As Folhas de Pagamento são responsáveis por fornecer ao sistema alguns dados que permitirão a programação dos cálculos a serem realizados e a forma como eles e seus resultados serão mantidos.
Através dessa funcionalidade é possível cadastrar as Folhas de Pagamento para serem utilizadas nas ocorrências (Férias, Recesso, Rescisão, etc...) cálculos e relatórios.
Exemplo
Abaixo alguns exemplos de Folhas de Pagamento:
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Na Lista de folhas de pagamento é possível realizar algumas operações, como: ordenações, filtros e agrupamentos. Para saber mais clique aqui.
Para cadastrar uma Folha de Pagamento, clique em (Novo).
Por padrão o Status de uma nova folha estará como e se desejar realize sua alteração,
lembrando que uma
folha com Status inativo não estará disponível nas funcionalidades
em que é utilizada (Lançamento de Valores,Calcular Folha,
Emissão do Recibo de Pagamento, Emissão da
Folha de Pagamento,
etc...).
Informe o Código e a Descrição da folha. Caso o Código não seja informado, será gerado automaticamente pelo sistema em ordem sequencial.
Quando informada a descrição, o sistema já sugere uma Descrição resumida automaticamente, que pode ser alterada a desejo do operador, esta informação é utilizada em alguns relatórios oficiais.
Selecione o Tipo de Folha entre folha Mensal, Férias, 13° Salário, Rescisão, Semanal, Adiantamento quinzenal, Rescisão Complementar, Abono sem gozo de férias, Simulação de Férias, Simulação de Rescisão, Recesso, Simulação de Recesso e Outros.
Atenção
Para os Tipos de folhas: 13º salário, Abono sem gozo de férias, Adiantamento 13º salário, Adiantamento quinzenal, Férias, Mensal, Recesso, Rescisão, Rescisão complementar, Semanal, Simulação de férias, Reclamatória trabalhista e R.R.A, a opção Acumula Eventos é apresentada marcada e desabilitada.
Para o Tipo Outros, a opção Acumula Eventos estará disponível para ser marcada ou desmarcada.
Para as folhas de Simulação de Férias e Rescisão a opção Acumula Eventos estará desmarcada e desabilitada.
Para folhas de pagamento cujo Tipo seja Simulação de Férias, Simulação de Rescisão ou Simulação de Recesso, a Classificação da Folha sempre será Origem.
Quando selecionado o tipo Rescisão Complementar, informe se essa folha é para rescisão complementar: No mês da rescisão, Fora do mês da rescisão ou Nenhuma das opções.
Atenção
Não será possível desmarcar a opção (No mês da rescisão, Fora do mês da rescisão ou Nenhuma das opções), caso a folha de Rescisão Complementar já tenha sido calculada ou referenciada em alguma outra funcionalidade.
Ao escolher o Tipo de Folha como Férias ou Recesso, selecione qual Ocorrência no mês a que ela se refere. É possível realizar associações de mais de uma ocorrência no mês.
Exemplo
Para este exemplo foi selecionado para referência da Folha de Férias, a Quinta Ocorrência.
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Atenção
Na lista de Ocorrências no mês estarão disponíveis até 31 ocorrências, para os Tipos de folha de Férias e Recesso.
Quando o campo Acumula Eventos estiver marcado, os dados das folhas serão armazenados mensalmente e, ao mudar de mês, eles serão transferidos para um arquivo de dados anuais, caso não seja marcado, os dados serão simplesmente apagados por esta rotina ao final do mês.
Posteriormente informe a Classificação da Folha, podendo ser: Origem, Diferença, Totalizadora ou Retificadora.
Quando classificada a folha como Retificadora, informe a:
Folha de origem - é responsável por armazenar na referência de cálculo retroativo, após a efetivação, os valores a serem retificados / recalculados;
Folha de diferença - é responsável por armazenar na referência de cálculo retroativo, após a efetivação, a diferença para mais ou para menos entre a folha retificadora e a folha de origem;
Folha totalizadora - é responsável por armazenar na referência atual, após a efetivação, a diferença ou totalização de diferenças.
No contexto do cálculo de múltiplos vínculos, o sistema irá considerar no processamento, os contratos que estão definidos na ocorrência de Múltiplos Vínculos na referência do cálculo.
Exemplos
Se um colaborador possui dois contratos e apenas um está sendo totalizado, no processamento da folha totalizadora será considerado os valores dos dois contratos, mesmo que o contrato esteja rescindido
Suponhamos que, foi realizado o cálculo retroativo de todos os contratos do colaborador, e totalizando apenas um contrato. Diante desse cenário, o processamento da folha totalizadora irá considerar todos os contratos do colaborador, porém, os valores retificados não serão considerados, pois não estão efetivados.
Atenção
É possível cadastrar uma folha Retificadora com a folha de Origem sendo outra folha Retificadora.
Para gravar o cadastro da folha clique sobre o botão
(Salvar),
ou e se preferir salvar e iniciar um novo cadastro, clique sobre o
botão
(Salvar
e Novo).
Atenção
Uma vez inseridas informações e cadastradas as Folhas de Pagamento, não será permitido alterações do Tipo e Classificação da Folha, ou seja, após efetivar o cadastro, estas informações estarão disponíveis apenas para consulta, podendo ser alterada somente os campos: Descrição, Descrição resumida e o Status da folha.
É possível reaproveitar os dados de uma folha já cadastrada para facilitar a criação de um
nova. Para
isso, clique sobre o botão
(Duplicar).
Para excluir uma folha, clique sobre o botão
(Excluir).
Atenção
Uma folha de pagamento não pode ser excluída quando houver algum cadastro associado à ela. Exemplo:
Eventos habilitados para a folha;
Eventos com valores lançados para esta folha;
Eventos calculados;
Eventos de diferença ou devolução.