Nesta guia configure as opções que serão apresentadas no Portal de Autoatendimento para o solicitante do benefício.
Na seção Formulário de solicitação, clique no botão ,
e descreva as orientações que julgar necessárias para serem apresentadas ao usuário do processo, quando este for realizar a
solicitação.
É possível também através do campo Links para arquivos selecionar links para arquivos e dessa maneira possibilitar que o mesmo seja
baixado pelo usuário do processo, em seguida para concluir, clique em .
Atenção
Os arquivos mostrados para a seleção no campo Links para arquivos, são aqueles cadastrados através da funcionalidade Cadastro de Links.
Para que seja apresentado o campo de observação no Portal de Autoatendimento, marque com Sim a opção Disponibilizar campo de observação?
Defina no campo Data de corte a opção desejada.
As opções disponíveis são:
Não validar - Ao selecionar esta opção, não será seguido nenhuma data de corte.
Seguir data de corte das Configurações Gerais - Caso a opção selecionada seja esta, o perfil seguirá a data de corte na referência, de acordo com as configurações definidas em Configurações Gerais.
Data de corte específica - Se a escolha for esta opção, será seguida a data de corte específica, informada pelo usuário no campo Dia da data de corte.
Atenção
Os perfis determinam quais as opções que serão disponibilizadas no formulário de solicitação de benefícios, portanto estes deverão ser cadastrados na funcionalidade Perfil de dados do específicos.
Impedir cancelamento de benefício para o titular? Esta opção será apresentada apenas quando a opção Movimentação - Cancelamento estiver habilitada na seção Ações.
Atenção
Ao acessar o Processo Parametrizável de Benefícios e utilizar um motivo de benefício relacionado a um perfil que tenha essa nova configuração marcada como Sim, caso o usuário indique o titular para cancelamento, será apresentada a seguinte mensagem: Este benefício não pode ser cancelado para o titular..
Na seção Ações, marque qual ação deseja que o perfil execute no processo de benefícios. As opções disponíveis são: Associação, Inclusão de Valores, Movimentação - Reativação e Movimentação - Outros (Mudança, Cancelamento, Suspensão e Fim de Suspensão).
Para definir se haverá exceção na associação do benefício no processo, marque como Sim a opção Permitir associar com exceção. Essa opção só será considerada caso o benefício cadastrado no módulo Gen.te Valoriza - Benefícios, permita a exceção.
No campo Preenchimento da data da associação, informe qual o tipo deseja utilizar, podendo ser:
Data da solicitação - que virá preenchida conforme a data atual, não sendo possível alterá-la.
Data da última aprovação - que virá preenchida de acordo com a data da última aprovação realizada.
Informado no Formulário - que permitirá informar uma data conforme a necessidade.
Marque como Sim a opção Permitir incluir valores em perfil de dados específicos?, caso deseja permitir incluir os valores de dados específicos no momento da associação. Caso a opção esteja marcada como Não, os dados de PDE não serão exibidos na associação, mesmo que a opção de PDE tenha sido configurada.
Para a alteração de valores de Informações adicionais pelo processo de Associações, marque como Sim a opção Disponibilizar informações adicionais do colaborador e/ou dependente.
Atenção
A opção Disponibilizar informações adicionais do colaborador e/ou dependente ao ser marcada como Sim, ativa o campo Informações adicionais onde deve ocorrer a seleção e/ou alteração dos itens.
No campo Forma de gravação, informe qual o tipo deseja utilizar, podendo ser:
Somente a atualização de informações adicionais - Deve ser selecionada quando acorrer a alteração de informações adicionais e o benefício tiver as configurações para realizar as associações automáticamente.
Atualização de informações adicionais + associação - Deve ser selecionada de acordo com a necessidade de alterar informações adicionais e gravá-las no Gen.te Valoriza - Benefícios.
Para definir se haverá exceção na movimentação do benefício no processo, marque como Sim a opção Permitir movimentar com exceção. Essa opção só será considerada caso o benefício cadastrado no módulo Gen.te Valoriza - Benefícios, permita a exceção.
No campo Preenchimento da data da movimentação, informe qual o tipo deseja utilizar, podendo ser:
Data da solicitação - que virá preenchida conforme a data atual, não sendo possível alterá-la.
Data da última aprovação - que virá preenchida de acordo com a data da última aprovação realizada.
Informado no Formulário - que permitirá informar uma data conforme a necessidade.
Caso haja Inconsistência com dependentes e agregados, selecione uma das seguintes opções:
Abandonar a geração das movimentações: Esta opção abandona a geração das movimentações de cancelamento para colaborador(es) e dependentes/agregados, caso sejam verificadas inconsistências nas associações de dependentes/agregados.
Cancelar associações: Esta opção cancela associações de dependente/agregado caso estas fiquem inconsistentes.
Manter associações em caráter de exceção: Esta opção só ficará disponível se o operador tiver permissão para criar associação em caráter de exceção. Caso seja encontrada alguma inconsistência em associações de dependentes/agregados estas associações serão mantidas em caráter de exceção.
Como exclusividade das ações do tipo Movimentação - Reativação temos a opção Permitir incluir valores em perfil de dados específicos na ativação?, esta torna possível ao estar marcada com Sim fazer a inclusão de valores durante a reativação de um benefício. Deve-se também informar o tipo de atributo que será utilizado.
Para a alteração de valores de Informações adicionais pelo processo de Movimentação, marque como Sim a opção Disponibilizar informações adicionais do colaborador e/ou dependente.
Atenção
A opção Disponibilizar informações adicionais do colaborador e/ou dependente ao ser marcada como Sim, ativa o campo Informações adicionais onde deve ocorrer a seleção e/ou alteração dos itens.
No campo Forma de gravação, informe qual o tipo deseja utilizar, podendo ser:
Somente a atualização de informações adicionais - Deve ser selecionada quando acorrer a alteração de informações adicionais e o benefício tiver as configurações para realizar as movimentações automáticamente.
Atualização de informações adicionais + movimentação - Deve ser selecionada de acordo com a necessidade de alterar informações adicionais e gravá-las no Gen.te Valoriza - Benefícios.
Para definir se haverá exceção na movimentação do benefício no processo, marque como Sim a opção Permitir movimentar com exceção. Essa opção só será considerada caso o benefício cadastrado no módulo Gen.te Valoriza - Benefícios, permita a exceção.
No campo Preenchimento da data da movimentação, informe qual o tipo deseja utilizar, podendo ser:
Data da solicitação - que virá preenchida conforme a data atual, não sendo possível alterá-la.
Data da última aprovação - que virá preenchida de acordo com a data da última aprovação realizada.
Informado no Formulário - que permitirá informar uma data conforme a necessidade.
Caso haja Inconsistência com dependêntes e agregados, selecione uma das seguintes opções:
Abandonar a geração das movimentações: Esta opção abandona a geração das movimentações de cancelamento para colaborador(es) e dependentes/agregados, caso sejam verificadas inconsistências nas associações de dependentes/agregados.
Cancelar associações: Esta opção cancela associações de dependente/agregado caso estas fiquem inconsistentes.
Manter associações em caráter de exceção: Esta opção só ficará disponível se o operador tiver permissão para criar associação em caráter de exceção. Caso seja encontrada alguma inconsistência em associações de dependentes/agregados estas associações serão mantidas em caráter de exceção.
Para a alteração de valores de Informações adicionais pelo processo de Movimentação, marque como Sim a opção Disponibilizar informações adicionais do colaborador e/ou dependente.
Atenção
A opção Disponibilizar informações adicionais do colaborador e/ou dependente ao ser marcada como Sim, ativa o campo Informações adicionais onde deve ocorrer a seleção e/ou alteração dos itens.
No campo Forma de gravação, informe qual o tipo deseja utilizar, podendo ser:
Somente a atualização de informações adicionais - Deve ser selecionada quando acorrer a alteração de informações adicionais e o benefício tiver as configurações para realizar as movimentações automáticamente.
Atualização de informações adicionais + movimentação - Deve ser selecionada de acordo com a necessidade de alterar informações adicionais e gravá-las no Gen.te Valoriza - Benefícios.
Para realizar a inclusão de valores em perfil de dados específicos, selecione qual o tipo de atributos que deseja utilizar, podendo ser:
Ao acessar esta guia, pressione o botão Adicionar para configurar um Atributo simples. Informe o Perfil de dados específicos que será utilizado.
Marque a opção Carregar valores já inseridos? como Sim, caso deseja que os atributos simples já inseridos no módulo sejam carregados.
Em Disponibilização dos campos, indica quais atributos simples do PDE que estarão disponíveis no formulário.
A configuração desse campo respeitará o que foi definido no cadastro do Perfil de Dados Específicos.
Obrigatório: quando marcado, indica que o atributo deverá obrigatoriamente receber valor;
Visível: determina se o atributo será ou não apresentado para receber dados;
Editável: define se o operador poderá ou não lançar dados neste atributo.
Ao acessar esta guia, pressione o botão Adicionar para configurar um Atributo composto. Informe o Perfil de dados específicos que será utilizado.
Preencha no campo Atributo composto o atributo que será configurado.
Informe a Quantidade mínima de lançamentos por processos e a Quantidade máxima de lançamento por processo de benefícios que serão realizados. Esses campos irão considerar a quantidade mínima e máxima que estiverem definidas no cadastro do Perfil de Dados Específicos.
Marque a opção Carregar itens de atributos compostos históricos?, caso deseja que seja apresentado no formulário de benefícios os itens de atributos compostos históricos e a Quantidade máxima de itens de atributos compostos para ser apresentado no histórico sendo limitado a 100 itens. Os atributos compostos históricos serão apresentados apenas para consulta, não sendo possível realizar a remoção ou edição.
Caso queira que os valores carregados na tela do formulário sejam removidos, marque como Sim a opção Permitir Remover?.
Marque como Sim a opção Permitir Editar?, para que seja possível editar valores carregados na tela do formulário.
A opção Permitir Incluir? possibilitará inserir valores, além dos já carregados na tela do formulário, para isso, marque essa opção como Sim.
Em Disponibilização dos campos, indica quais atributos simples do PDE que estarão disponíveis no formulário.
A configuração desse campo respeitará o que foi definido no cadastro do Perfil de Dados Específicos.
Obrigatório: quando marcado, indica que o atributo deverá obrigatoriamente receber valor;
Visível: determina se o atributo será ou não apresentado para receber dados;
Editável: define se o operador poderá ou não lançar dados neste atributo.
Caso deseje ou
as informações dos atributos, basta clicar nas respectivas opções.
As seções Associação, Movimentação e Inclusão de valores em perfil de dados específicos serão disponibilizadas conforme configuração na seção Ações, da seguinte maneira:
Nome da seção |
Disponibilizada para ações do tipo |
Associação |
Associação |
Movimentação |
Movimentação - Mudança, Movimentação - Cancelamento, Movimentação - Reativação, Movimentação - Suspensão ou Movimentação - Fim da Suspensão |
Inclusão de valores em perfil de dados específicos |
Inclusão de valores ou Movimentação - Reativação com a opção Permitir incluir valores em perfil de dados específicos na reativação? marcada |
Informações Adicionais
As informações adicionais dos processos de Associações e/ou Movimentação serão listadas nas seções Colaborador e/ou Dependente. Após realizada a listagem as informações adicionais poderão ser atualizados com novos valores, desde que estes tenham as suas regras de elegibilidade atendidas.
Atenção
Não serão listadas informações adicionais dos tipos Múltipla Seleção, Moeda e Data (com formado Mês/Ano), pois esses tipos de informações adicionais não estão disponíveis para construir a regra de elegibilidade ou a lista de valores.
Através da opção Permitir que o solicitante finalize processos pendentes?, é possível realizar o cancelamento de um processo pendente de aprovação, para isso, marque a opção como Sim.
Através da seção Anexo é permitido configurar a visibilidade e obrigatoriedade de anexos. Caso deseja que o campo Anexo seja visível no portal de autoatendimento, selecione como Sim a opção Disponibilizar opções de anexos?.
Marque a opção Anexo Obrigatório? como Sim, para que na solicitação a inclusão de anexos ao processo seja obrigatória, mesmo que já tenham inseridos anexos de etapas anteriores.
A opção Anexo Obrigatório? só será apresentada caso a opção Disponibilizar opções de anexos estiver marcada como Sim.
No campo Informação Adicional é possível caracterizar as informações para serem Visíveis, Editáveis e Obrigatórias. As informações que neste campo são apresentadas, são previamente incluídas na funcionalidade Informação Adicional do módulo Gen.te Recebe Folha de Pagamento.
Para a inclusão e atualização de informações adicionais deve ser configurado Perfis de Benefícios elegíveis para que estes realizem as operações de associações e movimentações de forma automática.