Através dessa funcionalidade é possível por meio do cálculo normal realizado, efetuar o cálculo proporcional, permitindo também a realização de estorno do cálculo proporcional. Os valores calculados serão de acordo ao período em que o colaborador esteve em cada estabelecimento na referência.
Para a correta utilização desta funcionalidade é necessário que se tenha:
Folhas de pagamentos devidamente cadastradas na funcionalidade Folha de Pagamento;
Ter a existência do cálculo normal;
Situações e as ocorrências de Férias, Recesso e Rescisão cadastradas;
Também é considerada as parametrizações realizadas na funcionalidade Configurações Gerais guia Calculo.
Atenção
Caso houver recálculo na funcionalidade Calcular Folha e ocorrer cálculo proporcional na sequência, será necessário realizar o cálculo dos valores proporcionalizados novamente.
Os cálculos da folha de pagamento proporcional são realizados dentro de um contexto, sendo possível as seguintes opções:
Contexto individual – Para esse contexto é possível selecionar um colaborador específico para que sua folha de pagamento seja processada. Será apresentado os colaboradores, conforme opção de filtro selecionada através das Opções de busca. Para saber como realizar esses filtros, clique aqui.
Contexto coletivo – Para esse contexto, é possível selecionar um conjunto de colaboradores para o processamento da folha de pagamento, de acordo com os filtros definidos. As opções de filtros apresentadas variam de acordo com as autorizações e visibilidades definidas para o operador. Para saber como realizar os filtros, clique aqui.
Ainda para o Contexto Coletivo, é disponibilizada a opção Desprezar colaboradores já calculados, cujo objetivo é desconsiderar aqueles colaboradores que já tiveram seus cálculos realizados.
Atenção
As folhas de Simulação de férias, Simulação de recesso e Simulação de rescisão não serão apresentadas para proporcionalização.
Para Calcular uma folha, informe a Folha de Pagamento na qual deseja que seja efetuado os cálculos.
No campo Referência selecione a referência para o cálculo da folha, podendo ser: Atual, Histórica ou Próxima.
Caso a opção selecionada seja Histórica, será apresentada a seção Intervalo de referências, para indicar o intervalo do cálculo proporcional histórica. O Mês inicial e Mês final deverá ser menor que a referência da empresa, e também o Mês final terá que ser maior ou igual ao Mês inicial.
Caso o cálculo proporcional seja realizado no mês de admissão, a data de início da contagem da proporcionalização será a data de admissão e a data fim será o último dia do mês do cálculo.
Se o cálculo proporcional for realizado no mês de rescisão, a data de início da contagem será o primeiro dia do mês do cálculo e o último dia será a data da rescisão.
Caso a folha indicada seja de Rescisão Complementar, serão consideradas para o cálculo proporcional, as ocorrências de movimentação referente ao mês da rescisão do colaborador. Os valores a serem proporcionalizados serão de acordo com a referência indicada na funcionalidade Calcular Folha Proporcional.
Atenção
Não serão consideradas escalas no cálculo proporcional, apenas o período em que o colaborador esteve alocado em cada lotação tributária, considerando os dias do mês.
Exemplo
Cálculo normal realizado em novembro para o evento ‘X’ com 100 reais.
Cenário 1
Cenário 2
![]()
Para finalizar, clique sobre o botão .
A qualquer momento pode ser realizado a anulação dos cálculos da folha de pagamento proporcional dos colaboradores
selecionados, para isso clique no botão .
Atenção
O estorno deverá ser feito atentando-se para a referência em que o sistema se encontra, visto que deverá estar na mesma referência que o cálculo a ser estornado foi calculado. Para estornar um cálculo proporcional realizado para o mês subsequente à referência atual, marque também, no momento do estorno, o indicador Calcular para o próximo mês.
O processamento do calculo é apresentado no Gerenciador de Tarefas no canto superior direito da tela,
podendo ser acessado através do ícone , também é
possível acompanhar o andamento do cálculo. Quando marcada a opção Mostrar Estatística é possível
verificar todo o processamento do cálculo de forma detalhada, através do Relatório de Estatística,
onde é apresentado os eventos calculados, o tempo gasto para o cálculo de cada um e a quantidade de funcionários.
Para visualizá-lo basta fazer o download do mesmo, clicando sobre o cálculo no Gerenciador de Tarefas.
Caso deseje visualizar o recibo de pagamento acesse a funcionalidade Consulta Recibo de
Pagamento.