique em .
Atenção
Os arquivos mostrados para a seleção no campo Links para arquivos, são aqueles cadastrados através da funcionalidade Cadastro de Links.
Na seção Definições, defina:
O Motivo para solicitação que não realiza gravação de ocorrência? - Ao marcar essa opção como Sim, os será apresentada a opção Forma de apresentação do período de afastamento, que permite indicar se será por Dias, Hora Inicial e Final ou Data e Hora.
O Prazo limite para lançamento de afastamento - Nessa opção deverá informar o prazo limite em dias, para o lançamento do afastamento através do processo. Será considerada a data de início do afastamento X a data atual.
Permitir afastamento no mês anterior à data de referência do sistema?: Ao habilitar essa opção como Sim, a mensagem de validação não será exibida se a data de início do afastamento estiver no mês anterior à referência. No entanto, se a data de início estiver em dois ou mais meses anteriores à referência, a validação será realizada normalmente.
A partir de qual dia do mês será permitido afastamento anterior à data de referência?: Defina o dia da data de início do afastamento, que deve ser maior ou igual ao dia definido na configuração na configuração para a qual a validação não será aplicada
Informe o Tipo de Afastamento e o Motivo.
Caso deseja inserir um Grupo de Cálculo e a Situação na configuração da
solicitação, clique em
.
Para que seja atribuída automaticamente a gravação da ocorrência de afastamento para o tipo de afastamento 12, marque a opção Prorrogação referente ao programa empresa cidadã? como Sim.
Na seção Data de Alteração informe se a Forma de preenchimento será por: Data da solicitação, Data da última aprovação ou Informada no formulário.
Defina se deseja Atribuir automaticamente o dia 1° do próximo mês, caso a solicitação ocorra após a data de corte?, selecionando a opção como Sim.
Marque a opção Apresentar automaticamente os dias de afastamento como Sim, caso deseja que o sistema apresente de forma automática os dias de afastamento/ausência. Após marcar essa opção como Sim a Data Inicial deverá ser informada para que o sistema apresente a Data Final assim como a Quantidade de dias de afastamento.
Caso a opção seja marcada como Não será necessário informar a Data Inicial e Data Final ou a Data Inicial e a Quantidade de dias de afastamento.
Atenção
O campo Quantidade de dias passa a ser obrigatório no cadastro da solicitação, caso a opção Apresentar automaticamente os dias de afastamento esteja definida como Sim.
O campo Permitir Editar? definido como Sim, possibilita realizar a alteração dos dias, caso seja necessário.
No Formulário defina quais serão os motivos que estarão disponíveis no formulário de
solicitação de afastamento
do Portal de autoatendimento marcando a opção ,
nas colunas Visível, Editável e Obrigatório.
Marque a opção Permitir exceção à data de corte para que o sistema desconsidere a Data de corte informada na funcionalidade Configurações Gerais guia Afastamento/Ausência.
Atenção
Marcando esta opção com Sim, caso a Data do afastamento esteja dentro da referência atual do sistema e a solicitação ocorra após o dia informado na opção Data de Corte da funcionalidade Configurações gerais, o sistema irá desconsiderá-la e a ocorrência será gravada. Se estiver igual a Não, o sistema irá impedir a gravação da ocorrência caso a Data do afastamento seja posterior à Data de Corte e dentro da referência atual do sistema.
Através da opção Permitir que o solicitante finalize processos pendentes?, é possível realizar o cancelamento de um processo pendente de aprovação, para isso, marque a opção como Sim.
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na solicitação a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
No campo Informação Adicional é possível caracterizar as informações para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórias. As informações que aqui são apresentadas, são previamente incluídas na funcionalidade Informação Adicional do módulo Gen.te Recebe Folha de Pagamento.