Através dessa funcionalidade defina os parâmetros gerais ou específicos de alguma funcionalidade ou conceito presentes na Suíte Gen.te.
Determine a quantidade de empresas existentes na organização através da opção Configuração de empresa e grupo de empresas, podendo ser:
Atenção
Somente selecionando a opção Único Grupo de Empresas com Várias Empresas ou Vários Grupos de Empresas com Várias Empresas será disponibilizado no cadastro de Empresa a opção para informar qual Grupo a empresa pertence. Sendo que não é possível realizar a alteração da Configuração de empresa e grupo de empresas nos seguintes nas ocasiões:
Caso a opção Vários Grupos de Empresas com Várias Empresas estiver selecionada, não é possível voltar a configuração para Único Grupo de Empresas com Várias Empresas se já existir mais de um grupo de empresas cadastrado.
Caso a opção Vários Grupos de Empresas com Várias Empresas ou Único Grupo de Empresas Com Várias Empresas estiver selecionada, não é possível voltar a configuração para Única Empresa se já existir mais de uma empresa cadastrada.
Exemplo
A Companhia Grupo de Empresas LTDA possui os seguintes grupos de empresa:
Desta forma essa Companhia utiliza como Configuração de empresa e grupo de empresas a opção Vários Grupos de Empresas com Várias Empresas.
Caso a Companhia Grupo de Empresas LTDA deseje voltar a sua configuração para Único Grupo de Empresas com Várias Empresas, isso não será possível pois existe mais de um grupo de empresa cadastrado. Para que a configuração possa ser alterada, é necessário que um dos grupos de empresas existentes seja excluído.
As Configurações de grupo de compartilhamento (habilitação por empresa), permitem selecionar se o grupo de empresas irá compartilhar o cadastro dos seguintes conceitos:
Sendo que as seguintes opções de compartilhamento estão disponíveis:
Todas empresas existentes no grupo de empresas irão fazer uso do mesmo grupo de compartilhamento. Desta forma todos os conceitos cadastrados estarão disponíveis para todas as empresas.
Exemplo
Supondo que as empresas demonstradas abaixo utilizem a opção Único Grupo de Compartilhamento, ao cadastrar as Linhas de Transporte na Empresa 1, elas ficarão disponíveis para qualquer uma das empresas cadastradas, pois existe apenas um grupo de compartilhamento.
É possível criar vários grupos de compartilhamento e atribui-los a empresas desejadas. Desta forma um conceito cadastrado em uma empresa pode ou não estar disponível em outra.
Exemplo
Supondo que as empresas demonstradas abaixo utilizem a opção Vários Grupos de Compartilhamento, ao cadastrar as Linhas de Transporte na Empresa 1, elas ficarão disponíveis para a Empresa 1 e Empresa 2, pois ambas fazem parte do mesmo Grupo de Compartilhamento.
É possível permitir exceções de habilitações para determinados conceitos, que poderão ser compartilhados entre grupos diferentes, empresas de grupos diferentes ou até mesmo empresas do próprio grupo de compartilhamento.
Para permitir exceções de habilitações, marque a opção Permitir exceção de habilitação por empresa (selecionar empresa que não pertença ao grupo de compartilhamento) e selecione quais Conceitos deseja compartilhar.
No cadastro do Conceito que possui exceção de habilitação será possível selecionar quais empresas poderão utilizar os cadastros referentes a este conceito
Exemplo
Supondo que as empresas demonstradas abaixo utilizem a opção Vários Grupos de Compartilhamento e opte por Permitir exceção de habilitação por empresa para o Conceito Linha de Transporte. No cadastro de Linhas de Transporte é apresentado a seção Habilitações, permitindo que o operador selecione para quais empresas a linha de transporte cadastrada estará disponível.
Através das opções apresentadas na tabela abaixo, configure a disponibilização de funcionalidades/conceitos na Suíte Gen.te:
Opção |
Habilitação |
Utiliza tabela salarial |
O cadastro de Tabelas Salariais. |
Utiliza grupo de cargos |
O cadastro de Grupo de Cargos. |
Utiliza nível hierárquico para o cargo |
No cadastro de Cargo a possibilidade de selecionar que Nível Hierárquico o Cargo pertence. |
Utiliza função |
O cadastro de Função. |
Função pertencerá somente a um cargo |
A possibilidade de associar a Função a somente um Cargo. Caso essa opção não seja selecionada é possível associar vários Cargos a uma Função. |
Utiliza função comissionada |
No cadastro de Função a possibilidade de indicar que a Função é Comissionada. |
Utiliza nível hierárquico para a função |
No cadastro de Função a possibilidade de selecionar que Nível Hierárquico a Função pertence. |
Atenção
Está guia somente estará disponível caso a empresa possua o Gen.te Recompensa Cargos e Salários.
Atenção
Caso seja marcada a opção Utiliza tabela salarial, defina também a Data de início a partir da qual o conceito de Tabela Salarial passa a ser utilizado.
Através dessa guia é possível definir as parametrizações de como é composta a estrutura hierárquica/unidade organizacional da empresa.
Defina na Configuração da hierarquia funcional como será a obtenção do gestor do nível hierárquico, sendo possível optar por:
Através dessa opção indique que a obtenção do gestor será feita através da funcionalidade Unidade Organizacional. Ao utilizar essa opção determine qual Configuração padrão para obtenção do gestor será utilizada:
Informar gestores para todas as unidades organizacionais - Desta forma o gestor será obtido através da funcionalidade Unidade Organizacional, podendo optar pelas opções Colaborador ou Cargo.
Buscar gestor da unidade organizacional superior - Desta forma o gestor será obtido da unidade organizacional de nível superior indicada na funcionalidade Unidade Organizacional.
Através dessa opção é possível indicar o gestor do colaborador diretamente nas funcionalidades Ficha do Colaborador e Contratação, ou que a obtenção deste, será realizada através de informações fornecidas de sistemas externos que gerenciam hierarquias. Para este caso, é possível ainda, alterar o Gestor relacionado na Ficha do Colaborador / Contratação do colaborador, marcando a opção Permitir editar (o)s gestor(es) na ficha do colaborador ou admissão da seção Configuração padrão para obtenção do gestor.
Conforme a quantidade de estruturas hierárquicas que a Empresa / Grupo de Empresas possui, selecione a Configuração de grupo de hierarquia:
A Empresa / Grupo de Empresas utiliza apenas uma estrutura hierárquica.
Exemplo
A Companhia de Empresas LTDA possui a Empresa 1, Empresa 2 e Empresa 3, sendo que todas utilizam a mesma estrutura hierárquica:
![]()
Desta forma essa Companhia utiliza a opção de compartilhamento Único Grupo de Hierarquia.
A Empresa / Grupo de Empresas utiliza mais de uma estrutura hierárquica.
Exemplo
A Companhia de Empresas LTDA possui a Empresa 1, Empresa 2 e Empresa 3, sendo que as empresas utilizam Estruturas Hierárquicas diferentes:
Empresa 1:
![]()
Empresa 2 e Empresa 3:
![]()
Desta forma essa Companhia utiliza a opção de compartilhamento Vários Grupos de Hierarquia.
É possível permitir exceções de habilitações para determinados conceitos, que poderão ser compartilhados entre Estabelecimentos e/ou Unidades Organizacionais.
Para permitir exceções de habilitações, selecione quais Conceitos serão compartilhados.
No cadastro do Conceito que possui exceção de habilitação será possível selecionar quais empresas poderão utilizar os cadastros referentes a este conceito.
Exemplo
Supondo que as empresas demonstradas abaixo optaram por compartilhar o cadastro de Linhas de Transporte por Estabelecimento e Unidade Organizacional. No cadastro de Linhas de Transporte é apresentado a seção Habilitações, permitindo que o operador selecione quais Estabelecimentos e Unidades Organizacionais as linhas de transporte cadastradas estarão disponíveis.
Através dessa guia defina a configuração de exibição dos seguintes conceitos:
O ID da pessoa é um código que identifica as pessoas (Colaborador, Dependente e Candidato) na Suíte Gen.te. Configure se o ID será Numérico ou Alfanumérico, sendo que quando o Tipo for Numérico, é possível indicar que o ID será gerado automaticamente de forma sequencial, utilizando a opção de Obtenção Determinado automaticamente ou se o operador poderá inserir manualmente o ID, utilizando a opção de Obtenção Informado pelo operador.
A Máscara para ID define como será composto o código do ID da pessoa. Crie a máscara desejada preenchendo com 0 os números e A os caracteres alfanuméricos. Para inserir caracteres especiais, basta digitar o caractere na posição desejada.
Exemplo
O padrão de ID determinado pela Empresa Demonstração LTDA é um ID de 5 dígitos, composto somente por números, então a Máscara será cadastrada da seguinte forma:
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O padrão de ID determinado pela Empresa Demonstração LTDA é um ID de 9 dígitos, composto por letras e números, então a Máscara será cadastrada da seguinte forma:
![]()
O padrão de ID determinado pela Empresa Demonstração LTDA é um ID de 9 dígitos, composto por letras, números e caracteres especiais, então a Máscara será cadastrada da seguinte forma:
![]()
Selecione em Obtenção se a Matrícula do contrato ao realizar a Contratação do colaborador será:
Determinada automaticamente - Gerando um número sequencial automaticamente;
Informada pelo operador - O operador deve informar manualmente a Matrícula.
Determine que um número de Matrícula pode se repetir em empresas diferentes marcando a opção Matrícula por empresa, caso deseje o contrário, ou seja, que o número da Matrícula seja único e não se repita em nenhuma empresa, marque a opção Matrícula única.
A Suíte Gen.te permite que ao realizar a busca de pessoas, seja selecionado por qual conceito a busca será realizada. Através do Campo padrão para busca de pessoas determine qual Campo será exibido como padrão ao realizar a busca de pessoas na Suíte Gen.te.
A ordenação do cálculo de Eventos configurados com Procedimento Especial 4 - Obtém valor e Origem 4 - Valor do Evento (utilizando a opção Considerar valores não gravados em valores mensais para a folha que será calculada) será desconsiderada, sendo o cálculo realizado sem ordenação.
Através da opção Gerar relatório após o cálculo com todos os colaboradores que foram selecionados, é possível indicar se após o cálculo o sistema irá gerar relatório com todos os colaboradores que foram selecionados para o cálculo independente de terem ou não valores processados.
O relatório será gerado em CSV e estará disponível no menu Tarefas após o cálculo e/ou cálculo retroativo, onde apresentará todos os colaboradores selecionados para o processamento da folha.
Através da opção Mostrar eventos de diferença ou devolução do tipo Resultado que foram calculados na folha de diferença, mas que não estão habilitados para a folha totalizadora, é possível indicar se após a totalização dos valores retificados deverá ou não ser gerado relatório com os eventos do tipo resultado que foram calculados na folha de diferença, mas que não estão habilitados para a folha totalizadora.
Através da opção Gerar relatório dos colaboradores que possuem cálculo proporcionalizado, é possível visualizar os colaboradores que tiveram cálculo proporcional realizado e também aqueles que não tiveram. O relatório será apresentado no Painel de Tarefas após a finalização do cálculo da proporcionalização.
Através do indicador Criar automaticamente eventos de diferença e devolução para eventos do tipo Provento e Desconto é possível criar automaticamente eventos de diferença e devolução ao cadastrar um Evento do tipo Provento ou Desconto.
Atenção
Caso o indicador Criar automaticamente eventos de diferença e devolução para eventos do tipo Provento e Desconto seja marcado, o campo Criar eventos de diferença e devolução automaticamente da funcionalidade Evento será marcado automaticamente pelo sistema.
Ao marcar o campo Criar automaticamente eventos de diferença e devolução para eventos do tipo Provento e Desconto, serão disponibilizados os indicadores Somar quanto ao código do Provento/Desconto para definir o código do evento de Diferença e Somar quanto ao código do Provento/Desconto para definir o código do evento de Devolução. Eles são responsáveis por permitir o operador criar uma faixa - range de valores - para os códigos dos eventos que serão criados automaticamente, ou seja, ele poderá informar a quantidade que será somada ao código do Provento ou Desconto que está sendo cadastrado para definir o que é diferença ou devolução.
Exemplo
O operador marcou o campo Criar automaticamente eventos de diferença e devolução para eventos do tipo Provento e Desconto e preencheu os campos abaixo com:
![]()
Então cadastrou o seguinte Evento:
![]()
Que por sua vez gerou automaticamente os eventos de Diferença e Devolução:
![]()
Atenção
O preenchimento dos campos Somar quanto ao código do Provento/Desconto para definir o código do evento de Diferença e Somar quanto ao código do Provento/Desconto para definir o código do evento de Devolução não é obrigatório, logo, quando não preenchidos os códigos serão gerados aleatoriamente.
Ao selecionar a opção Criar automaticamente eventos de diferença e devolução para eventos do tipo Provento e Desconto, e informar a quantidade a ser somada, apresentará a opção Criar eventos de diferença e devolução automaticamente, na funcionalidade Evento, no módulo Dados Gerais, onde é possível automatizar o cadastro de eventos de Diferença e Devolução inserindo os dados dos eventos nas fórmulas dos totalizadores de Proventos e Descontos.
Os dados a serem inseridos no evento de Diferença e Devolução devem se basear na fórmula do evento totalizador de Proventos e Descontos (evento principal):
Ao marcar a opção Gerar alertas de cálculo, eles serão gerados no momento da execução do cálculo da folha cuja fórmula foi habilitada. Caso esta opção seja desmarcada, o sistema deixará de executar alertas de cálculo, mesmo que tenham fórmula do tipo Alerta de Cálculo parametrizada/ ativa e habilitada para folha em processamento.
Defina nesta guia, através da opção Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial se deseja que, ao indicar um valor de acréscimo ao reajuste salarial, este deverá ser incorporado ao percentual de reajuste.
Exemplo 1 - Utilizando a opção Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial
O colaborador João Silva possui o Salário de 1.000,00 no dia 01/01/2017. No dia 01/03/2017 João Silva recebe um aumento de 10% além de um Acréscimo de 100,00, resultando no salário de 1.200,00. Como as configurações foram definidas para Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial, o valor de 100,00 será incorporado ao percentual efetivo do reajuste.
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No dia 01/06/2017 o colaborador João Silva recebeu um novo aumento salarial de 15% com Acréscimo de 300,00 resultando no salário de 1.680,00. Como as configurações foram mantidas para Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial, o valor de 300,00 será incorporado ao percentual efetivo do reajuste.
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No dia 01/07/2017 foi percebido que o colaborador João Silva deveria ter recibo no dia 01/05/2017 um aumento de 10% com Acréscimo de 700,00. Por esse motivo foi cadastrado uma ocorrência para Inserir e Reformar os valores do salário do João Silva.
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Desta forma a ocorrência inserida no dia 01/06/2017 terá seus valores reformados tendo em conta o percentual efetivo de 40% considerado na ocorrência inserida anteriormente. Sendo assim, o salário do colaborador João Silva será de 2.828,00.
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Exemplo 2 - Não utilizando a opção Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial
O colaborador João Silva possui o Salário de 1.000,00 no dia 01/01/2017. No dia 01/03/2017 João Silva recebe um aumento de 10% além de um Acréscimo de 100,00, resultando no salário de 1.200,00. Como as configurações foram definidas para não Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial, o valor de 100,00 não será incorporado ao percentual efetivo do reajuste.
![]()
No dia 01/06/2017 o colaborador João Silva recebeu um novo aumento salarial de 15% com Acréscimo de 300,00 resultando no salário de 1.680,00. Como as configurações foram mantidas para não Incorporar o acréscimo no percentual do reajuste salarial, o valor de 300,00 não será incorporado ao percentual efetivo do reajuste.
![]()
No dia 01/07/2017 foi percebido que o colaborador João Silva deveria ter recibo no dia 01/05/2017 um aumento de 10% com Acréscimo de 700,00. Por esse motivo foi cadastrado uma ocorrência para Inserir e Reformar os valores do salário do João Silva.
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Desta forma a ocorrência inserida no dia 01/06/2017 terá seus valores reformados tendo em conta o percentual efetivo de 15% e o Acréscimo de 300,00 considerado na ocorrência inserida anteriormente. Sendo assim, o salário do colaborador João Silva será de 2.623,00.
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Atenção
Caso ocorra alteração na configuração, ao realizar uma reforma ou dedução, a aplicação usará a característica do reajuste utilizada na época do reajuste.
Marque a opção Na reforma de valores processar reajustes do tipo Informado como Linear, para que seja possível definir se todos os reajustes do tipo Informado serão processados como reajustes do tipo Linear, ou seja, o sistema irá considerar o percentual efetivo do reajuste original, e não a diferença entre os valores inicial e final. Essa opção virá como padrão desmarcada, e poderá ser alterada sempre que houver necessidade, pois o reajuste será reformado de acordo com a configuração que estiver ativa no momento do seu cadastro.
Para desativar o log de auditoria no processo de migração de dados da ficha financeira, marque a opção Desativar a geração de log da auditoria.
Atenção
Essa opção só ficará habilitada para operador do tipo Consultor, e por padrão virá desmarcada.
Através da opção Utiliza cargo comissionado é possível definir a utilização de cargo comissionado ou não, memo que o usuário não possua Cargos e Salários.
Utiliza cargo comissionado |
No cadastro de Cargo a opção de indicar que o Cargo é Comissionado. |
Através da opção Permitir realizar a geração de referências anteriores é possível definir se será possível ou não processar referencias anteriores no momento da Geração da Interface Financeira.
Caso a opção seja habilitada, o campo Quantidade máxima de referências anteriores estará disponível para receber um valor.
Exemplo
Referência atual: 03/2018
Quantidade máxima de referências anteriores: 3
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Nesse caso será permitido o processamento até a referência 12/2017
Respeitar a visibilidade aplicada para o conceito empresa na Geração da Interface Financeira: Ao habilitar essa opção, permitirá que o operador a gere a Interface Financeira, considerando apenas as empresas para as quais ele possui visibilidade.
Nesta seção, caso a opção Aplicar Visibilidade para Empresa na Contabilização seja habilitada a visibilidade do operador será aplicada na Contabilização, para o conceito de Empresa.
Defina nesta guia, através da opção Utiliza gestão de múltiplos vínculos se deseja utilizar gestão de múltiplos vínculos. Caso o empregador tenha colaboradores com mais de um contrato ativo, orientamos que utilize essa opção marcada. Ao marcar essa opção outras parametrizações deverão ser feitas, como o cadastro de Grupo de Múltiplos Vínculos e parametrização de eventos, de modo que o sistema consiga gerenciar a concessão de benefícios, pagamentos de tributos considerando os outros contratos.
Ao marcar essa opção, será necessário informar a Data início que indicará a partir de quando iniciou essa gestão. Se a opção estiver desmarcada o campo Data início ficará desabilitado.
Atenção
Caso seja salvo as configurações gerais com essa opção marcada, só será permitido desmarcar essa opção, caso no sistema não exista cálculos realizados utilizando os recursos dos procedimentos especiais específicos do cálculo de múltiplos vínculos ( PE 04 – Obtém Valor origem 10 – Busca valores de outros contratos e PE12 – Múltiplos Vínculos). A Data início cadastrada poderá ser alterada, desde que, essa data não seja posterior a data do histórico do Grupo de Múltiplos Vínculos.
Para saber mais, acesse o nosso Tutorial e acompanhe o passo a passo sobre Como realizar a configuração para gestão de múltiplos vínculos?.
Caso deseje habilitar a gestão de atividades da Suíte Gen.te marque a opção Utiliza a gestão de atividades.
A gestão de atividades é utilizada em cenários onde o salário de um colaborador é composto por mais de uma atividade exercida por ele. Essas atividades podem ter um valor fixo ou variável por hora e podem ser associadas ou removidas de acordo com a necessidade. A gestão de atividades não envolve só as atividades, mas também as movimentações, cálculos mensais e retroativos realizados para colaboradores com atividades associadas à eles.
Ao habilitar a gestão de atividades, serão exibidas parametrizações nas seguintes funcionalidades:
Atenção
Em caso de dúvidas acesse nosso Tutorial e acompanhe o passo a passo sobre utilizar da Gestão de Atividades.
Através dessa seção é possível definir se o Conceito a ser exibido na lista de Empresas da Suíte Gen.te será o Nome Fantasia ou a Razão Social da empresa e como será a ordenação desta lista.
Estão disponíveis as ordenações por Código ou Descrição de forma Ascendente ou Decrescente.
Atenção
Esta seção será apresentada somente quando houver permissão na funcionalidade Configurar Permissões.
Através dessa seção é possível habilitar ou desabilitar o indicador Desprezar os já emitidos da funcionalidade Depósito Bancário.
Para isto, marque a opção Bloquear a opção “Desprezar os já emitidos”. Quando marcada o campo Desprezar os já emitidos será considerado verdadeiro e desabilitado para edição, fazendo com que não seja possível gerar um arquivo de Depósito Bancário considerando aqueles que tenham sido emitidos anteriormente para a mesma folha e referência. Porém quando não marcado, o campo Desprezar os já emitidos será considerado verdadeiro e permitirá edição.
Através dessa seção é possível definir se as informações apresentadas na Ficha Financeira, na funcionalidade Movimentações, no Relatório de Variação de Valores e no Histórico Funcional da Ficha do Colaborador seja apenas da matrícula selecionada. Logo, as informações de período que o colaborador esteve em outra empesa não serão consideradas. Para isso, marque a opção Apresentar somente informações vigentes na empresa correspondente ao contrato selecionado.
Através desta seção é possível definir se deseja utilizar a nova interface de acesso aos produtos e funcionalidades da Suíte. Além da disponibilização do campo Pesquisar por, localizada no topo da tela, permitindo assim realizar a pesquisa pelas descrições das funcionalidades. Clique e saiba mais.