A carência pode ser definida em Dias ou em Meses. O Valor da carência informado será o mesmo para todos os beneficiários (colaborador e dependente), mas não o mesmo para todos os tipos de carência:
Atenção
Ao determinar carência para inclusão de beneficiários a um benefício como sendo de 30 dias, a Data de início será o resultado da Data da associação acrescida de 30 dias.
Marque o indicador Considerar a Dt. Admissão no cálculo para que durante a associação de carência, seja ela manual ou automática, seja aplicado os dias de carência sobre a Data de Admissão ao invés da Data de Associação.
Exemplo
Na funcionalidade Associação o colaborador Ross foi cadastrado com as seguintes parametrizações:
![]()
Logo após o seu cadastro, o filho do Ross, Pedro foi atribuído a funcionalidade Associação como seu dependente com a Data de associação 01/03/2019.
![]()
O Benefício relacionado à Associação foi parametrizado com a carência de 90 dias no perfil de elegibilidade de seu dependente. Sendo assim, com o cadastro da carência, o colaborador Ross passa a ter disponível um período de carência de 90 dias com base na sua Data de Admissão.
![]()
De acordo com o cenário acima, o cálculo sobre a carência disponibilizada para o dependente Pedro ocorreu da seguinte forma:
![]()
Conforme o cálculo especificado acima, considerando a Data da Admissão do colaborador, foi determinado uma carência de 90 dias à partir do dia 01/01/2019. Em 01/03/2019, Pedro foi incluído como dependente, e até este período Ross havia utilizado 60 dias de carência, restando 30 dias para a contemplação do benefício. Sendo assim, o restante dos dias foram atualizados na Associação do Dependente passando a exibir a Data de início do benefício como 01/04/2019.
Cancelamento: determina o tempo de extensão do benefício após o desligamento do colaborador.
Exemplo
Se existir uma carência de cancelamento de 60 dias e se tivermos um colaborador desligado (rescindido) no dia 01/05/2013, seu cancelamento poderá ser enviado ao fornecedor a partir de 01/07/2013.
Atenção
Quando o indicador Finalizar evento no mês anterior ao cancelamento for selecionado, o sistema irá atualizar a data Final de lançamento do evento, na funcionalidade Lançamento de Valores da suíte Gen.te Recebe - Folha de Pagamento, com o mês anterior à data da Movimentação de Cancelamento realizada para o colaborador vinculado a este benefício.
Exemplo
Benefício A
Data da associação do colaborador: 001: 01/10/2010
Data do cancelamento do benefício: 04/07/2017
Data do fim do lançamento atualizada: 07/2017![]()
Mudança: a carência será considerada em relação à data de início do benefício de origem do beneficiário. Isso implica em dizer que o colaborador só poderá mudar de benefício após X dias (ou meses) da data de início do benefício (sendo X a carência cadastrada).
Exemplo
Quando houver uma carência de 3 meses para mudança de benefício, o colaborador associado ao "benefício A" em 01/04/2013 só poderá mudar para o "benefício B" a partir de 01/07/2013.
Reativação: a carência será considerada em relação à data de cancelamento do benefício do beneficiário.
Exemplo
Se o colaborador for cancelado no dia 05/05/2013, e sua carência de reativação for de 2 meses, então, ele poderá ser reativado apenas a partir de 05/07/2013.
Suspensão: a carência será considerada em relação à data de início do benefício do beneficiário. Desta forma, o colaborador poderá suspender seu benefício após X dias (ou meses) da data de início do benefício (sendo X a carência cadastrada).
Exemplo
Quando houver uma carência de 12 meses para suspensão do benefício, o colaborador associado ao benefício A em 01/01/2013 só poderá suspender o benefício após 01/01/2014.
Fim de suspensão: a carência será considerada em relação a data de suspensão do benefício do beneficiário.
Exemplo
Considerando uma carência para fim de suspensão de 30 dias, caso um colaborador cujo "benefício A" esteja suspenso até 01/01/2014, e o mesmo solicite o fim da suspensão do benefício, terá que aguardar o fim da carência de 30 dias, ou seja, até 31/01/2014, para que o benefício volte a ficar ativo.
Se a carência não for informada o valor considerado será zero, ou seja, não haverá carência.
Atenção
As modificações na carência não irão causar impactos nas carências de associações já existentes. Os impactos serão apenas para novas associações.
Mudança na carência de dias para meses (e vice-versa) poderá ser feita livremente até o momento da efetivação do cadastro do benefício. Após a efetivação do cadastro a alteração poderá ser feita apenas se não houver nenhum beneficiário associado ao benefício.
O valor de cada um dos tipos de carência poderá ser de forma
Única (através do valor de Dias ou Meses) ou
Associada a perfil de elegibilidade (através dos Perfis de
elegibilidade selecionados).
A associação de um tipo de carência a um Perfil de elegibilidade
permite que sejam feitas diferenciações para os valores de carência
de acordo com as regras existentes em cada perfil. Essa
flexibilidade permite, por exemplo, que colaboradores de um estabelecimento
tenha uma carência X e colaboradores de outro estabelecimento tenha uma
carência Y, sendo X diferente de Y.
Atenção
Apenas perfis que utilizam exclusivamente regras do tipo colaborador e disponíveis para a empresa de contexto poderão ser informados.